sábado, 7 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos pescadores

1º Mistério
A anunciação

Meditação:
Maria aceitou prontamente e sem reservas os planos do Senhor a seu respeito – ser Mãe do Salvador. Com este exemplo maravilhoso, seremos nós, também, sem hesitar, capazes de aceitar os planos que Deus tem para nós?
Virgem Maria permite que os nossos corações sejam tocados com a Tua infinita doçura para dizermos o nosso sim à vontade de Senhor.

Oração:
Peçamos a  Maria, pela imensa alegria que inundou o Seu Ser aquando da Anunciação pelo Anjo, que retire dos nossos corações todas as mágoas e tristezas que impeçam o nosso caminhar para o Pai.


2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Maria informada pelo Anjo que sua prima Isabel, também ia ser mãe, muito feliz pôs-se a caminho para visitá-la. Mais uma vez ia fazer a vontade de Deus. Também é vontade de Deus que levemos aos outros a nossa fé, a nossa esperança, o nosso amor, depois de Ele ter entrado nas nossas vidas. Maria, ajuda-nos e entusiasma-nos para uma vida de maior dedicação ao serviço de Deus e da Igreja.

Oração:
Rezar o Rosário nada mais é do que procurar a maneira de estarmos juntos de Jesus, de Maria e dos nossos irmãos. Senhor, ajuda-nos, por intercessão de Maria, a rezar com o nosso pensamento em Ti.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
Na noite em que Maria ia dar à luz o seu Filho, as portas das casas de Belém fecharam-se para eles, só o estábulo estava aberto e foi aí que nasceu o Messias – o Salvador, que foi adorado por sua Mãe com uma profunda humildade e gratidão e guardava no seu coração tudo o que ouvia a respeito daquele Menino.
Maria, também, nós queremos muito que Jesus nasça nos nossos corações. Ajuda-nos com a Tua infinita bondade a preparar-nos para que isso aconteça.
Oração:
Peçamos a Maria, Mãe da Divina Graça, que nos conceda o encanto, a serenidade e a força que brotam da contemplação do Santo Mistério do Natal.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Como era costume, na época, Maria foi ao Templo consagrar o seu Filho, ao Senhor, a fim de que, por Ele, se realize a salvação. Também, nós, Maria, queremos estar contigo no Templo, diante do Senhor, e segundo o Teu exemplo oferecermo-nos, igualmente, porque nada queremos reter connosco nem diante de Deus nem diante dos homens.

Oração:
Peçamos a Maria que pela sua bondade e justiça ilumine os nossos corações, a fim de sermos a exemplo de Jesus, um sinal de contradição que congregue os bons e crie obstáculos à acção dos maus.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Na peregrinação a Jerusalém, pela Festa da Páscoa, Maria durante 3 dias não soube do Filho, mas mesmo assim, mais uma vez aceitava a vontade de Deus e foi premiada com o seu encontro.
Nós tocados pelos mistérios destes acontecimentos e frente a tantos receios e provações, ousemos dizer “eis-nos, aqui, Senhor, toma conta das nossas vidas e desejamos que os nossos sofrimentos e as nossas cruzes levem a novos encontros conTigo”.

Oração:
Peçamos a Maria, consoladora dos aflitos, que nos dê confiança e força diante das dúvidas e provações que deparamos no caminhar da vida.