terça-feira, 31 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos doentes

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Quando chegou ao Monte das Oliveiras, Jesus teve uma visão. Uma visão que reservava as suas terríveis e impiedosas dores, causadas pelos nossos pecados, ingratidões, maldades do dia -a dia. Este futuro era tão mau que Jesus ao orar com insistência, suou gotas de sangue, que o mergulharam numa tristeza abismal. Apesar disso, Ele levanta-se e deixa o desânimo para trás, entregando assim a Sua vida na cruz, e cumprindo a vontade do Pai. Desta forma, Ele alcançou a nossa salvação. Com isto, aprendamos com Ele a rezar, para não cairmos em tentação.

Oração:
Senhor, ajudai-nos a orar com frequência infinita, para não cairmos em tentação e afirmarmos a nossa fé enquanto cristãos.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
Nesta passagem, Jesus é castigado e açoitado. Mais impressionante do que isto é a sua atitude, pois Jesus assume as nossas culpas e aceita o castigo, sujeitando-se ao abominável suplício do chicote, ficando com o Seu corpo completamente maltratado e dilacerado, derramando sangue.
Quem é que hoje em dia assume as culpas dos outros? Quem é que tem a humildade de se sujeitar a tal acto? Ninguém consegue, o que faz de Jesus o herói da Humanidade.

Oração:
Senhor, ajudai-nos a ser mais humildes para que consigamos seguir Jesus e alcançar o caminho da fé e da salvação.
Ajudai-nos a sermos mais fiéis aos ensinamentos de Jesus e a escutar a Sua voz com mais vigor.

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
Novamente, o sofrimento de Jesus ultrapassa o limite humano. Jesus é troçado, escarnecido, ferido e repudiado pelos algozes de uma forma completamente brutal e abismal. È agredido com pontapés e socos, enquanto era evocado o seu título de Rei. Os malfeitores cuspiram para a sua face, e apesar disso, Jesus mantém-se sem reacção para com tal brutidade desumana. Ele morreu na cruz por nós, para nos salvar.
E qual é o nosso papel? Ignorar e fingir que Ele existiu?
Não, devemos retribuir-Lhe e fazer a vontade do Pai: amar incondicionalmente o próximo.

Oração:
Senhor, faz-nos compreender que Tu és a única riqueza, o sentido e a razão do nosso peregrinar na Terra.
Pedimos-Te que nos ajudes a perdoar, sem nos afastar daqueles que nos ofenderam.

4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
Jesus Cristo, depois de condenado por Pilatos, pôs-se a caminho do Calvário com uma cruz sobre os ombros. Ele abraçava a cruz com amor e não com repúdio, pois desejava elevar o estandarte no qual se iriam alistar os seus seguidores da terra. Assim Jesus alcançava a salvação, com o Seu exemplo, Ele mostra-nos que devemos abraçar também a cruz, vencendo então os obstáculos da vida na terra, pois é com a cruz que iremos compartilhar com Ele no Reino dos Céus.

Oração:
Senhor, tal como Jesus, ajuda-nos a abraçar a nossa cruz com mais força.
Ajuda-nos a ser testemunhas de fé e a vencer os obstáculos da vida, a aceitar a morte quando, como e onde Deus quiser.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
Jesus foi um Rei que não teve cama, nem para nascer, nem para morrer. Nasceu numa manjedoura, morreu numa cruz.
Este é um raro exemplo de Rei, pois ao morrer por nós assumiu os nossos pecados. É por isso que ele é o Salvador. Deu a vida por amor ao Pai e à Humanidade.
Como podemos nós retribuir a tanto amor?

Oração:
Ajuda-nos Senhor a não desanimar diante das inúmeras dificuldades da vida, para que não percamos a esperança.
Dá-nos força e coragem para vencer nos momentos de desespero, torna-nos pacientes e compreensivos.