quinta-feira, 26 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos avós

Introdução:
Hoje mais uma vez vamos rezar pelas famílias de todo o mundo
Vamos pedir a Deus que encaminhe todos aqueles elementos que estão unidos por laços familiares, a conservarem intensamente essa união.
Peçamos a Deus que lhes dê força para vencerem as hostilidades e os desaires da vida.
Bom Pai do Céu, sede misericordioso na consolação das famílias que passam necessidades e alerta os corações das mais abastadas, para que olhem os mais fracos com carinho, lembrando a sua condição de irmãos em Cristo.
Vamos hoje rezar especialmente pelos Avós
Lembremos em primeiro lugar Santa Ana e São Joaquim avós de Jesus. Nos nossos humildes corações, vamos elevar as nossas vozes em oração, pedindo-lhes que intercedam junto de Deus por todos os nossos avós, para que saibam desempenhar o seu papel de pilar da família e que consigam com a sua experiência e vivências de vida, cultivar os valores da paz, do amor, da paciência, da harmonia, da justiça e do perdão.

1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Neste Primeiro Mistério contemplemos o Baptismo de Jesus no Rio Jordão
É altura de recordarmos também o nosso próprio baptismo e o modo como Esse sacramento nos transformou a nós perante a Igreja, tornando-nos semelhantes a Cristo. É hora de repensarmos bem o nosso papel de cristãos e de cada um de nós se preocupar com as suas atitudes, no meio em que vive.

Oração:
Fazei Meu Bom Deus que o meu Baptismo não tenha sido uma celebração em vão. Que ele sirva para que a minha vida demonstre que sou um bocadinho semelhante ao Teu Filho Jesus.

2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Durante a boda em Canãa, é-nos relatado o primeiro milagre visível de Jesus Cristo. Salienta-se também a atitude vigilante de Maria Sua Mãe, e a obediência de Seu filho. Que mesmo achando cedo, acudiu a suprir aquela falta. Poderemos dizer que foi o 1º Matrimónio, pois aqui se nota perfeitamente a bênção Divina.

Oração:
Senhora Santa  Maria, mãe atenta e vigilante ,olha por nós pecadores e com o Teu modo de agir encaminha-nos no caminho do bem rumo à santidade.

3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Este mistério é um convite à conversão. Jesus ensina-nos o quanto é necessário crer Nele e amar o próximo, para podermos fazer parte do Seu Reino.

Oração:
Jesus, nós precisamos de Ti. Sabes como somos fracos. Ao mais pequeno senão vem a desconfiança. Nem sempre te colocamos como valor principal. Tu és o Mestre, o Bom Pastor. Conduz-nos na estrada que nos leva até ao Teu encontro.

4º Mistério
Jesus transfigura-se

Meditação:
Neste Mistério salienta-se a intimidade de Jesus com Seu Pai e com os profetas do Antigo Testamento. Serviu para tirar dos discípulos qualquer dúvida que pudessem ter sobre a Divindade de Jesus e fortalecer a sua fé. É-nos apresentada neste mistério a Santíssima Trindade: A voz do Pai, a pessoa do Filho, e a luz do Espírito Santo.

Oração:
(faz-se silêncio...)

5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Grande Homem foi Jesus! Sabendo o que o esperava quis festejar a Sua despedida com aqueles que costumavam acompanhá-lo.
Mas, não só. Quis mostrar-lhes que continuava presente no Pão e no Vinho. Pensemos no grande amor que se pode ter, ao entregar a vida para salvar os outros. Será que nós, temos Isto presente nos nossos corações pelo menos uma vez por dia?

Oração:
Aceita Senhor a celebração desta noite como penhor das nossas faltas e protege as avós por quem rezámos hoje muito especialmente. Dá-lhes Senhor a Tua mão para que não tropecem.