domingo, 8 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos presos

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
Ao ver Maria Madalena chorar pelo seu Mestre querido, penso como seria se tivesse sido um de nós a estar naquela situação? Penso em qual seria a nossa reacção ao ver o Mestre. Será que seriamos capaz de ir contar a todos que Jesus ressuscitou, sabendo que provavelmente iríamos ser gozados e que ninguém acreditaria.
Os tempos mudaram, mas a história continua a mesma… E hoje como reagimos? Acreditaríamos em Maria Madalena? Acreditamos na Ressurreição? Como cristãos como é que nos anunciamos Jesus aos outros? Fazemos com que os outros tenham vontade de conhecê-Lo ou anuncio alguém estranho e distante?

Oração:
Senhor ajuda-nos a anunciar-Te sem medo a todos e que não nos esqueçamos de anunciar-Te, principalmente àqueles que estão longe de Ti ou que mais precisam de Ti. Que a Tua luz ilumine todos os homens e mulheres presos, que nunca os deixes na escuridão.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
Quando estou triste ou em baixo a quem recorro? Recorro à força do Espírito Santo, recorro à oração? Ou recorro às coisas mundanas como ao álcool, as drogas, à solidão, à maldade?
Acreditaremos nós verdadeiramente na força do Espírito Santo? Eu acredito, por isso, desce sobre mim e sobre todos, e dai-nos a luz necessária para continuar esta caminhada de tua testemunha e de anunciar-Te por toda a parte.

Oração:
Espírito Santo, derrama sobre mim toda a Tua força, enche-me de esperança, mata a minha sede de vingança e enche-me de poder e glória para honrar Teu nome.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Jesus fez com que cada um ouvisse na sua língua materna as maravilhas de Deus. Que imagem tão bonita e quase impossível de concretizar nos dias de hoje. Com este acto Jesus mostra-nos que não há diferenças entre nós, que somos todos iguais e que temos todos algo em comum, Deus é a sua linguagem, a linguagem do amor!
E esta devia ser espalhada por todos nós, que somos seus seguidores, sem racismos, xenofobia, diferenças de cor, sem preconceitos nas diferentes orientações sexuais, nas diferenças ecónomas, nas diferenças físicas…
Assim como indica a palavra cristão devemos imitar Cristo, e assim imitar também a Sua linguagem de amor, mas ao invés disso somos muitas vezes seguidores da linguagem do ódio e do mal.

Oração:
Que Deus faça ecoar na nossa cabeça a Sua linguagem materna, a linguagem do amor e principalmente com os presos uma vez que Deus ama-os acima de tudo, pois a sua linguagem é só uma: a do Amor e compaixão.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Quase todos tememos a morte. Mas sabemos o porquê? A morte é uma passagem, o início de outra etapa da nossa vida! Se calhar é por não acreditarmos verdadeiramente na ressurreição, provavelmente é porque duvidamos e temos medo que tudo acabe aqui.
Cristo ressuscitou e nós também ressuscitaremos e só nesse momento conheceremos o verdadeiro sentido da palavra amor e perdão.

Oração:
Que o Senhor nos ajude a ter fé para acreditar sem medo e não temer a nossa passagem para junto do Pai.
Que todos os presos sintam que Deus não os julga e que só com Ele encontrarão o verdadeiro perdão.


5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
Maria é coroada Rainha do céu e da terra, quando pensamos nesta coroação parece que Nossa Senhora é uma rainha à maneira das rainhas deste mundo. Mas na verdade, a realeza de Maria é muito diferente, Ela é Rainha pela confiança, pelo acolhimento, pela fé e pelo amor vivido na sua peregrinação, como discípula.
Quando se está preso estas são as primeiras palavras e sentimentos a desaparecerem, ao estarmos confinados a quatro paredes. Que a nossa Rainha ilumine e dê tudo aquilo que os presos necessitam.

Oração:
No fim deste momento que estivemos a rezar por aqueles que justa ou injustamente estão presos, pedimos ao Senhor da liberdade que os ajude a encontrar um novo caminho que seja iluminado pelo amor libertador de Deus.