terça-feira, 10 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos desempregados


1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Jesus sofreu momentos terríveis e agonizantes no Horto das Oliveiras, momentos de solidão, de abandono e incompreensão.
Assim se sentem os desempregados do nosso país: sozinhos, abandonados e incompreendidos, perdidos sem saber que rumo dar às suas vidas.

Oração:
Jesus, Tu que passaste por tantos tormentos, compreendes bem o que significa o sofrimento de quem não tem emprego.
Ajuda os desempregados do nosso país a nunca perderem a esperança de que um dia melhor está para vir. Ilumina-os com a Tua luz para que não se sintam perdidos ao longo do seu caminhar.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
Todos queriam a morte de Jesus, mas antes de O matarem ainda o quiseram ver sofrer, flagelando-O e torturando-O até ao limite.
Assim se passa com a nossa sociedade hoje em dia: o flagelo do desemprego é terrível mas ainda assim nada fazemos para mudar este facto.

Oração:
Tantos desempregados à minha volta e eu que faço, meu Deus? Cruzo os braços e não tomo uma atitude para ajudar para quem mais precisa…
Neste mistério peçamos a Deus que nos faça olhar em volta e a dar a mão a quem está desempregado e não tem meios próprios para subsistir. Um pequeno gesto nosso pode fazer toda a diferença e, ao dar a mão a um necessitado, é a Deus que estamos a dar a mão…

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
Não bastando já todo o mal que estavam a fazer a Jesus, ainda acharam por bem colocar-Lhe uma coroa de espinhos na cabeça, de modo a provocar-lhe ainda mais dor física, tendo prazer em ver o seu sangue derramado.
Assim são certas empresas empregadoras hoje em dia: mesmo sabendo das parcas condições dos seus funcionários, decidem colocar-lhes a “coroa do desemprego”, sem pensar nas consequências que isso pode vir a ter.

Oração:
Jesus, que os espinhos do desemprego não se cravem mais na cabeça de quem está a passar por dificuldades.
Ajuda todas as famílias que são vítimas da falta de trabalho, para que nunca lhes falte alimento na mesa nem condições dignas de vida.

4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
Longo e penoso foi o caminho que Jesus teve que percorrer até chegar ao Calvário, o sítio onde iria ser morto.
Assim é muitas vezes o caminho dos nossos desempregados, percorrendo dia-a-dia os centros de emprego, em busca de trabalho e vendo as suas expectativas goradas.

Oração:
Deus Pai, que permitiste que o Teu amado Filho percorresse um caminho de dor para a nossa salvação, ajuda os que não têm trabalho para que não caiam nem percam a coragem ao longo do caminho em busca de melhores condições de vida.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
Antes de morrer na cruz Jesus diz “Meu Deus, porque me abandonaste?”
No meio de tanta dor e sofrimento até Jesus se sentiu abandonado pelo Pai. É assim que muitas vezes também se sentem aqueles que não têm emprego e que não conseguem sustentar as suas famílias, tomando por vezes atitudes drásticas.

Oração:
Neste último mistério queremos pedir-te, Deus Pai, para que olhes por todos aqueles que estão desempregados, dando-lhes coragem e força, de modo a que não façam nada contra a Tua vontade.
Mostra-lhes o Teu caminho e semeia no seu coração a semente da esperança e da fé na Tua Palavra.