quinta-feira, 5 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelo Seminário

1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Jesus, ao iniciar a sua vida pública, quis ser baptizado por São João Baptista e neste acto teve um gesto de humildade, pois quis receber o baptismo juntamente com o povo e só após os outros o terem recebido. Após receber o baptismo foi contemplado com a presença do Espírito Santo, em forma de pomba, como sinal do amor do Pai.
Peçamos que o Espírito Santo inunde o coração dos jovens e que lhes possa mostrar que o melhor caminho é o caminho de Deus, e que este caminho passa pelo seminário.

Oração:
Jesus, tu que recebeste o baptismo através da água do rio Jordão, faz com que os jovens seminaristas tenham sempre presente que és Fonte de Vida e que só quem “bebe de Ti” nunca terá sede.

2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
A revelação de Jesus nas bodas de Canãa, onde transformou água em vinho, foi um sinal para todos os que estavam presentes e ainda duvidavam que Jesus era filho de Deus. Foi ainda um sinal de confiança total por parte da Sua Mãe, que lhes disse “Fazei o que Ele vos disser!”
Que as mães e restantes familiares dos jovens seminaristas acolham e confiem em Deus, de modo a entenderem o caminho escolhido pelos seus ente queridos.



Oração:
Senhor, sabemos que por vezes não é fácil para as mães verem um jovem enveredar pela vida católica, passando um longo período no seminário. Ajuda as mães dos seminaristas a perceberem que Deus escolhe os melhores para a “Sua Messe”. Que tenham confiança total como Maria teve dizendo “Farei o que Ele me disser!”


3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
João foi preso por ter cumprido a sua missão, por ter anunciado o caminho de Jesus e o Reino de Deus. João foi preso por ser incompreendido.
Quantas vezes os jovens que frequentam os seminários são incompreendidos pelos seus amigos que não seguem o mesmo caminho? Quantas vezes são gozados por estarem a seguir um caminho do qual a juventude cada vez se afasta mais?

Oração:
Neste mistério rezemos por todos os jovens do Seminário, para que nunca se deixem abater pela incompreensão dos outros, para que nunca se envergonhem de seguir o chamamento que Jesus lhes fez e para que possam sempre ter um coração puro, anunciando o Reino de Deus a todos os que fazem parte da sua vida.

4º Mistério
Jesus transfigura-se

Meditação:
“Este é o meu Filho muito amado. Escutai-o.” Esta foi a voz que se fez ouvir de uma nuvem, a voz de Deus a falar a todos os presentes.
Esta foi a voz que os seminaristas ouviram várias vezes ao longo da sua vida, a voz que os motivou a seguir o caminho do sacerdócio, vencendo todas as adversidades que vão aparecendo ao longo das várias etapas.

Oração:
Meu Deus, obrigado por teres anunciado o Teu Filho a todos nós, mas em especial aos jovens que integram o seminário. Fazei com que a Tua voz nunca se cale nem nunca deixe de estar presente no coração de todos os seminaristas.

5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Todos celebramos a Eucaristia semanalmente, mas na maior parte das vezes nem nos damos conta da verdadeira importância dos gestos que o sacerdote faz, gestos esses que foram feitos por Jesus Cristo, quando deu aos seus discípulos o pão e o vinho.
Estes são os gestos que os nossos seminaristas, futuros párocos, irão um dia fazer depois da sua ordenação. Que o Senhor os ajude neste percurso e que faça deles bons sacerdotes.

Oração:
Jesus, ao comungarmos a Hóstia Consagrada ficamos em profunda comunhão conTigo e ligados a Ti para sempre. Ajuda os seminaristas do nosso país a terminarem a sua caminhada, de modo a serem ordenados párocos, tal como é a Tua vontade, para que através deles possamos vir um dia a receber o Teu Corpo.