sábado, 21 de maio de 2011

Terço - Intenção: pela famílias

Hoje, ao contrário do que é habitual, não haverá terço mas sim uma vígilia de oração pelas famílias.
Seguindo novamente o lema das RVBS Paróquias para este ano - Família Orante caminha para a Santidade - todos somos convidados a rezar em família, pelas 21h, na Igreja de Vila do Bispo.
A presença de todos é importante... rezando em família faremos com que a força da nossa oração chegue a quem mais precisa...

F de Família
Este ano o lema das nossas paróquias é “Família orante caminha para a Santidade”, por isso esta noite estamos a fazer esta vigília pela família, não só pelas nossas famílias aqui presentes, mas por todas as famílias do mundo inteiro.
Os laços familiares são das coisas mais importantes da nossa existência. Só com uma família unida pela oração conseguiremos ultrapassar os obstáculos que a vida se vai encarregando de colocar no nosso caminho.

Rezemos por todas as famílias do mundo e em especial pelas famílias das nossas paróquias, para que Nossa Senhora as ajude a encontrar a harmonia sempre que necessário, a sabedoria para resolverem os seus problemas e a força para se apoiarem nos momentos menos bons.


A de Amizade
A amizade é um sentimento fundamental entre as famílias. Haverá por certo, no seio das nossas famílias, pessoas de quem não gostamos tanto, com quem não concordamos… mas todas são necessárias à nossa vida, todas elas fazem parte da nossa existência.

Peçamos neste momento para que os laços de amizade no seio das famílias nunca se quebrem, se mantenham sempre fortes e coesos, pois só uma família unida pela amizade poderá ser verdadeiramente feliz.

M de Mãe
Ao falarmos em família é inevitável que nos venha imediatamente à ideia a palavra “Mãe”, pois as mães são normalmente o “pilar” da família, muitas das vezes responsáveis pela educação dos filhos, pela gestão da casa, etc.
Nos dias de hoje nem sempre é fácil ser mãe, actualmente vive-se à pressa e as mães nem sempre têm tempo suficiente para dar atenção às suas famílias.

Nossa Senhora de Fátima, tu que és a nossa Mãe, ajuda as mães de hoje a desempenharem as suas funções familiares da melhor forma possível, de modo a que consigam encontrar sempre o equilíbrio necessário para olhar pelas suas famílias.

I de Incompreensão

É normal no seio das famílias haver incompreensões, especialmente pela diferença de idade entre os seus membros. Os mais velhos acham que os jovens são cheios de modernices e não os entendem.
Os mais novos acham que os mais idosos são muito antiquados e que as suas ideias já não válidas para esta época. É o chamado conflito de gerações, cada vez mais vulgar nas nossas famílias.

Meu Bom Jesus, ajuda as famílias a perceberem que todas as idades são importantes e todas das experiências de vida são válidas, que os mais velhos têm muito a aprender com os mais novos e que os mais jovens devem colocar os olhos nos ensinamentos de quem já viveu mais do que eles.

L de Lealdade

Este deve ser um sentimento sempre presente em todas as famílias. A lealdade para os nossos familiares deve ser colocada acima de tudo. Por vezes pensamos mais no trabalho, no divertimento, em coisas fúteis, e com isto estamos a ser desleais com os nossos familiares, que nesse momento podem estar a precisar de nós.

Meu Deus, tu que sempre foste leal para com o Pai, faz com que o Espírito Santo ilumine as nossas famílias, de modo a que sejam sempre leais e verdadeiros uns com os outros, nunca se esquecendo do exemplo de amor e fé que nos deixaste.

I de Igreja

Hoje, com as três paróquias aqui reunidas, deveremos pensar em nós, Igreja, como família. Deus chamou-nos aqui porque gosta de nós, porque precisa de nós, porque nos quer ao Seu serviço.
Unamo-nos como uma verdadeira família, pondo de parte todas as coisas mesquinhas e sem valor que por vezes nos afastam uns dos outros.

Jesus, ajuda-nos a ser Teus fiéis servidores, unidos no amor, na fé e na oração, como uma verdadeira família deve ser. Ensina-nos a caminhar para a Santidade através da oração.

A de Amor

É impossível existir uma família sem amor. Este sentimento deve ser a base de toda a nossa vida. Foi por amor que Jesus passou tantos tormentos ao longo da Sua vida, foi por nos amar que aceitou morrer numa cruz.
Jesus não é exigente connosco - não nos pede que morramos numa cruz. Jesus apenas nos pede que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou.

Meu Deus, ajuda-nos a viver verdadeiramente o Teu amor no seio das nossas famílias, seja família de sangue ou família de Igreja. Tu lançaste-nos o desafio de nos amarmos, ajuda-nos a dar seguimento á Tua Palavra.
Deus ama-nos… E nós?