domingo, 22 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelas catequistas

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
A morte não é a última palavra. O Espírito Santo ressuscita Cristo. Maria Madalena não reconhece Jesus, mas ao escutar o seu nome nos lábios do Senhor lembra-se de tudo intensamente: a hora do perdão, a morte de Sexta-feira...
Os Evangelhos narram-nos que esta mulher foi a primeira pessoa que viu Jesus Ressuscitado. O Senhor envia-a aos apóstolos para lhes anunciar o triunfo da Vida. Agora, o Pai de Jesus é também nosso Pai, por isso Cristo chama aos discípulos meus irmãos.

Oração:
Santa Maria Madalena, pede ao Senhor que nos encha de alegre esperança. Une a tua intercessão à da Mãe de Deus, para que todas as mulheres sejam anunciadoras de Cristo Ressuscitado, portadoras de vida na família, na Igreja, na sociedade e nas culturas dos povos.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
A meta da nossa vida é regressar à Casa Paterna. Jesus é o primeiro filho dos ressuscitados. Nós entretanto, somos peregrinos mas Ele não se desinteressa pelo nosso destino. Continua a ser um de nós.
Como Bom Pastor e nosso irmão mais velho, intercede por cada um de nós. No céu conserva as cinco chagas, como sinal de que nos acompanha nas nossas lutas. A nossa missão é preparar o mundo para a sua vinda gloriosa.

Oração:
Pai, Teu Divino Filho é carne da nossa carne, filho de Maria. Em suas chagas gloriosas recorda as nossas chagas. Recebe com misericórdia todos os defuntos e assiste aos moribundos. Na hora da nossa morte, ampara-nos debaixo do manto de Maria.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Os apóstolos sentiam nostalgia e medo. Não tinham compreendido os ensinamentos de Jesus. Maria não duvidava de que seriam confortados pelo Espírito. Assim como o Espírito ressuscitou Jesus, agora desce sobre a Igreja. Os apóstolos já não se sentem órfãos.
O Espírito é Alma desta família que é a Igreja. Já não haverá medrosos nem indiferentes, o Espírito enviá-los-á a estender o Reino de Deus até aos confins do mundo.

Oração:
Espírito Vivificador, os nossos Bispos são sucessores directos dos Doze Apóstolos. Mediante a imposição de mãos consagram, com Teu poder, os nossos sacerdotes e diáconos. Por intercessão da Rainha dos Apóstolos, dá-nos numerosos e santos ministros da Palavra e dos Sacramentos. E concede-nos a todos que vivamos no fogo do Teu amor.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Alguns idolatram o corpo. Outros espezinham-no e não se preocupam se os irmãos têm alimentos, roupas, medicamentos. O nosso corpo foi escolhido para ser templo do Espírito Santo. Maria foi o santuário plenamente habitado pela Santíssima Trindade. Entregou-se por completo à pessoa e à obra de Jesus. Por isso foi levada em corpo e alma para junto de seu Filho Ressuscitado.
Isto não é apenas uma maneira de falar. É um mistério. Assim como a Ressurreição é real, também é um facto que, desde o céu, um coração inteiramente humano, materno, de carne e sangue, bate por nós.

Oração:
Senhor Jesus, de Maria recebesTe um corpo como o nosso. Ensina-nos a tratar os nossos corpos com respeito, gratidão e recta disciplina. A cada um, segundo o nosso estado de vida, ilumina-nos com a pureza de Maria, para que o nosso corpo reflicta melhor a dignidade imortal da alma que nele habita.

5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
A Santíssima Trindade coroa Maria como Rainha do Universo, não se trata de um título honorífico fora do nosso alcance e que em nada modifica as nossas existências. Ele participa do poder de Cristo, Senhor da história. Isto implica um eficaz poder de intercessão.
Maria actua no meio dos duros combates da Igreja contra o Demónio, Príncipe da mentira, do ódio, da divisão, da injustiça e do desespero. Revestida pelo fulgor de Cristo Ressuscitado, é, no nosso tempo, sinal de vitória, tal como o manifestou em Fátima aos pastorinhos. O seu Filho rege a história com um ceptro misterioso, mas firme como ferro.

Oração:
Maria, a Escritura diz que o demónio combate sempre contra os Teus filhos.
Peço-te a Ti, Rainha do Céu e da Terra, que fortaleças os cristãos que, às claras ou às escondidas, directa ou indirectamente, são perseguidos até ao martírio a fim de dar testemunho fiel de Jesus.