segunda-feira, 2 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelas crianças

1º Mistério
A anunciação

Meditação:
Como é que nós aceitamos Deus nos nossos dias? Será que seguimos a Sua palavra nas nossas acções com os outros? Maria recebeu a visita de um Anjo mensageiro e nessa mesma visita fez-se escrava do Senhor aceitando a sua palavra. Nesse momento não encheu o seu coração com receios, mas sim com o Amor de Deus, com o maior Amor de todos.
Enquanto cristãos, será que seguimos o exemplo de Maria? Recebemos nos nossos corações o que Deus nos tem para dizer nos nossos dias e seguimos a sua Palavra?
Pensemos sobre isto; se realmente interiorizamos o que escutamos nas eucaristias e se agimos como Maria nas nossas vidas.

Oração:
Senhor ajuda-me a ser melhor em cada dia, seguindo o exemplo de Maria. Por vezes é muito difícil, mas sei que nesses momentos o meu coração se enche do Seu amor e consigo ultrapassar todas as minhas dificuldades. Obrigado Meu Deus!


2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Como já sabemos, nós, cristãos, devemos ser o espelho de Deus para os outros. Mas será essa tarefa fácil de executar? Será que conseguimos mostrar o amor de Deus através das nossas acções, das expressões do nosso rosto? Se fazemos coisas más para com os outros, vão pensar que Deus é mau, mas não, é precisamente o contrário, Ele ama-nos acima de tudo, o Seu amor é inquestionável!
Deveríamos agir sempre de coração e braços abertos com os que nos rodeiam, para que quando nos vissem, os seus corações sentissem a presença do Senhor e se enchessem de amor e humildade. Pode-se ter tudo o que provoca inveja nas outras pessoas ou ter o que é indispensável à sobrevivência, mas será que se tem o carinho, a humildade, a amizade dos que fazem parte da vida?
Deus ama e aceita todos, independentemente do que se tem ou daquilo que se é, fisicamente ou psicologicamente. Deixemos que Deus entre nas nossas vidas e tentemos transmiti-lo da melhor maneira possível.

Oração:
Senhor enche o meu coração da Tua bondade e humildade e ajuda-me a aceitar cada um à sua maneira, sem dar importância ao que se tem ou aquilo que se é. Ajuda-me a acolher aqueles que mais precisam do Teu amor em todos aqueles que se cruzam no meu caminho até chegar a Ti.


3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
Após o nascimento de Jesus, todos ficaram admirados e glorificavam e louvavam a Deus, mas nos dias de hoje vemos que existe muito pouco louvor, mas sim rancor e ódios. O nascimento do menino Jesus foi um momento de enorme felicidade e devia ser lembrado e vivido, por todas as pessoas, como tal. Como um acontecimento que transmite felicidade, amor e paz a todas as pessoas e não um acontecimento que gera ódios e guerras. Jesus nasceu num palheiro, mas também devia nascer nos nossos corações! Recordemos o nascimento de Jesus como algo que nos transmite amor, paz, humildade, união e coloquemos de parte todos os rancores que sentimos, os ódios e que o nosso coração não seja possuído por tais sentimentos.

Oração:
Senhor, obrigado por estar presente na minha vida, dentro do meu coração. Ao tê-lo ao meu lado, tudo fica mais fácil. Vou esforçar-me por mostrar todo o Seu amor que tem por todos nós e mostrar aqueles que ainda não sentem a Sua presença dentro dos seus corações que o nascimento de Jesus foi o que nos salvou e que é um acontecimento que transmite paz, amor e humildade.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Quando Jesus chegou ao templo, Simeão recebeu-o de braços abertos, pois sabia que não morreria antes de receber o Salvador, o Messias. Então deste modo ao ver Jesus, o Salvador, proclamou que poderia partir em paz pois já tinha visto a salvação.
Como reagimos nós ao recebermos boas novas? Pensamos demasiado e esquecemos do que realmente importa? Ao recebermos coisas boas, queremos sempre mais?
Simeão sabia que Jesus era o Salvador e nós, cristão, sabemos o que foi feito para nossa salvação, mas por vezes damos mais importância a coisas desinteressantes e perdemos pouco tempo em escutar ou em rezar. Nas eucaristias escutamos a Palavra de Deus para pô-la em prática, tal como Simeão, mas isso parece ser muito difícil, pois ainda agimos com os outros com maus modos. Sempre que nos dizem algo, pensamos sempre nas coisas negativas e esquecemo-nos do que realmente importa, da causa de tal acontecimento. Tentemos escutar Deus nas nossas vidas, no dia-a-dia, e não só quando precisamos de algo.

Oração:
Jesus, sei que cair na tentação de pedir mais e mais do que aquilo que necessito é muito fácil nos dias de hoje, mas sei que consigo parar para escutar, orar e agradecer por aquilo que tenho. A família, os amigos, a Igreja são das coisas que não se podem comprar, mas que podemos agradecer por fazerem parte das vidas de cada um.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Quando nos sentimos tristes, sozinhos ou fizemos algo de mal, o que fazemos? Ou espalhamos a nossa infelicidade por aqueles que nos rodeiam ou sofremos sozinhos. Mas não são esses os melhores caminhos.
Sabemos que é na casa de Deus que nos sentimos amados, perdoados, reconfortados e que podemos ir lá sempre que possível. Jesus ficou no Templo a escutar e questionar enquanto seus pais andavam à sua procura, mas era no Templo onde ele se sentia em casa e onde devia ter sido o primeiro sitio a procurar. Nós, cristão, sabemos que a nossa casa é a Igreja e que é lá que podemos escutar e falar com Deus, mas muitas vezes esquecemo-nos disso…

Oração:
Jesus, sempre que me sinto triste, penso que estou sozinho e ninguém me dá importância, mas isso é errado! A qualquer momento posso procurar e estar muito atento e descubro um sinal Seu, a Sua presença desperta novos sentimentos. Ensina-me a ultrapassar todas as fases difíceis. Basta encontrar um sitio onde O posso escutar e rezar.