quinta-feira, 19 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos pais

1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Tal como os mistérios de hoje (mistérios luminosos) o baptismo pode ser encarado como uma luz. Para nós, cristãos, o baptismo é visto como um dos sacramentos mais importantes da nossa vida. Mas é por ser um dos sacramentos mais importantes dos Cristãos que nós lhe damos a importância merecida? …
O que achais? Deus dispôs-nos o seu Filho muito amado. Nós somos baptizados em nome de Jesus Cristo, estamos a ser baptizados, para nos purificarmos, para que não tenhamos pecados. Tal como foi dito no início, o baptismo pode ser visto como uma luz, a luz de Cristo. Mas apesar de tudo isto, perguntemos a nós mesmos, o que significa o baptismo para nós? Será que o vivemos na sua verdadeira plenitude?

Oração:
Jesus nós Te pedimos humildemente que nos ajudes a pensar no verdadeiro significado do baptismo. Ajuda-nos a viver na sua plenitude, pois muitas vezes não o conseguimos fazer.


2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Esta leitura bíblica lembra-nos a importância que nós damos as coisas mundanas. Nós importamo-nos demasiado com o que os outros dizem ou pensam por isso não nos vestimos ou fazemos as coisas de determinada forma. Nesta passagem Jesus diz-nos que não devemos ouvir o que os outros nos dizem. Jesus também nos diz que devemos ver primeiro os nossos defeitos e para podermos ver os defeitos dos outros, depois devemos tentar compreender os outros. Para nós a família deve ser o mais importante.

Oração:
Nesta pequena oração vamos pedir a Jesus que nos ajude a não esconder a nossa personalidade e para darmos o exemplo e o testemunho do que Jesus nos ensina na nossa comunidade, em casa, no trabalho e na escola. Que consigamos não nos importar com o que os outros nos dizem.

3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Após escutarmos esta passagem bíblica, Jesus diz-nos que devemos lembramo-nos das muitas vezes em que não somos testemunhas de Deus nas nossas vidas, no nosso emprego ou na escola, das muitas vezes que ignoramos o que Deus nos diz.
Com todas estas palavras podemos reflectir um pouco sobre o que Deus e o Seu Filho Jesus nos estão a tentar dizer agora. Que apesar de tudo isto, ao não transmitirmos a Sua palavra e ao ignorarmos os Seus ensinamentos, Deus está sempre a nossa espera, para isso basta, que nós acreditemos na Boa Nova.

Oração:
Nesta pequena oração vamos pedir para que Deus nos ajude a emendar as nossas faltas de fé, para estarmos no reino de Deus em toda a plenitude e sentirmo-nos amados por todos.

4º Mistério
Jesus transfigura-se

Meditação:
Nesta pequena passagem do Evangelho de S. Marcos, Jesus tenta transmitir-nos que não conhecemos a verdadeira vida, conhecemos apenas a vida mundana, o que mais nos importa são os objectos mundanos e não a nossa família, os nossos filhos, pais, avós.
Para conseguirmos amar ainda mais a nossa família devemos escutar, apenas escutar o que Jesus nos tem para dizer, pois foi nele que Deus pôs todo o Seu agrado.
Oração:
Jesus, a nossa comunidade cristã pede-te para que nos ajudes a escutar-Te mais vezes, a amarmos mais a nossa família e menos as situações e coisas mundanas.

5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Nesta passagem que acabamos de ouvir, podemos reflectir nas frases: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória». Esta frase leva-nos a pensar se fazemos aquilo que Jesus nos pede - honrar a Sua memória, fazer com que Ele continue vivo para nós Cristãos.
Nós, muitas vezes, ainda nem temos saído da missa, da casa de Deus e já estamos a criticar e a falar mal de algo, quando muitos de nós acabamos de comungar o corpo de Cristo.
«Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós». Muitas vezes esquecemos que Jesus morreu por nós numa cruz, pelos nossos pecados e muitas vezes apenas nos esquecemos disso pois é mais fácil esquecer do que encarar a verdade, reconhecer que Jesus deu a Sua vida por nós.
Por isso devemos reflectir um pouco nestas duas pequenas frases que acabamos de escutar e pensar em tudo aquilo que todos os dias fazemos, para que ainda nos possamos arrepender e dar mais um pequeno passo para a nossa santidade.

Oração:
Jesus, neste momento pedimos-Te que nos ajudes a lembrarmo-nos de todo o mal que fomos praticando durante a nossa vida e que neste momento de oração nos arrependamos.
Que com este pequeno passo possamos mais depressa caminhar para chegarmos ao Reino de Deus com o nosso coração mais puro.