segunda-feira, 16 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos defuntos


1º Mistério
A anunciação

Meditação:
A entrega de Maria é a confiança total em Deus...
Confiar é estar seguro das boas intenções de alguém, na certeza de não ser desiludido, hoje em dia estamos rodeados de pessoas em quem não podemos confiar...mesmo assim é preciso ter confiança, sermos exemplo de Maria, que confiou no Senhor.
Assim como Maria, também nós somos convidados a depositar a nossa confiança naquele que conhecemos pela fé, com Ela levaremos connosco todos aqueles que não têm confiança, a quem daremos a conhecer o Senhor, o maior amigo em quem depositamos toda a nossa confiança.

Oração:
Senhor, que todas as mães olhem para Maria como sinal de esperança, saibam acolher no amor os seus filhos e recebam de cada um de nós o testemunho do dom da vida.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Maria foi visitar a sua prima Isabel e, quando a cumprimentou, esta ficou cheia do Espírito Santo.
A nossa esperança é também a esperança para os outros e quando descobrimos o amor, não quer dizer que este esteja nos laços de sangue, mas em todos os filhos de Deus.
Acolher a vontade de Deus é estarmos prontos a servir o irmão, aquele que mais precisa.
A família deve ser, cada vez mais, a primeira escola cristã, como sinal de fé esperança e humildade.

Oração:
Olhando para o exemplo de Maria, que nós sejamos estimulados a dar o nosso sim a Deus.
E que saibamos ir ao encontro daqueles que sentem tristeza e solidão e levar-lhes a alegria da esperança e da salvação.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
Maria deu à luz Aquele que veio para nos salvar e por nós morreu numa cruz. A grande esperança só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que sozinhos não podemos conseguir.
Diante do menino tenhamos fé para sermos Suas testemunhas e viver uma vida verdadeira.

Oração:
Que Jesus encha as nossas casas com a Sua humildade e coragem para pedir, dar e aceitar o perdão, no seio da nossa Família, de modo a que a felicidade seja uma constante nas nossas vidas.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Assim como Semião agradeceu ao Senhor, também nós tenhamos a humildade para agradecer cada dia que passa na nossa vida.
É na nossa oração sincera que falamos com Deus e é assim que Ele nos fala.
Agradeçamos a Deus por todos aqueles que anunciam a Palavra de Deus, deixando para trás os seus lares e os seus parentes para fazer a vontade de Deus...Que Maria os ajude nesta missão.

Oração:
Como Semião, quero agradecer-Te, Senhor, o que de bom tem sido a minha vida.
Que eu não me canse de Te Louvar e levar a mensagem a todos os que precisam do Teu Amor e do Teu perdão.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Deus fez-nos livres, por isso saibamos respeitar a liberdade de cada um ao dirigirmo-nos aos outros, para que não se sintam prisioneiros, mas sim libertos para a vida.
Talvez não consigamos entender esta liberdade que Deus nos dá, mas como cristãos procuremos ser responsáveis na nossa vida para a construção de um mundo melhor.

Oração:
Que Deus nos dê a liberdade de sermos Igreja, para descobrirmos cada vez mais o que Cristo nos ensinou e seguirmos os Seus mandamentos.
Que o Senhor nos ajude a superar as dificuldades do dia-a-dia, como família, como cristãos.
Que a Virgem Maria interceda por nós, pecadores.