terça-feira, 17 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos migrantes

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
È quase impensável para nós pensar nos momentos de agonia que Jesus sofreu no Horto das Oliveiras. Muitas vezes porém já ouvimos esta passagem bíblica, por certo a achamos dolorosa e muito dura. Mas só Jesus sabe o que sofreu por todos nós.
Muitas vezes são também os momentos de agonia que passam os migrantes, ao terem que abandonar o seu país de origem em busca de uma vida melhor

Oração:
Senhor, ajuda todos aqueles que deixam o seu país e as suas famílias a encontrarem condições confortáveis de vida e de trabalho, para que não tenham que atravessar momentos de agonia e sofrimento.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
Como é possível que Jesus, sendo uma pessoa tão boa, que queria o bem de todos, tivesse sido flagelado? Como é possível que quisessem fazer tanto mal a Jesus, que só queria o bem de todos?
Não serão também os migrantes por vezes flagelados com a indiferença dos países que supostamente os deviam acolher?
Não se sentirão muitas vezes também os migrantes açoitados e chicoteados pelas comunidades onde se inserem?

Oração:
Meu Deus, ajuda todos os migrantes por esse mundo fora a terem força para enfrentarem as diferenças sociais, culturais, linguísticas, etc.
Dai-lhes a força necessária para construir uma nova vida.

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
A coroação de espinhos a Jesus foi uma das provas máximas da maldade dos homens que o queriam matar. Não bastava já o estado deplorável em que Jesus se encontrava, ferido e cheio de sangue depois de ser açoitado, ainda quiseram fazê-Lo sofrer mais.
Não serão assim também alguns dos migrantes que tentam vingar na vida? Por vezes, a sociedade, ao vê-los sem emprego e sem casa, ainda os repudia e discrimina, ao invés de os tentar ajudar.

Oração:
Senhor Jesus, que os espinhos cravados na Tua cabeça tenham servido para redimir os pecados da Humanidade. Nós, como sociedade cristã, nem sempre sabemos ajudar quem mais precisa. Ajuda-nos a ser como Tu, um exemplo de bondade para todos.

4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
Que caminho tão penoso teve que percorrer Jesus até chegar ao local da Sua morte.
Que caminho tão penoso têm por vezes os migrantes que percorrer, até encontrarem um sítio decente para viverem e trabalharem, dando condições dignas às suas famílias.
Será que já alguma vez fizemos algo para ajudar alguém nessa situação? Ou preferimos ficar a assistir, como mero espectadores?

Oração:
Maria, ajuda-nos a ser cristãos de olhos bem abertos, sempre dispostos a ajudar quem mais precisa, especialmente aqueles que vêm de fora e que podem ter dificuldades de integração entre nós.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
Foi o final perfeito para quem queria fazer mal a Jesus: assistir à Sua morte. Pena que os seus algozes e quem O maltratou não tenham percebido que a morte de Jesus era necessária para a nossa salvação.
E nós hoje em dia? Percebemos o que se passa à nossa volta? Percebemos as diferenças dos outros? Ou preferimos tomar uma atitude xenófoba, rejeitando os que são de outro país?

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, no final deste terço ajuda-me a perceber que todos somos iguais aos olhos do Teu Filho Jesus. Não importa o país de onde vêem, não interessa a língua que falam o que interessa é o amor e a crença em Deus Pai.