quinta-feira, 12 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos Bombeiros


1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Recebendo o baptismo, Jesus manifesta a sua solidariedade com o povo e dá sentido ao movimento da conversão deste. É um facto público no centro do qual estava o Profeta ungido pelo espírito.
Pelo Baptismo, o cristão é sacramentalmente similar a Jesus, que antecipa no Seu Baptismo a Sua Morte e a Sua Ressurreição; deve entrar neste mistério de rebaixamento humilde e de arrependimento, descer à água com Jesus para subir novamente com Ele, renascer da água e do Espírito para tornar-se, no Filho, filho bem amado do Pai e "viver”.

Oração:
Senhor meu Deus e meu Pai, eu venho a Ti, nesta hora, entregar em tuas mãos a minha vida familiar e a minha profissão.
Senhor, protege-me com as Tuas mãos poderosas e que os Teus anjos estejam sempre comigo, dá-me Senhor, sabedoria, amor pelo meu dever e equilíbrio emocional.
Tira de mim toda a auto-suficiência, todo o medo e insegurança. Que eu possa transmitir paz, segurança e honestidade a todos os que precisarem de mim, inclusive a minha família e amigos.
Senhor, que eu possa ter habilidade para defender, livrar e ajudar todos os que vierem a precisar de mim. Que possa confiar mais em Ti do que nas armas humanas e se vier a precisar delas, peço a Tua orientação e protecção.
Declaro com todo o meu coração que Tu és o meu único Senhor e Salvador e que a minha vida estará sempre em tuas mãos.
Em nome de Jesus venço as minhas incertezas.
Amém.

2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Conta-nos o Evangelho que nas bodas de Canãa, Nossa Senhora percebendo a situação aflitiva dos noivos, dirige-se a seu Filho: "Não têm mais vinho". Ele fita-a com muito carinho e afecto, tratando-A com a suma linguagem de respeito para aquele tempo: "Mulher, que nos importa a mim e a ti isso? Ainda não chegou a minha hora!". Mas, apesar de tal resposta, Maria diz aos criados: "Fazei tudo o que Ele vos disser".
Jesus não pode deixar de atender à súplica de sua Mãe: eis que a água se transforma num vinho extraordinário, dando origem a comentários: "Mas, então?! Foi deixado para o fim este vinho tão precioso, tão delicioso?".
Hoje em dia a humanidade encontra-se numa situação semelhante à do anfitrião nas bodas de Canãa.
Falta o vinho precioso da virtude, do juízo, da sabedoria. De modo tal que não há um recanto da terra do qual se possa dizer com certeza: "Este povo vive na graça de Deus".
Precisamente nessa hora de angústia, Nossa Senhora intervém para rogar por nós ao seu Divino Filho: "Eles não têm graças superabundantes para se converterem e mudar de vida. Enviai-lhas e transformai-os"
E Nossa Senhora que conquista o vinho novo, mas o que virá é o melhor vinho de toda a História! Que Ela nos transforme e nos santifique!!

Oração:
Ó Mãe Santíssima, a Vós entregamos esta meditação e Vos pedimos a graça de uma consciência clara e uma vontade inteiramente pura e enérgica, no sentido de sermos inteiramente fiéis, quer nas vias da religião, quer nas do matrimónio, a esta virtude que transparece em Vosso semblante: castidade!
Dai-nos, ó Mãe, a graça de sermos puros como os Anjos e santos que estão no céu. E isso, quer seja dentro do casamento quer numa vida religiosa, entreguemos o nosso corpo e nossa alma para ser-mos como Vós sois: Castos.
Mãe Castíssima, fazei de nós pessoas puras e inocentes, afastadas de todo e qualquer pecado e que sejamos tão puros como foram tantos santos e santas.
E, assim, tendo vencido todas as lutas e tentações de nossas vidas, por meio de Vossa graça, encontremos Vosso olhar maternal e sorridente, abraçando-nos na entrada do céu e dizendo-nos: “Vinde meu filho, vinde minha filha, eu vou mostrar o lugar que lhes preparei por terdes aceitado as graças que a vós vos foram concedidas ao longo das vossas vidas, na linha da pureza e da castidade.”
Amem

3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
É fundamental tentarmos perceber qual é o núcleo da mensagem de Jesus. O que Ele nos quer dizer é revelador do significado da Sua pessoa, da concepção de Deus e da vida Humana. A causa a que dedica a Sua vida, a grande preocupação que O move na Sua actividade pública é o anúncio. Jesus apresenta-se como Aquele que vem proclamar uma Boa Nova.
O que anuncia Jesus? Anuncia algo de novo?
Tentaremos identificar os aspectos centrais da mensagem de Jesus Cristo, procurando o conteúdo daquilo que ensina, o significado dos seus gestos e a sua forma de vida.
Jesus anuncia que o Reino está a chegar. E diz mesmo que o Reino já chegou.
O que é o Reino? O Reino de Deus não é um território, nem se confina a um tempo ou a um espaço. Não tem fronteiras.
O Reino de Deus é Deus. O “Reino de Deus” é o próprio Deus; o próprio Deus, dum ponto de vista concreto: o da Sua actuação neste mundo e na nossa História. É o Reinado de Deus.
A paixão de Jesus Cristo foi viver para mostrar e anunciar o Reino de Deus. A paixão dos cristãos não pode ser outra - anunciar o Reino e concretizá-lo na vida e na história Humana.


Oração:
Senhor, nós Vos louvamos pela nossa família e agradecemos a Vossa presença em nosso lar.
Iluminai-nos para que sejamos capazes de assumir o nosso compromisso de fé na Igreja e de participar da vida de nossa comunidade.
Ensinai-nos a viver a Vossa Palavra e o Vosso mandamento de Amor, a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.
Concedei-nos a capacidade de compreendermos nossas diferenças de idade, de sexo, de carácter, para nos ajudarmos mutuamente, perdoarmos nossos erros e vivermos em harmonia.
Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho e um lar onde possamos viver felizes.
Ensinai-nos a partilhar o que temos com os mais necessitados e empobrecidos, e dai-nos a graça de aceitar com fé e serenidade a doença e a morte quando se aproximem de nossa família.
Ajudai-nos a respeitar e incentivar a vocação de nossos filhos quando os quiserdes chamar ao Vosso serviço.
Que em nossa família reine a confiança, a fidelidade, e respeito mútuo para que o amor se fortifique e nos una cada vez mais.
Permanecei em nossa família, Senhor, e abençoai nosso lar hoje e sempre.
Amém!

4º Mistério
Jesus transfigura-se

Meditação:
A Transfiguração de Jesus sobre um monte elevado, o Tabor, diante de três testemunhas escolhidas por ele: Pedro, Tiago e João, situa-se no contexto a partir do dia em que Pedro confessou diante dos Apóstolos que Jesus é o Cristo, “o Filho de Deus vivo”.
Esta confissão cristã aparece também na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” , pois somente no Mistério Pascal o cristão pode entender o pleno significado do título “Filho de Deus”.

Oração:
Oração da criança:
Obrigado Senhor pela minha vida, pela minha saúde, pela minha família e por todos os meus amiguinhos.
Senhor Jesus ensina-me a ser uma criança cheia de fé e de amor, ensina-me a crescer nos teus caminhos, concede Senhor a meus pais sabedoria, paz, trabalho e saúde.
Ajuda-me Senhor a ser uma criança obediente a todos aqueles que devo respeitar inclusive aos meus pais e as pessoas mais velhas.
Obrigado Senhor, por todos os meus brinquedinhos sejam eles pequenos ou grandes, pelo alimento de cada dia, pela minha família, pela nossa saúde e pela nossa protecção.
Abençoa também meus professores e todos os meus amiguinhos de escola, com sabedoria, fé e amor. Dá-me Senhor a bênção de ser uma criança feliz e realizada.
Em nome de Jesus, meu único Senhor e Salvador.
Amém.

5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
A última Ceia de Jesus tomou com os discípulos ter-se-á    processado, mais ou menos, conforme o ritual da refeição pascal judaica.
Neste cenário , e com os olhos postos na sua morte e ressurreição, que vão seguir-se, Jesus instituiu a Eucaristia  e proclamou o Mandamento Novo, inaugurando, assim a Nova Aliança.

Oração:
Senhor, obrigado por esta fase maravilhosa da minha vida, pelos sonhos que ardem no meu coração, pela sabedoria, pelo dinamismo e pelas milhares de ideias que me ocorrem a cada dia.
Ajuda-me a vencer e a superar todos os obstáculos interiores e exteriores que estão diante de mim, dá-me uma visão de águia para ver muito além dos meus olhos naturais.
Peço-te sabedoria para investir minha vida na profissão certa, na escolha da pessoa certa para ser meu companheiro(a). Quero te agradecer porque pela tua graça e bondade posso ser um(a) jovem vencedor(a) e realizado(a).
Em nome de Jesus, o Senhor e Salvador.
Amén.