sexta-feira, 27 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelas RVBS paróquias


Oração Inicial
Rezemos pelas famílias de todo o Universo. Peçamos ao Pai que as ajude a superar as cruzes da vida, pensando no amor que Cristo nos dedicou morrendo por nós.
Hoje vamos rezar especialmente pelas nossas paróquias da Raposeira ,Vila do Bispo e Sagres. Fazei Senhor que os seus paroquianos sejam o sal da terra e que saibam condimentar a comunidade com valores cristãos.

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Depois da última ceia Jesus está em grande sofrimento. Sabe o esperam momentos muitos difíceis. Afasta-se para rezar. Precisa falar com o Pai. Precisa dizer-Lhe que obedecerá à Sua vontade. 

Oração:
Divino Espírito Santo, inspira os leigos das nossas paróquias. Faz-lhes entender que todos são poucos para as tarefas que Deus nos pede, e que todas as tarefas são lindas aos olhos de Deus.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
A multidão enfurecida começa a maltratar Jesus. E é com dedicação e com amor que Jesus aceita todas as humilhações e provações que aqueles momentos trazem.

Oração:
Senhor, como é bom chegarmos à Igreja e encontrarmos tudo limpo e arrumado nos devidos lugares. Alguém ofereceu algum do seu tempo para o fazer. Dai-lhes Senhor saúde, ânimo e paciência para continuarem e alento para não desistirem.

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
Que dura provação. E que dedicação ao Pai e à Humanidade. Sabemos quanto custa quando nos apercebemos que alguém troça de nós. Aquela coroa de espinhos, além de dolorosa ,era o cúmulo do escárnio. E, mais uma vez, venceu o Amor.

Oração:
Jesus, como deves entender certas coisas que acontecem na Tua Igreja. Também aqui por vezes se ri e criticam os irmãos. Ajuda Bom Pai a que todos consigamos entender as limitações de cada um, não se achando ninguém mais do que o que está ao seu lado. Aconselha Senhor cada um de nós a se inter-ajudar para que todos possamos  ser capazes de Te servir.

4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
Jesus, no seu caminho para o Calvário, fala às mulheres de Jerusalém. E no meio de tal sofrimento ainda tem ânimo para as  aconselhar, dizendo-lhes que maus dias virão. Virão tentações, virão vinganças que terão de ser superadas com amor, coragem e muita fé em Deus.

Oração:
O calvário das nossas vidas é de longe mais suave do que o de Jesus. Mas, dentro das nossas Paróquias, há sempre alguém que se julga a mais infeliz das criaturas. Diz-lhes Senhor, Nosso Pai,  que não é assim. Faz, Divino Senhor, que cada um aceite o que a vida vem trazendo, com amor, com alegria e o faça como oferta ao Pai que de nós espera o melhor, tal como o fez Jesus Seu filho.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
É o fim da Sua missão na Terra. Viveu uma vida exemplar, fez milagres, ensinou a humanidade a viver no amor ao próximo e ao Pai, e assim se entregou à morte na cruz, para que um dia nós , depois de carregarmos as nossas cruzes na Terra, possamos juntar-nos no Céu ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Oração:
Meu Bom Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame cada vez mais. Peçamos a  Nossa Senhora  por todas as equipas que voluntariamente colaboram  para que tudo corra da melhor maneira nas nossas paróquias. Dai-lhes Santa Maria ânimo e saúde.