quarta-feira, 4 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelas mães

1º Mistério
A Ressurreição

Meditação:
Maria desesperada chora no sepulcro. Então vê dois anjos que lhe perguntam porque chora, ela responde que levaram o senhor e não sabe onde o puseram. Maria iria buscá-lo onde quer que ele estivesse.
Maria reconhece Jesus depois do diálogo que tem com Ele e compreende que Jesus ressuscitou. A ressurreição de Jesus mostra-nos que a morte não é o fim, Ele voltou para junto do Pai e estará para sempre junto de nós.

Oração:
Senhor, ajuda-me a projectar no coração dos meus filhos a vossa imagem de pai e que a minha de mãe seja um reflexo do Teu amor por todos nós.


2º Mistério
A Ascensão

Meditação:
Jesus ficou connosco até à consumação dos séculos, entrou na plenitude de seu Pai. Como Deus e como homem foi levado aos céus. Jesus não deixou de viver, quando desapareceu do meio dos Homens, ele continua vivo na Igreja, na eucaristia, vivo na sua palavra. Com a sua ascensão a sua presença não diminui mas propagou-se.
Para o céu devemos dirigir nossas orações. Não podemos esquecer que Jesus está próximo de nós e exige a nossa presença neste mundo tão carente.

Oração:
Senhor, chamaste os teus discípulos para receber uma força do Espírito Santo e se tornarem testemunhas da tua ressurreição. Senhor Jesus faz com que também nós sejamos mais solidários com as famílias e em modo particular com as mães que vivem sem alegria.

3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos permitiu-lhes falar outras línguas.
Este milagre do Espírito Santo fez com que todos, apesar das diversidades dos povos espalhados por todo o mundo e das diferenças culturais. Todos escutaram o som do vento forte e viram as línguas de fogo que se iam dividindo e caindo sobre cada um deles.
O Espírito Santo concedeu a toda a humanidade uma só língua, a palavra de Deus e a salvação.

Oração:
Vinde divino Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acende neles o fogo do vosso amor.
Ajuda-nos a acreditar que Deus nos transforma sobre os dons do Espírito Santo e dai-nos a graça de também nós pudermos fazer maravilhas.

4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora

Meditação:
Sem a ressurreição, a fé cristã é destituída de significado e, com ela também a existência humana. Podemos concluir que crer na ressurreição é acreditar que Jesus é verdadeiramente filho de Deus e sacramento de salvação para os homens.
Acreditemos que Cristo está connosco na vida eterna, seguindo o exemplo de Maria, que glorificada na Assunção, foi plenamente salva. Se nós confiarmos havemos de ser libertados do pecado e vivermos no amor de Cristo.

Oração:
Maria, ajuda-me a ser como tu, na fé, na confiança em Deus, no amor ao próximo, na humildade, na paciência e na conformidade absoluta à vontade de Deus. 

5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra

Meditação:
Somos chamados a contemplar o futuro da humanidade e de cada um de nós, ao coroar a Virgem Maria. Deus mostra-nos a importância da humildade, da fidelidade e do amor ao próximo nas nossas vidas.

Oração:
Ó Maria nossa mãe de coração, nós teus filhos e filhas confiantes te pedimos: ensina-nos a amar e seguir Jesus, fazendo em tudo a vontade do Pai, como sempre fizeste. No fim da nossa vida terrena, acompanha-nos para junto do Pai do Filho e do Espírito Santo.