quarta-feira, 18 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos abandonados

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
Acreditar em Jesus Cristo é sem sombra de dúvida acreditar na ressurreição, pois três dias após a Sua morte Jesus ressuscitou, para dar cumprimento às Escrituras.
Mas haverá muita gente por esse mundo fora que, embora se diga cristã, não acredita verdadeiramente na ressurreição.
E quem não acredita sente-se, por certo, abandonado. Rezemos por todos os abandonados do nosso país.

Oração:
Jesus Cristo, Tu que nos ensinaste que é possível vencer a morte através da ressurreição, faz com que todos aqueles que estão abandonados possam verdadeiramente acreditar no Teu amor.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
A subida de Jesus aos Céus não deve ser encarada como uma partida sem regresso, mas sim como uma viagem de preparação, uma passagem. Jesus, na Sua ascensão, prepara-nos um lugar junto do Seu Pai, para que um dia todas as pessoas, nomeadamente as que se sentem sós e abandonadas, possam conhecer a vida eterna.

Oração:
Senhor Jesus, Tu que tão meigamente olhas por todos nós e nos concedes um lugar junto de Deus, olha especialmente pelos abandonados do nosso país, para que possam sentir a força do Teu amor.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Este foi um momento de rara beleza que Jesus concedeu aos seus apóstolos. A descida do Espírito Santo, em forma de pomba, fez com que todos eles se sentissem iluminados e cheios do amor de Deus.
Que bom seria que também as pessoas que estão sós e abandonadas pudessem sentir a presença do Espírito Santo nas suas vidas

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, a Ti vimos encarecidamente pedir que olhes por todos os abandonados do nosso país, para que não se sintam tão sozinhos e que encontrem em Ti um porto seguro.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Nossa Senhora foi um exemplo para todos nós. Nunca hesitou em fazer o que Deus lhe pedia, nunca questionou nem colocou restrições, nunca virou a cara ao projecto que Deus tinha para Ela.
E nós? O que fazemos em relação aos abandonados? Questionamos porque estão assim? Fazemos algo para ajudar ou para melhorar a sua situação? Ou preferimos encará-los como o cancro da sociedade?

Oração:
Maria, ajuda-nos a ser pessoas mais atentas com quem está sozinho e abandonado. Ajuda-nos a ter um coração aberto ao amor, de modo a distribui-lo a quem mais precisa.

5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
Nossa Senhora, pelo seu exemplo de dedicação e obediência, só poderia mesmo ser coroada Rainha do Céu e da Terra. Mas foi, no entanto, uma Rainha que sofreu muito, não teve corte nem criados à sua disposição e, para cúmulo dos cúmulos, ainda teve que assistir à morte do próprio Filho.
Conseguiremos nós perceber a grandiosidade de sofrimento que Nossa Senhora passou?
E quanto aos abandonados? Conseguiremos nós verdadeiramente perceber o que lhes vai na alma, porque estão assim e como se sentem?

Oração:
Senhor nosso Deus, Salvador do Mundo, olha por todos nós para que consigamos ser exemplo vivo da Tua Palavra, mas olha especialmente por quem está só e votado ao abandono, pois só com a Tua Luz conseguirão vencer as dificuldades da vida.