quarta-feira, 25 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos estudantes

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
Maria Madalena “voltou-se para trás e viu Jesus de pé”, esta imagem é fenomenal, anuncia o reaparecimento vivo do nosso “Mestre” depois de ter morrido. Voltou para salvar-nos, é motivo de grande alegria.
Somos capazes de Louvá-lo?

Oração:
Senhor, nos dias de hoje, as rotinas dos pais estão muito preenchidas pela vida profissional, resultando por isso curtos momentos de convívio em família. Os estudantes também passam grande parte do seu tempo nas instituições escolares, com os amigos e/ou entregues a si próprios.
Que a Vossa presença permanente os proteja e que eles saibam agradecer-Vos ao longo das suas vidas.

2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
O Senhor, antes de subir ao Céu, disse que iríamos receber a força do Espírito Santo, é o testemunho que Jesus nos ama e quer que sejamos felizes. 
Perante tudo isto, será que estamos a olhar para o Céu?

Oração:
Jesus, a entrada para uma instituição escolar, na grande maioria das pessoas, ocorre quando são bebés, levados ao colo pelos seus pais, as crianças desenvolvem-se, atingem a adolescência e já são se consideram adultos, quando terminam a sua escolaridade.
O percurso de um estudante é demorado e marcado por várias fases do seu desenvolvimento global que o Senhor acompanhe todos os estudantes neste percurso das suas vidas.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
O versículo “Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem” revela a influência deste dom de Deus, o Espírito dá vida, renova e transforma.
Temos consciência de que é o Espírito que nos renova, orienta e nos anima?

Oração:
Meu Deus, os estudantes passam a infância, a adolescência e o início da idade adulta a estudar, na expectativa de terminarem os estudos e conseguirem uma colocação no mercado de trabalho, dentro da sua especialidade, cada vez há mais dificuldade em arranjar emprego.
Que o Espírito Santo desça sobre eles e os anime.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
“Cristo ressuscitou (…) em Cristo todos voltarão a receber a vida.” A fé diz-nos que como Cristo ressuscitou e vive para sempre, também nós iremos um dia ressuscitar.
Vivemos uma vida tranquila ou apavorados com a morte?

Oração:
Senhor, houve estudantes que faleceram e não terminaram o seu percurso académico.
Que o Senhor os tenha, junto a Si, no Reino dos Céus.

5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
O dragão transporta muita simbologia “grande dragão de fogo com sete cabeças e dez chifres”. Grande significa poderoso; o fogo remete para vermelho, cor de sangue; à cabeça associamos a inteligência, neste caso, sete simboliza uma inteligência total, capaz de seduzir e enganar; os chifres reforçam ideia de força, relembram animais que os usam para lutar. Este dragão destruidor mostrou o seu poder, lançando para a terra um terço das estrelas do céu, além de forte e esfomeado, olhava para a mulher grávida com um desejo enorme de lhe devorar o filho, no entanto foi derrotado.
Nasce Jesus, o Rei, o Vitorioso, que veio para governar todas as nações. Nesta leitura destaca-se acima de tudo a vitória do bem contra o mal.
E nós estamos confiantes das nossas acções?

Oração:
Senhor Jesus, livrai os estudantes de todas as tentações.