domingo, 1 de maio de 2011

Jo 20, 19-31 - "Oito dias depois, veio Jesus..."

João descreve-nos a aparição de Cristo Ressuscitado aos seus discípulos, que ficam cheios de alegria. Jesus envia-os a espalhar o Evangelho e dá-lhes o Espírito Santo.
Um dos "doze", chamado Tomé, não estava presente para partilhar essa experiência e, quando os restantes discípulos lhe contam que Jesus está vivo, simplesmente não acredita...
Segunda-feira
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.

Reunidos no Domingo (conhecido como dia da ressurreição) com as portas fechadas, os discípulos estavam dominados pelo medo - medo dos judeus. Jesus aparece a anunciar a paz, demonstrando que para Ele não existem portas fechadas e que vem para todos.

Meditação:
Não há que ter medo em ser cristão. Não devemos fugir, trancar as portas, recear os outros… acima de tudo não devemos fechar os nossos corações à paz que o Salvador vem anunciar.
O amor de Jesus por nós consegue transpor todas as barreiras e portas fechadas.

Oração:
“Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações”
Senhor, tantas vezes já escutei este salmo, e por vezes pareço que não o escuto. Ajuda-me a ter um coração aberto à Tua palavra e aos teus ensinamentos.
Liberta-me das incertezas que por vezes me levam a fechar o coração.

Acção:
Vou viver esta semana de coração aberto à Palavra de Jesus, para anunciar aos outros a Sua paz.

Terça-feira
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

A fé da Igreja tem como base os testemunhos daqueles que privaram de perto com Jesus.
Viram-No e conviveram com Ele e Voltaram a encontrar-se com Cristo após a sua trágica morte a que eles tinham assistido. Mais ainda foram abençoados pelo Espírito Santo, que lhes encheu a mente de bons sentimentos.

Meditação:
Os relatos são claros em relação à presença, à vida e à divindade de Jesus. É também clara a mensagem deixada por Cristo: Amor, Perdão e Paz.
Será que as minhas atitudes vão de encontro à missão recomendada por Jesus Cristo?

Oração:
Divino Espírito Santo dá-me sabedoria para levar por diante a missão de cristão. Que eu seja na terra instrumento de paz, de alegria e de fé.

Acção:
No meu dia a dia irei cultivar o bom ambiente para que à minha volta se sinta o sabor da boa convivência.

Quarta-feira
Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».

Meditação:
Este parágrafo traz ao pensamento o adágio “Ver para crer como S. Tomé”. Podemos conhecer este provérbio mas não sermos como S. Tomé.
Nós cristãos, sabemos que Jesus ressuscitou, está vivo, comemorou-se a Páscoa e que está sempre junto a nós, manifestando-se de diversas formas. Muitas vezes Jesus fala-nos no silêncio. Sejamos mais confiantes e estejamos sempre dispostos (as) a abrir o nosso coração a Jesus.
Procuro Jesus na minha vida, para além dos cinco sentidos?
Só acredito em Jesus quando tomo o pão consagrado?

Oração:
Senhor, quero pedir-Te perdão por todas as vezes que agi da mesma forma de S. Tomé. E por todas aquelas vezes que Te fechei o meu coração, perdão Senhor.

Acção:
Procurarei aumentar a minha fé, ver-Te além dos meus olhos, ouvir-Te para lá dos meus ouvidos,  saborear-Te além do pão consagrado da eucaristia, cheirar-Te todos os dias. Acreditarei que todos os dias Tu tocas no meu coração. 

Quinta-feira
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente».

Uma vez mais Jesus faz questão de aparecer num Domingo, anunciando a Sua paz, uma vez mais os discípulos estavam reunidos à porta fechada - continuam com medo.
Esta segunda aparição de Jesus dá-se quando Tomé (o discípulo incrédulo, que não estava presente aquando da primeira aparição) está com os discípulos.
Jesus nunca deixa nada ao acaso e aparece sempre no momento certo.

Meditação:
Tomé é a representação de todos nós. Muito fácil é apregoarmos que somos cristãos, pessoas de fé, crentes em Deus, mas… e depois? Quantas vezes, para acreditarmos, temos que ter provas físicas perante os nossos olhos?
A presença de Deus não se vê com os olhos, sente-se com o coração e vive-se no dia-a-dia.

Oração:
Jesus, perdoa-me por todas as vezes em tive que “colocar o meu dedo nas tuas chagas” para acreditar realmente em Ti.
Ajuda-me a “ver” melhor com o coração, para sentir a Tua presença junto de mim.

Acção:
Vou olhar à minha volta e tentar descobrir Deus. Faço um simples exercício para “ver” Deus: colho um flor, inspiro o seu aroma… o perfume da flor não se vê, sente-se. Assim é a presença de Deus na nossa vida.

Sexta-feira
Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».

Tomé não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos e os saudou e mostrou as marcas do seu corpo. Não está disposto a acreditar no que eles lhe relatam e com franqueza diz isso a Jesus Cristo que o deixa tocar e assim se convencer.

Meditação:
Tomé é como tantos de nós. Ver para crer. É preciso alimentar o dom da Fé. Temos as Escrituras Sagradas, temos os testemunhos de tantos cristãos que afirmam a sua fé de modo claro, com palavras e obras.
A nossa vida deve ser orientada na terra, com vista à nossa própria ressurreição. Só assim a vida tem sentido.

Oração:
Jesus, por vezes sou como Tomé. Ao sentir-me desanimar é sinal de pouca fé. Preciso de Ti para me dares força no meu desespero. Eu creio Senhor, mas aumenta a minha fé.

Acção:
Nas minhas horas livres vou dedicar-me à leitura dos Evangelhos.

Sábado
Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

Meditação:
Jesus entregou a Sua vida por nós, morreu e ressuscitou, esta é a maior prova de Amor que Ele nos pode dar.
Agradeço a Deus tudo o que Ele fez por mim?

Oração:
Senhor, reconheço que nem sempre Te valorizei o quanto Tu mereces. Obrigada por tudo o que fizeste por mim e pela vida que me dás.

Acção:
Quero valorizar-Te mais na minha vida, falando aos que me rodeiam, do Amor que tens por nós.