segunda-feira, 30 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos que não nasceram


1º Mistério
A anunciação

Meditação:
Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe da pessoa mais importante da nossa história: Jesus Cristo.
Foi agraciada com o dom da maternidade, que é uma das melhores experiências por que uma mulher pode passar.
Mas há por esse mundo fora muitas mulheres que não pensam assim, ficando desapontadas por saberem que estão grávidas e, por isso, não deixando os seus filhos nascerem.

Oração:
Maria, tal como Tu te sentiste feliz ao saber que ias dar à luz, fazei com que todas as mulheres sejam contempladas com a mesma felicidade, de modo a que nunca interrompam voluntariamente os seus períodos de gestação.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
A visitação de Nossa Senhora à sua prima foi um ponto de união entre duas mulheres: união por se tratarem de duas mulheres da mesma família unidas pela graça de irem dar à luz em breve, união também na confiança na Palavra de Deus.
Assim deveriam ser todas as mulheres: unidas no projecto de ter um filho e não de o destruir antes de nascer.

Oração:
Meu Deus, uma criança não pede para ser gerada, por isso é injusto que a matem mesmo antes de nascer. Uma criança não pode escolher a mãe que virá a ter, por isso é injusto que essa mesma mãe decida se a criança vive ou morre… Ilumina todas as mulheres gestantes para que nunca tenham a tentação de acabar com a vida da criança que trazem no ventre.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
O nascimento do menino Jesus foi um dos momentos marcantes da história da Humanidade: o nascimento do nosso Salvador.
Mesmo nascendo numa cabana sem condições, este menino veio ao mundo conforme estava escrito na Sagrada Escritura.
Muitos bébés há por esse mundo fora, que por falta de condições, não chegam a nascer…

Oração:
Senhor, sabemos que muitos bebés não nascem porque as mães não têm condições básicas de saúde para poderem ter um parto em segurança.
Sabemos que muitas crianças não nascem pelo facto das suas mães viverem em ambientes de guerra, de fome e de destruição.
Ajuda todas estas pessoas para que possam encontrar melhores condições de vida e desse modo gerarem crianças felizes e saudáveis.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Quarenta dias depois do nascimento de Jesus, Maria apresentou-O no Templo a Seu Pai - ali estava o menino que iria redimir os pecados do mundo.
Matar uma criança antes de esta mesmo nascer é um dos maiores pecados que alguém pode cometer… não é isso que Jesus quer, não foi para isso que Jesus morreu na cruz…

Oração:
Jesus, o pecado é como uma lança que trespassa o coração, mas por vezes há corações tão duros que não se importam com as lanças…
Por favor Jesus, não permitas que mais crianças morram antes de nascer… Faz com que todas as mulheres grávidas amem os seus filhos tal como Maria Te amou.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Um medo profundo tomou conta da alma de Maria e de José ao pensarem que tinham perdido o Seu amado Filho. Uma alegria enorme os invadiu quando O reecontraram.
É normal que assim seja: os pais amam os filhos e quando pensam que os perderam ficam desesperados, e exultam de alegria quando os reencontram. A isto chama-se amor… como é possível que certas mães não amem os filhos que trazem no ventre?

Oração:
Meu Deus, fizeste-nos livres mas por vezes não sabemos usar a liberdade que tão generosamente nos deste.
Faz com que toda a gente saiba usar a sua liberdade de acordo com o amor que devemos ter uns pelos outros, sem prejudicar ninguém, especialmente aqueles que, por ainda não terem nascido, nem se podem defender.
Perdoa todas as pessoas que contribuíram para a morte das crianças antes do seu nascimento, acolhendo-as na tua misericórdia.