domingo, 8 de maio de 2011

Lc 24, 13-35 - "Conheceram-n'O ao partir o pão"

Dois discípulos de Jesus falam emocionados do que tinham visto, quando Jesus aparece, ali mesmo junto a eles. Mas os discípulos, cheios de medo e com muitas dúvidas, quase que se recusam a acreditar que seja mesmo Jesus que está junto deles.
As suas dúvidas dissipam-se quando O observam a partir o pão...

Segunda-feira
Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?». Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou estes dias».

Meditação:
Os discípulos de Emaús não conseguem sentir a presença de Jesus no seu caminho, estavam tristes, não tinham esperança e não acreditavam na ressurreição de Jesus.
Certamente também nós já passámos muitas vezes pela experiência de ficarmos tristes e de perdermos a esperança de conseguir ultrapassar as nossas dúvidas. É nessas alturas que pedimos ao Senhor que esteja connosco e fique no meio de nós, sinal que Jesus está vivo e a nossa esperança faz sentido.

Oração:
Senhor, abençoado sejas porque Te aproximaste de mim e segues ao meu lado.
Ajuda-me a ter esperança e a viver conTigo a vida eterna.

Acção:
Muitas vezes sinto-me triste por coisas insignificantes. Hoje vou deixar a tristeza de lado e dar graças por ter a presença de Deus na minha vida.


Terça-feira
E Ele perguntou: «Que foi?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram».

Meditação:
Os discípulos de Jesus sentiam-se desiludidos, desanimados e, fechados na sua dor, não se apercebiam que Jesus os acompanhava.
É assim também por vezes a nossa fé, estamos voltados para a escuridão e não conseguimos reconhecer com alegria a ressurreição de Jesus.  

Oração:
Ajuda-nos Senhor a sair da escuridão e a ter fé na Tua ressurreição.
Ajuda-nos a reconhecer as Tuas obras e a viver a Tua Palavra.

Acção:
Não me vou deixar cair na escuridão dos momentos menos bons, pois Jesus é o Sol da minha vida.


Quarta-feira
Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?». Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito.

Perante a resposta dos discípulos Jesus tem um desabafo, pois parece que os olhos e o coração daqueles que o deviam conhecer não entenderam nada. Jesus no contexto eucarístico faz um resumo de toda a Palavra de Deus, começando em Moisés, Jesus prova-lhes que tudo tinha de acontecer, para que Deus fosse glorificado.

Meditação:
Jesus hoje chama-se de uma forma suave de ignorantes, para não dizer outra coisa pior. Mesmo assim são palavra muito fortes, Jesus fica triste com a resposta dos discípulos, fica naturalmente triste com as nossas respostas egoístas e que só pensam neste mundo. Os discípulos de Emaús, como nós hoje, escutaram aquilo que Jesus disse e diz, mas não escutaram, ou pior, só escutamos aquilo que nos interessa.
Hoje e sempre continuamos a precisar de escutar a Palavra de Deus para abrir a nossa mente e coração ao projecto de Deus.

Oração:
Caminhante da Vida, neste dia peço-te que não voltes costas aos meus pecados. Põe-te a caminho comigo e chama-me à atenção para aquilo que eu tenho de mudar, ajuda-me a descobrir na Tua Palavra as respostas para as minhas dúvidas.

Acção:
Hoje vou ler da Bíblia três passagens, como sinal de que quero escutar Deus.
De manhã: Ex 20, 1-17.
À hora de almoço: Is 7, 14; 8, 14; 28, 16; 25, 8; 53, 12.
À noite: Lc 2, 25-35.


Quinta-feira
Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo: «Ficai connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho.

Meditação:
Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus seguiu em frente, mas os discípulos pediram-lhe que ficasse. Jesus respeitou a vontade dos discípulos e ficou com eles.
Jesus é maravilhoso, respeita a nossa liberdade embora olhe por todos nós, só entra nas nossas vidas se for essa a nossa vontade.
Tentemos na nossa vida familiar, profissional e social respeitar a vontade dos nossos irmãos e peçamos a Jesus que fique connosco.

Oração:
Fica connosco Senhor, precisamos da Tua Palavra de vida, esperança e alegria na nossa caminhada.
Ouçamos que Jesus Se aproxima e caminha ao nosso lado.  

Acção:
Esta semana vou ser companheiro(a) de caminhada de quem mais precisa, tal como Jesus o faria.


Sexta-feira
Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?».

Meditação:
Os discípulos reconhecem Jesus, pois os seus corações ardiam quando O ouviam falar, sentiram a esperança e a alegria.
Muitas são as oportunidades nas nossas vidas para reconhecermos Jesus, mas para isso é preciso ter humildade e assumir erros e fraquezas.
Amar e reconhecer Jesus é uma obra da nossa fé.

Oração:
Senhor, não permitas que viva distante de Ti, ajuda-me a viver na Tua presença e que a Tua bondade entre no meu coração.
Ajuda-me a ter esperança e a viver na alegria de Jesus.

Acção:
Vou abrir a Bíblia e ler uma passagem, tentando perceber o que a mensagem de Deus me quer dizer concretamente neste dia.


Sábado
Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.

Perante o encontro com Jesus, os díscipulos não podem ficar parados, precisam de anunciar aquilo que experimentaram. Com este encontro já não é tarde para fazer o caminho. A experiência de Jesus Ressuscitado faz-se quase exclusivamente no contexto eucarístico e de comunidade.

Meditação:
Quem vive a Eucaristia com o coração e a mente abertos à manifestação de Deus, faz a experiência de Deus. Foi isso que aconteceu com os discípulos de Emaús, estavam tristes, mas não se fecharam a Deus e quando perceberam aquilo que lhes estava a acontecer partiram e foram partilhar a sua experiência do Jesus Ressuscitado. Nós muitas vezes não estamos atentos àquilo que Deus nos diz, particularmente na Eucaristia. Pois caso estivéssemos, não poderíamos ficar parados. Como os discípulos também nós somos convidados a partilhar as maravilhas que Deus faz nas nossas vidas.

Oração:
Neste dia, véspera de mais uma caminhada conTigo, na Eucaristia, quero agradecer-Te por não desistires de mim, ajuda-me a perder os medos de partir e anunciar-Te.

Acção:
Vou tentar demonstrar em palavra e gestos a minha experiência de Jesus Ressuscitado. Partilhar é darmo-nos sem condições.