segunda-feira, 23 de maio de 2011

Terço - Intenção: pela paz


1º Mistério
A anunciação

Meditação:
No sexto mês foi enviado o Anjo do Senhor, para anunciar a Maria que ia dar à luz um Filho e lhe daria o nome de Jesus. Maria ficou feliz e compreendeu que para Deus tudo é possível, pois também a sua prima Isabel concebeu um filho na sua velhice.
Deus escolheu Maria a mais pura e santa entre as mulheres para nascer e viver entre nós, para perdoar a humanidade e para que todos pudessem alcançar a salvação.

Oração:
Maria, Tu foste a primeira a acreditar em Deus, concebendo Jesus pela fé, ensina-nos a dizer “sim” ao projecto que Deus tem para cada um de nós.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua Prima, Santa Isabel

Meditação:
Ao saber pelo Anjo, que Isabel sua prima estava grávida, apesar da sua adiantada idade, decidiu ajuda-la nos últimos três meses de gestação.
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria o seu menino saltou-lhe de alegria no seu seio, feliz Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Oração:
Maria, Mãe de Jesus, ajuda-nos a preparar-nos para o encontro com o Senhor. Queremos rezar conTigo e louvar o Senhor.
Que, pela oração, o nosso coração, a nossa alma e o nosso corpo se preparem para o nosso encontro com o Senhor.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
José e Maria, sua mulher, chegaram a Belém a fim de se recensearem, não encontraram acomodações na hospedaria, porque já estava ocupada. Maria deu à luz o seu filho que envolveu em panos e recostou numa manjedoura.
Na mesma região encontravam-se pastores que guardavam os seus rebanhos, apareceu-lhes o Anjo do Senhor e anunciou-lhes o nascimento do Salvador, decidiram ir até Belém ver o menino e depois de o terem visto espalharam a o que tinham visto e glorificaram e louvaram o a Deus.

Oração:
Maria, Mãe de Jesus, ajuda-nos a que Deus seja o centro da nossa vida, como foi na Tua, para que cada um dos nossos dias seja uma incessante preparação para o Seu nascimento em nós.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Maria e José levaram Jesus ao Templo para Apresenta-LO a Deus Pai e também para a Purificação de Maria. Simeão era um homem bom e esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava com ele. Esperava a chegada do Messias. Quando viu José, Maria e o Menino Deus no Templo, ao aproximar-se e pegando Jesus nos braços, reconheceu nele o Messias e O louvou como o Salvador do mundo.

Oração:
Senhor, por intercessão de Maria, ajuda-nos a reconhecer que és o Salvador de todos os homens. Ensina-nos a subir ao “Templo” para Te dar graças pelo Teu amor incondicional e viver continuamente conTigo.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
José e Maria, pela festa da Páscoa iam todos os anos a Jerusalém. Quando Jesus fez doze anos também lá foram, terminadas as festas regressaram a casa, mas sem Jesus. Ao darem pela sua falta voltaram a Jerusalém e encontraram-no entre parentes e conhecidos, repletos de admiração pelas suas palavras.

Oração:
Maria, como Tu, ajuda-me a rezar e a viver continuamente com o Senhor.
Ajuda-me a guardar no meu coração as palavras que Ele tem para nos dizer.