sexta-feira, 20 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos jovens

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
“Orai para que não entreis em tentação” está aqui a chave para os nossos problemas, a oração. Quantas e quantas vezes estamos tristes, com problemas e com vontade de desistir? Muitas certamente… 
Quantas vezes somos tentados para fazer aquilo que não é correcto? Também muitas…
Estar triste, queres desistir e cair em tentação é natural nos seres humanos, pois os humanos não são perfeitos. O que não é natural é saber que somos assim, saber que precisamos de ajuda e que essa ajuda se encontra na oração e mesmo assim deixar a oração para depois guardada na gaveta.
Deus está lá, pronto para nos ouvir, mas nós não estamos prontos para falar com Ele, muito menos estamos prontos para O ouvir, porque somos cobardes!

Oração:
Senhor, que se faça a Tua vontade e não a minha. É o caminho mais difícil mas é certamente o caminho que nos fará mais feliz. Pois a Tua vontade, mesmo que seja incompreendida e inaceitável por nós, é aquela que nos põe à prova e que fortalece a nossa fé.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
Infelizmente todos temos um Pilatos dentro de nós. Já todos fomos injustos, já todos fomos maus, já todos demos uma tristeza a alguém…
Pois ser como Pilatos é ser o hipócrita que todos dizemos não ser mas somos… é julgar uma pessoa pelo que ouvimos e não pela verdade. É condenar um amigo à tristeza porque gozamos com ele, só porque os outros fizeram.
É condenar alguém à exclusão porque é diferente, porque não anda ou não fala ou não vê Mas existirá realmente a diferença?
Não aos olhos de Deus, só aos olhos do Homem que é onde habita quase sempre o mal.

Oração:
Ajuda-me, Pai do Céu, a saber-me colocar na pele de todos os que sofrem, de todos os que são postos de parte, agindo como Jesus agiria e não a tomar a atitude de Pilatos ao povo.

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
Quanta maldade habita o coração do homem? Tanta que se houvesse um medidor de maldade. a escala rebentaria
Jesus foi humilhado da forma mais desumana, sofreu da forma mais cruel. Quando encontramos um mendigo na rua qual é a nossa reacção? A mesma que a dos guardas, cuspimos-lhe no rosto? Como fizeram com Jesus? Será que alguma vez fomos capazes de pensar que poderíamos ser nós a estar naquele lugar?
Nós, jovens do futuro tentamos ser diferente? Ou somos todos água do mesmo poço contaminado? Quantas coroas de espinhos tecemos nós? As suficientes para já termos magoado aqueles de quem mais gostamos.
Pois o mesmo aconteceu com Jesus, foi entregue à morte por aqueles que Lhe eram mais próximos e não pelos outros que o ignoravam. Até onde vai a nossa maldade?

Oração:
Senhor, quero ser como Tu e aguentar toda a dor, todas as coroas, todas as humilhações e injustiças… mas não consigo, sinto-me frágil, sinto-me pequenino. Mas conTigo a meu lado sei que será mais fácil. Ajuda-me a continuar fiel a Ti e a não ficar cego de vingança e ódio.

4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
Muitas vezes desejamos que a morte não exista. Desejamos que aqueles de quem gostamos não partam nunca, e quando isso acontece desejamos esquecer essa dor que nos invade.
Jesus disse às mulheres para não chorarem por ele, pois o pior ainda estaria para vir e o pior seria a sua morte.
Porquê chorar de arrependimento e tristeza na morte e não celebrar o amor enquanto vida? Porquê só dar importância a esse sentimento quando já estamos impotentes quanto a isso?
Quantas vezes nós só damos valor às pessoas quando elas já não estão connosco e esquecemo-nos de dar graças a Deus pelo dom da vida enquanto o devemos fazer…
Nos abraços que poderíamos ter dado, nos sorrisos que poderíamos ter partilhado e preferimos ficar com o orgulho espelhado na face, quantos perdões poderíamos ter aceite?
Morrer não é o fim é apenas uma passagem para junto daquele que nos ama acima de tudo.

Oração:
Ajuda-me Senhor a retribuir o amor de todos aqueles que me amam e a não esquecer o dom da vida.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
Na nossa vida somos muitas vezes o fel que damos a provar aos outros, somos também aqueles que crucificam a felicidade uns dos outros.
Se na nossa vida não conseguimos ser felizes, como queremos, é esse o problema, hoje em dia só pensamos no eu, no estou feliz, eu quero aquilo, eu mando, eu, eu, eu….e o tu? E o nós? E o ele?
Esquecemo-nos quase sempre dos outros, pois o que interessa é sair das minhas necessidades, mesmo que para isso tenho que deixar alguém infeliz, mesmo que para isso tenha que crucificar alguém

Oração:
Jesus, foste crucificado por nós, sofreste por nós, mas será que nós merecemos? Como é possível que tanta vez me esqueça do outro e me esqueça de Ti, Tu que nunca me abandonas, meu amigo fiel.
Ajuda-me a estar sempre conTigo no meu coração assim como eu sei que estou no Teu.