domingo, 22 de maio de 2011

Jo 14, 1-12 - "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"

Durante a hora da refeição Jesus tenta transmitir uma ideia do Céu: falando do caminho da verdade e da vida. Jesus sabe que a Sua morte e crucificação é inevitável que este facto será um duro golpe para os seus discípulos. O que os seus discípulos amados não sabem e ainda não peceberam é que, um dia, na hora da sua morte, juntar-se-ão a Jesus no Céu.
Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar?

Jesus sossega-nos. Pede-nos apenas que acreditemos. Garante-nos um lugar junto ao Pai.
Deus, na Sua omnipotência, guarda para todos um cantinho. Grande é o Seu amor.
Ele é o caminho que Jesus nos traça, que nos conduz ao Reino dos Céus.

Meditação:
Jesus diz-nos: Acreditai em Mim. Nós acreditamos.
Mas as ciladas da vida são imensas, e por vezes vem a dúvida. E na dúvida o que fazemos?
Refugiamo-nos no desespero? Porque não procuramos respostas na palavra de Deus?
Deus tem sempre pronta a resposta certa.

Oração:
Jesus, sabes como este mundo está cheio de tentações. De todos os lados há vozes que nos interrogam.
Dai-me Jesus respostas, faz-me forte nas decisões e determinado(a) nos meus actos de fé.

Acção:
Hoje vou especialmente dedicar o dia à minha intimidade com Deus. Vou rezar um PAI NOSSO de manhã, à tarde e à noite.


Terça-feira
Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho».

Jesus chama-nos. Que alegria sabermos que alguém do Alto nos guarda um lugar!
Mas compete-nos a nós preparar a caminhada.

Meditação:
Jesus quer a nossa companhia. Ele é o caminho. A Sua palavra é a estrada que devemos seguir.
Jesus é a porta para Deus. É preciso evitar seguir pelas veredas.
Basta seguir Jesus, nos pensamentos e nas obras.

Oração:
Prepara Senhor os meus cinco sentidos, para que esteja sempre pronto a entender o Teu chamamento.
Quero seguir-Te.
Dá-me a Tua mão amiga.

Acção:
Neste dia vou procurar alguém que esteja precisando de mim e vou colocar-me à sua disposição.

Quarta-feira
Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes».

S. Tomé desconfiava. Não acreditava plenamente. Tinha de ver para crer.
Tomé era companheiro da vida de Jesus e mesmo assim era incrédulo.

Meditação:
Em Tomé estão presentes todas as nossas incertezas, as nossas dúvidas, a nossa cegueira, a nossa surdez, o nosso desleixo em relação à Palavra.
Tomé é franco e verdadeiro. Diz directamente o que sente em relação ao que Jesus lhe transmite.
 E nós como somos face às coisas de Deus?
Perguntamos? Ou simplesmente preferimos fingir?

Oração:
Senhor, faz-me franco(a) e verdadeiro(a) na minha relação com Deus e com os homens.
Ajuda-me a esclarecer as minhas dúvidas. Preciso da Tua sabedoria para seguir o Teu caminho.

Acção:
No que diz respeito às coisas da Igreja não ficarei com mais dúvidas, procurarei documentar-me e informar-me junto de quem sabe.

Quinta-feira
Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim?

Nesta passagem bíblica Jesus apresenta a Filipe a Santíssima Trindade.
Jesus revela-se disponível para amar, Pai que tudo faz, ama-nos tal como somos e revela-se Luz que vem do Espírito Santo.

Meditação:
Jesus é claro: conhecer Cristo é conhecer Deus.
Amar Jesus é Amar o Pai.
Estar disponível para servir Jesus é fazer a vontade de Deus Pai.
Oração:
Deus Pai, Filho e Espírito Santo, fazei dos meus dias momentos cheios de amor, de disponibilidade e confiança em vós.

Acção:
Abrirei meus olhos para as necessidades dos outros.

Sexta-feira
As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras.

Jesus mostra-nos o Pai. Espera que acreditemos.
A Sua vida foi feita de obras.
Somos cegos se tal não virmos.

Meditação:
A vida de Jesus teve tanto de belo como de trágico.
Na plenitude da Sua vida, Jesus ensina-nos a amar, a ouvir, a perdoar, a compreender e a servir. Ele foi exemplo de serviço.
No final da Sua vida esteve bem presente a força do amor e da obediência à vontade do Pai.
Estava escrito que a Sua morte seria cruel.

Oração:
Pai Santo, que do Céu nos guardas, ensina-nos a ser humildes de coração e disponíveis para as Tuas obras.
Não há pequenos serviços. Há serviços prestados a Deus.
Ensina-nos Senhor a valorizar as pequenas atitudes para com os nossos irmãos.

Acção:
Hoje visitarei um doente e tentarei que ele escute uma passagem bíblica.


Sábado
Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai».

É um apelo à disponibilidade. Que obras nos pede o Senhor?
Nos Mandamentos entregues a Moisés está escrita a vontade de Deus.

Meditação:
“Acreditar” foi a palavra que mais ouvimos em toda a semana. Foi a palavra chave.
Diz São João que a palavra de Deus alimenta a nossa fé.
Se acreditarmos e formos prontos a servir, as obras aparecerão.

Oração:
Abre Senhor os meus olhos e ouvidos para as necessidades do meu próximo.
Ajuda-me, Pai do Céu, a amar sem limites nem condições.
Eu creio Senhor, mas aumenta a minha fé.

Acção:
Tentarei estar atenta às mensagens do Senhor.
Vou procurar Jesus e a Sua mensagem através da oração.