domingo, 15 de maio de 2011

Jo 10, 1-10 - "Eu sou a porta das ovelhas"

O IV Domingo da Páscoa é também o Domingo do Bom Pastor, em que Jesus se apresenta como a porta das Suas ovelhas, mostrando-nos o afecto e intimidade entre o pastor e o seu rebanho, em que vemos que existe entre eles um grande amor e confiança, sinal de que as ovelhas não seguem um qualquer pastor...

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador.

Meditação:
Jesus usa esta imagem para nos falar da sua missão. Jesus é o pastor que conhece as suas ovelhas (pelo baptismo), altura que entramos para a Igreja e ao mesmo tempo nos conduz, como “Pastor” e nos guia no caminho para Deus.

Oração:
Ajuda-me Senhor a encontrar a Tua porta, para que possa ter pastagens e vida em abundância.

Acção:
Neste dia tentarei ser solidário com os que sofrem para que também eles encontrem a porta da verdade.


Terça-feira
Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora.

Meditação:
O Evangelho de hoje é um alerta para que saibamos distinguir a “Verdadeira Palavra” de Deus e compará-la à dos líderes dos nossos dias. Conhecer a Sua palavra significa AMAR. Só quem a conhece de verdade ama.

Oração:
Ajuda-me a procurar a intimidade que nos relata este Evangelho entre o pastor e as ovelhas.

Acção:
Como ovelha, escolherei reconhecer os passos do meu Pastor e segui-los.

Quarta-feira
Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

Meditação:
As ovelhas conhecem a voz do seu pastor, confiam e deixam-se levar, mas cuidado com os que se dizem de pastor, mas não estão preocupados com liberdade, justiça e dignidade de suas ovelhas.

Oração:
Dá-me Senhor discernimento, no meu dia-a-dia para não me deixar enganar.

Acção:
Procurarei estar atento(a) às necessidades dos que comigo se cruzam.

Quinta-feira
Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas

Meditação:
Jesus Cristo aplica a si mesmo a imagem de “Porta”.
S. Agostinho dizia: “Eu, querendo chegar até vós, isto é ao vosso coração, prego-vos Cristo: se pregasse outra coisa, queria entrar por outro lado. Cristo é para mim a “Porta” para entrar em vós: por Cristo entro não nas vossas casas, mas nos vossos corações”.

Oração:
Que a imagem “Bom Pastor” e “Porta” aumente em nossos corações a vontade de participar da alegria de Cristo Ressuscitado.

Acção:
Que eu seja  também como cristã assumida a porta que dê entrada aos bons sentimentos ensinados por Jesus na sua caminhada na Terra.

Sexta-feira
Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem.

Meditação:
Jesus deixa bem clara a diferença entre o bom e o falso ladrão. Este último vem para roubar, destruir e matar. O Bom Pastor preocupa-se com a vida e  bem estar de suas ovelhas.

Oração:
Jesus, por vezes não dirijo a minha via para a porta que Tu me indicas. Sei que às vezes sou um pouco a tal ovelha que se desvia do resto do rebanho.
Dá-me a Tua mão e coloca-me no Teu redil.

Acção:
Vou debruçar-me sobre o Evangelho de S. João, para melhor perceber a relação de “Jesus-pastor”e dos “cristãos-ovelhas”.


Sábado
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».

Meditação:
O Pastor é líder. Na parábola do “Bom Pastor”, Jesus alerta-nos sobe como viver as relações de liderança. Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. Quem exerce um cago de liderança precisa de estar próximo das pessoas, conhecer as suas necessidades, compreendê-las, amá-las e partilhar com elas a vida, e não servir-se delas.

Oração:
Obrigado Senhor por me teres aproximado de Ti.

Acção:
Procurarei ser verdadeira e autêntica em todas as minhas acções.