domingo, 29 de maio de 2011

Jo 14, 15-21 - "Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor"

Jesus revela hoje a sua preocupação em relação ao futuro dos seus discípulos, deixando a promessa que voltará para junto deles. É também um convite para que os discípulos vivam, de forma prática no seu dia-a-dia, o amor que têm a Jesus.
Este convite é extensível a todos nós...
Segunda-feira
«Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me amardes, guardareis os meus mandamentos. E Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Paráclito, para estar sempre convosco.»

Jesus ao despedir-se dos seus discípulos, pede-lhes que O amem de verdade e promete que o Pai enviará outro “Defensor”, o Espírito Santo, para todos os que lhe obedecem.

Meditação
A condição essencial para a vinda do Espírito  Santo é o cumprimento dos seus mandamentos.
Será que nós também cumprimos os seus mandamentos? Jesus é Amor e requer amor para que o seu projecto seja concretizado. E nós seremos capazes de amar como Ele nos pede? Seremos capazes de nos comprometermos com este amor sem fim e incondicional?

Oração
Espírito Santo, derrama sobre mim, todos os teus dons!
Derrama sobre mim o dom do Amor, a fim de que em Ti possa eu amar a Deus sobre todas as      coisas.

Acção
Hoje vou esforçar-me para viver os mandamentos do Senhor.

Terça-feira
«Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece, mas que vós conheceis, porque habita convosco e está em vós.»

Jesus revela aos discípulos que o Espírito Santo é um mestre e auxiliador para eles, lembrando-lhes os ensinamentos de Jesus e ajudando-os a compreendê-los e a vivê-los e dá-lhes a certeza de nunca viverem abandonados a si próprios.

Meditação
O Espírito prometido revela-nos a presença de Jesus entre nós. É a presença na comunidade em que se vive o amor. Este amor é a união com Jesus e com o Pai. Quem assim ama reconhece a presença de Jesus. Amar Jesus é amar-nos uns aos outros. Reconhecemos nós a presença de Jesus na nossa vida?

Oração
Senhor, ilumina-me com o Espírito da Verdade, a fim de que eu viva, antes de tudo, a verdade do amor, da paz e da justiça. Ajuda-me, para que eu consiga com palavras e atitudes, anunciar a todos a Palavra do Pai.

Acção
Senhor permite que todos os dias, pela vivência da fé, ser presença do amor de Cristo.

Quarta-feira
«Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós.»

Jesus assegura aos discípulos que não os deixará orfãos, quando partir. Tanto o Pai como Jesus virão e viverão neles. Na ausência de Jesus é o Espírito Santo que os há de proteger, defender e guiar.

Meditação
Aquele que é fiel nos Mandamentos tem o amor do Pai, receberá o Espírito Santo, não ficará orfão quando Jesus partir. Esta promessa realiza-se sempre quando Jesus faz-se presente na Eucaristia e oferece-Se-nos na comunhão. O mesmo Espírito que Jesus promete aos seus discípulos também nos é oferecido a cada um de nós. Permitamos então que o Espírito Santo entre no nosso coração para  sermos também capazes de amar como Jesus.

Oração
Senhor, agradeço-Te a possibilidade que me deste de encontrar-me com o Teu Filho, Jesus Cristo, vivo, que, por amor, permanece no meio de nós, através da tua Palavra, da Eucaristia e da Santa Hóstia.

Acção
Ao longo do dia de hoje vou tentar ver no rosto do meu irmão a Tua presença, Senhor.

Quinta-feira
«Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis, porque Eu vivo e vós vivereis.»

Jesus parte para o Pai, mas tranquiliza os seus discípulos amados, dizendo-lhes que o Espírito Santo lhes ensinará o que precisam saber para viver, amar e servir Jesus.

Meditação
Jesus não está visivel entre nós, mas como os seus discípulos vamos confiar na Sua promessa e acreditar na força do Espírito Santo para orientar o nosso caminho e viver no amor de Jesus.

Oração
Espírito Santo dá-me a Tua Sabedoria para gerir todas as situações da minha vida.
Eu quero viver em Ti, no Teu Amor e na Tua Paz.

Acção
No decorrer deste dia vou procurar repetir “Jesus, quero viver em Ti”.

Sexta-feira
«Nesse dia reconhecereis que Eu estou no Pai e que vós estais em Mim e Eu em vós.»

No dia em que os discípulos sentirem em si a presença do Espírito da Verdade de que Jesus tanto lhes falava perceberão a relação que existe entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Meditação
Meditemos nós também sobre esta relação do Pai, do Filho e do Espírito Santo e como os discípulos abramos os nossos corações para que a sua presença seja uma constante nas nossas vidas.

Oração
Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho ilumina o meu coração para entender bem a Verdade sobre Deus.

Acção
Que neste dia o meu rosto seja reflexo  para o próximo da presença do Espírito Santo.

Sábado
«Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele.»

Jesus insiste sempre com os seus discípulos sobre quem O conhece e segue os Seus mandamentos. Aquele que o ama verdadeiramente também será amado pelo Pai e Ele  Próprio dar-Se-à a conhecer inteiramente.

Meditação
Já percebemos que o Espírito Santo vem para amar aqueles que amam Jesus verdadeiramente. Quem assim ama passa a conhecer Jesus e quem O conhece conhecerá também o Pai.  Amar Jesus é amar-nos uns aos outros. E nós amamos verdadeiramente Jesus? Onde é que a minha vida é presença de Deus? Jesus requer amor. Esforçamo-nos nós para sermos obedientes e amarmos Jesus?

Oração
Agradeço a Deus por nos ter assegurado, antes da Sua partida para o Pai, a sua presença na nossa vida através da força e do amor do Espírito Santo.

Acção
Que hoje a nossa presença seja um bálsamo para os mais necessitados.