sábado, 14 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos orfãos


1º Mistério
A anunciação

Meditação:
Com esta entrega incondicional Maria torna-se no maior exemplo de amor e de humildade para todos nós, Cristãos. Para Maria bastou um simples convite de Deus para aceitar a Sua Divina Missão.
Aceitemos também nós os convites que Deus nos apresenta todos os dias da nossa vida. Um pedido de pão é um convite à esmola, uma doença ou dificuldade na vida é um convite á paciência e a indiferença e egoísmo do nosso próximo é um convite à Evangelização.
Por isso fiquemos atentos, pois tudo na nossa vida é um convite de Deus, para o nosso aperfeiçoamento como verdadeiros Cristãos.

Oração:
Que este gesto de Maria, seja para todos nós o exemplo do Amor, da Humildade, da Alegria e da Confiança para com  Deus Nosso Pai.
Meu Deus, ajuda-nos a compreender e aceitar os desafios que nos lanças todos os dias da nossa vida.
Ajuda-nos a não ter medo de confiar mais em Ti, do que em nós próprios.
Ajuda-nos a cumprir com alegria, a missão que destinaste para todos nós.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Maria não teve receio da grande e perigosa viagem que tinha que enfrentar, e movida apenas pelo amor e pela caridade foi ao encontro de sua prima que precisava do seu apoio e ajuda.
Que o seu exemplo de coragem e generosidade seja para nós Cristãos um modelo a seguir, para que nos libertemos do conforto e comodismo dos nossos bens e não tenhamos medo nem vergonha de ajudar os mais idosos e desprotegidos.

Oração:
Nestes momentos difíceis que todos vivemos, que o exemplo de Maria, faça renascer em todos nós, sentimentos puros de generosidade, caridade e amizade pelo próximo, principalmente pelos que mais precisam.
Para que olhemos para os nossos idosos e para todos aqueles que sofrem na solidão deste mundo cada vez mais egoísta.
Aceitemos de coração aberto todos os desafios que Deus Nosso Senhor, nos lança todos os dias de nossa vida.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
Jesus ao nascer naquela humilde gruta, veio nos dar o exemplo da simplicidade e da pobreza evangélica, demonstrando-nos como os luxos e futilidades deste mundo não nos trazem alegria e felicidade.
Deus enviou-nos o Seu Filho “feito homem” para perdoar os nossos pecados e nos ensinar a sermos melhores Cristãos, a viver e a divulgar a Palavra do Senhor.

Oração:
Que o nascimento de Jesus seja para todos nós um sinal de esperança e de amor que se renova a cada Páscoa, para que aprendamos a valorizar mais os valores humanos em vez dos bens materiais, que só nos aprisionam e nos fazem sofrer.
O que possuímos neste mundo não tem importância, comparado com o que há-de vir: A VIDA ETERNA.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Nem Maria, nem Jesus necessitavam das cerimónias de purificação, no entanto submeteram-Se, para nos dar o exemplo da obediência e da humildade.
Da mesma forma como Jesus foi oferecido ao Pai do Céu no Templo, também nós Cristãos no Baptismo fomos oferecidos e entregues a Deus.

Oração:
Também nós sejamos exemplo de humildade, respeito e obediência para com Deus Nosso Senhor, para com nossos pais e para com os mais velhos.
Como Jesus se ofereceu ao Pai também nós sejamos capazes de nos oferecer a Deus, de aceitar os Seus desafios e ser fiéis aos Seus ensinamentos.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Neste mistério podemos aprender sobre a importância e a preferência que devemos dar à Casa de Deus, pois aí O poderemos encontrar sempre.
Quando nos perdemos ou desviamos do caminho do Senhor, a consequência é a dor e o sofrimento. Mas é na Palavra de Deus que encontramos conforto e onde poderemos procurar sempre o encontro ou o reencontro com Nosso Senhor e, assim como Jesus, crescer na sabedoria e na obediência.

Oração:
Peçamos a Deus que nos dê a sabedoria e humildade para seguirmos sempre o Seu  caminho e os Seus ensinamentos, para que tudo na nossa vida seja reflexo da vontade e do amor de Deus por nós.