domingo, 29 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelo Papa Bento XVI

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
Quantas vezes não estamos a sofrer por algo, e quando Jesus nos fala nós nem ouvimos o que ele nos têm para dizer? Por vezes até o culpamos do mal que nos acontece…
Maria o que fez perante o sofrimento da morte do seu filho? Chorou, mas quando o filho apareceu, ouviu as suas palavras com atenção e cumpriu a sua vontade sem o questionar…
Também nós, nos momentos mais difíceis, devemos ouvir os conselhos que Jesus tem para nos dar e acatar a sua vontade, porque Ele ama-nos e nada do que faz poderá ser para nos magoar.

Oração:
Senhor, ajudai-nos a escutar as Tuas palavras e segui-las para que possamos entregar-nos completamente a Ti como Maria o fez.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
Nesta passagem Jesus mostra-nos que Deus não nos dá o que queremos mas sim o que precisamos e que tudo o que Ele faz tem uma razão de ser.
Como cristãos temos de ser mensageiros de Deus na terra e espalharmos perante os outros, que estão mais afastadas da nossa fé, aquilo em que nós acreditamos, porque se ofenderem a nossa religião estão a ofender-nos a nós. Sendo assim, é importante que defendamos aquilo em que cremos, Deus, seguindo assim o exemplo dos apóstolos.

Oração:
Senhor, ajuda-nos a ser mensageiros da nossa fé em todos os momentos.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Nesta passagem existe mais uma prova de que Jesus nasceu para todos. Quando o Espírito Santo entra em cada um dos apóstolos, eles começam a falar a língua materna de cada pessoa e assim anunciam as maravilhas de Deus a cada um.
Isto quer-nos dizer que Jesus não dá importância à raça, nem à naturalidade de cada pessoa.
E nós, na nossa vida, também nos damos com todas as pessoas de forma igual, independente das diferenças que nos separam? Pelos vistos não
Excluímos, somos racistas, não ajudamos as pessoas que são diferentes de nós… Como cristãos temos de ser os primeiros a dar o exemplo e a ver para além das nossas diferenças, porque no fundo somos todos iguais aos olhos de Deus.

Oração:
Jesus pedimos-Te que nos ajude a anunciar-Te a todas as pessoas, independentemente da cor, raça, língua, tal como os apóstolos fizeram no dia de Pentecostes.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Esta passagem leva-nos a pensar como é a nossa fé e o quanto acreditamos em Deus e em tudo o que a nossa religião envolve.
Ir à missa e dizer que acredito em Cristo não chega para dizer que sou cristão. Tenho verdadeiramente de acreditar em Deus, que Ele nos ama a todos, e que está presente, seja para o bem ou para o mal.
Ser cristão só faz sentido se acreditarmos que Cristo ressuscitou por todos nós e que há vida para além da morte.

Oração:
Senhor, ajuda-nos a alimentar a nossa fé para que esta vá sempre crescendo e que em momento algum duvidemos da Tua existência.

5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
Esta leitura leva-nos a pensar que temos de aceitar os desígnios que Deus nos dá, independentemente de os acharmos bons ou maus, apenas temos de acreditar que a vontade de Deus é o melhor para nós, tal como Maria fez quando nela se alojou o Filho de Deus.

Oração:
Senhor, ajuda-nos a aceitar a Tua vontade, acreditando que é o melhor para nós.