sábado, 28 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos fiéis leigos

1º Mistério
A anunciação

Meditação:
Maria foi uma mulher abençoada por ter sido escolhida por Deus. Teve medo e teve dúvidas, coisas naturais da Sua condição humana, mas confiou nas palavras que o Anjo lhe disse e aceitou o projecto que Deus tinha para Ela.
Assim são os fiéis leigos das nossas paróquias - muitas vezes são assaltados por dúvidas em relação às suas funções dentro da Igreja, mas acima de tudo amam Deus e acreditam no projecto que Ele tem para lhes oferecer.

Oração:
Meu Deus, obrigado pelos fiéis leigos que chamaste ao serviço das nossas paróquias e que aceitaram o Teu chamamento. Todos eles são importantes para o bom funcionamento das nossas igrejas. Ajuda-os a cumprirem sempre a função que Lhes confiaste.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Nossa Senhora embora sendo uma pessoa comum, era muito generosa e de coração puro, e isso vê-se na visita que fez à sua prima Santa Isabel.
A visita de Nossa Senhora foi uma profecia do mandamento do Seu Filho: devemos amar-nos uns aos outros como Ele nos amou.
Dentro da Igreja, especialmente nas pessoas que nela colaboram, por vezes haverá pessoas de quem não gostamos tanto… pensemos que todas essas pessoas têm um objectivo em comum: o serviço a Deus.

Oração:
Senhor, o amor que tenho por Ti exige que ame todos os outros de igual forma, mesmo aqueles de quem não goste tanto.
Perdoa-me se por vezes não tenho paciência e não entendo as pessoas que colocaste ao Teu serviço e ao serviço da Tua Igreja.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
É impressionante ver as condições de pobreza em que Jesus nasceu: numa gruta das colinas de Belém, fria e escura.
Mas isto faz-nos pensar que Deus pode e deve ser amado de todo o coração em qualquer sítio, independentemente das condições e por qualquer pessoa.
O amor a Deus não depende do sítio onde estamos, depende apenas das pessoas que somos.

Oração:
Neste mistério rezemos por todos os fiéis leigos por esse mundo fora para que, independentemente do sítio onde estejam e das condições que tenham, amem sempre Deus com todas as suas forças e nunca se arrependam de estar ao Seu serviço.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Maria, mais uma vez, aparece-nos como um exemplo de confiança plena e obediência, pois reconhecida com o que Deus lhe fez, leva o menino Jesus ao Templo, à casa de Seu Pai.
Assim devem ser os leigos ao serviço da Igreja Católica: agradecidos ao Pai por tudo o que Ele lhes ensina, frequentando a Sua casa e colaborando com a Santa Igreja.

Oração:
Maria Nossa Mãe, assim como Tu foste exemplo de obediência a Deus, fazei com que os leigos ao serviço das nossas paróquias sejam também sempre fiéis à Palavra do Senhor. Que tragam os seus filhos à Casa do Pai, tal como Tu o fizeste, de modo a que a Igreja de Deus cresça com o passar dos anos.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
José e Maria desesperam por não saber do Filho e eis que o encontram no Templo, após terem passado momentos de aflição e grandes preocupações. Mas ao encontrarem Jesus alegram-se, como o pastor que encontra a sua ovelha perdida.
Assim acontece por vezes com os fiéis leigos ao serviço das nossas paróquias: têm preocupações, aborrecimentos, aflições… mas alegram-se ao encontrar Jesus e se colocarem ao Seu serviço.

Oração:
Meu Deus, assim como permitiste que José e Maria encontrassem Jesus, que julgavam perdido, fazei com que os leigos das nossas paróquias, sempre que se sentirem desanimados, encontrem a luz de Cristo para guiá-los e ajudá-los a desempenhar as suas funções com alegria e amor.