domingo, 5 de junho de 2011

Mt 28, 16-20 -"Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra"

Jesus hoje, ao falar connosco através do Evangelho, quer deixar-nos uma mensagem muito simples: que Ele não é apenas o Filho de Deus, mas sim o próprio Deus descido do Céu.
É dia de, uma vez mais, recordarmos o sacramento do nosso baptismo, que tantas vezes esquecemos...

Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

Segunda-feira
Os discípulos, mesmo com poucas certezas, mas porque eram crentes, não hesitaram em obedecer à palavra de Jesus e partiram para a Galileia em direcção ao monte que Este lhes tinha indicado.

Meditação:
Jesus através da Sua Palavra também me convida todos os dias para o encontro com Ele. Serei capaz de perceber este convite?
Conseguirei eu ser tão obediente quanto os discípulos o foram?
Serei capaz de seguir o caminho que Ele me indicar?

Oração:
Senhor, ajuda-me a ser um bom discípulo, a ser-Te fiel e obediente, ajuda-me a não duvidar do caminho que me indicas, porque sendo crente, tal como os discípulos obedecerei à Tua Palavra.

Acção:
Depois de perceber onde Jesus pretende que me encontre com Ele, (no trabalho, na Eucaristia, na família, nos amigos …) vou procurar obedecer e ir ao Seu encontro todos os dias.

Terça-feira
“Quando o viram, adoraram-no, mas alguns ainda duvidavam”. Apesar de alguns ainda duvidarem, Jesus faz-se presente pela fé e quem tem fé acredita mesmo sem ver.
A missão dos discípulos é evangelizar de pregar a Palavra de Deus.

Meditação:
Haverá sempre pessoas que duvidam, como aconteceu com alguns discípulos, fazer novos discípulos é levar a mensagem ao outro, é dar testemunho da nossa fé.
Mas será que também eu não tenho dúvidas da minha Fé?
O que me leva a interrogar a minha Fé?
Como poderei ser fiel aos ensinamentos do Senhor?

Oração:
Senhor, faz-me fiel aos Teus ensinamentos, para que eu possa viver a minha fé sem duvidar da Tua Palavra. Sei que Tu continuas presente na minha vida, conTigo quero caminhar lado a lado. Quero converter-me em Ti, para ser melhor amanhã.

Acção:
Hoje vou prolongar o meu tempo de oração, para poder estar mais tempo conTigo, para Te adorar e amar mais e mais…

Quarta-feira
“Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.”
Jesus chama os discípulos à atenção para o poder que Ele tem no céu e na terra, através do Espírito Santo de amor, que lhes foi dado no dia do baptismo, e com ele puderam sentir a força necessária para anunciar a Sua Palavra a todos os povos da terra.

Meditação:
Quando Jesus nos diz que tem todo o poder é verdade, mas o poder de que Ele nos fala não é o poder que muitas vezes estamos habituados, das guerras e opressões, que muitos homens fazem uns sobre os outros.
Muitas vezes, subtilmente, tentam mascarar a opressão como se fosse uma coisa boa, conseguem manipular algumas pessoas mais ingénuas com um jeitinho subtil e disfarçado, que afinal se transforma em prisão, de várias formas …
Jesus não é isso, Jesus é liberdade e amor! É esse o poder de que Ele nos fala: o poder do Espirito Santo, de amor, liberdade, respeito e, mais importante, a divulgação da Sua Palavra.
Quanto mais a entendermos mais sentimos que, se todos respeitassem o que Ele nos pede, mais felizes seríamos. O poder está na Palavra de Deus, assim nós conseguíssemos fazer o que ela nos pede como discípulos …

Oração:
A Ti, poder e gloria. A Ti honra e louvor. A Ti a Majestade, o Deus de Amor…
Ajuda Senhor todos os teus discípulos na divulgação da Tua Palavra.
Sempre que se sintam desmotivados mostra-lhes que não se encontram sozinhos, quando estiverem cansados pega-lhes ao colo e caminha com eles na areia, deixando dois pés marcados e um coração cheio da Tua força.
Os Teus discípulos saberão que estivesTe com eles através dos Teus sinais marcados no silêncio da Oração e não pelas pegadas que poderias deixar na areia.     

Acção:
Hoje vou fazer alguém feliz, com um gesto, uma palavra, uma visita, e cada vez que alguém falar mal de alguém vou fazer esta pergunta: “Já leste o que a bíblia diz sobre isso?”

Quinta-feira
Depois de mostrar aos seus discípulos que estava vivo e de lhes ter declarado que lhe tinha sido dado o poder no Céu e na Terra, eis que Jesus lhes faz um pedido: que fossem por todo o mundo e que fizessem com que todos os povos se tornassem seus discípulos.

Meditação:
É no meu encontro com Jesus que Ele se dá a conhecer e me mostra a Sua vontade. Senhor, tens  a minha obediência para levar aos outros a tua palavra. 

Oração:
Jesus, Senhor do Céu e da Terra, Tu que me iluminas nos momentos de escuridão da minha vida , ajuda-me a manter acesa esta chama e a reparti-la com aqueles que ainda não conhecem a luz do Teu amor eterno.

Acção:
Depois de me converter à vontade de Jesus, procuro hoje e sempre ser um Seu enviado e fazer da Sua missão a minha missão, ajudá-Lo a reinar no coração dos Homens. 

Sexta-feira
Ser baptizado é renascer para uma nova vida, pelo baptismo seremos discípulos de Jesus Cristo, passamos a ser membros da Igreja, dando o testemunho da nossa Fé na comunidade cristã, pelo poder do Espírito Santo.

Meditação:
Hoje em dia a maior parte dos cristãos, que são baptizados em crianças, correm o risco de não aprofundar a mensagem de Jesus.
Muitas vezes não temos consciência do que as três Pessoas da Santíssima Trindade significam para nós, cristãos.
Sou eu um verdadeiro testemunho do anúncio do Evangelho? Que sei eu de cada uma das Pessoas da Santíssima Trindade?

Oração:
Senhor ensina-me a ser Teu discípulo vivendo no amor do Pai, Filho e Espírito Santo.
Dá-nos um coração novo e faz de nós homens e mulheres mais felizes, para vivermos no Teu Espírito.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive connosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Acção:
Hoje vou recordar o dia do meu baptismo e vou agradecer a Deus por me ter chamado a ser Seu discípulo.

Sábado
“Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.
Para que não restem dúvidas, Ele afirma que estará com os Seus discípulos, onde quer que eles vão. Ele mostrará a Sua presença das mais variadas formas …para que anunciem a Sua Palavra em todos os cantinhos do mundo, sem medo nem vergonha.

Meditação:
Muitas são as vezes em que, como discípulos de Jesus, pensamos que o nosso esforço e dedicação não vão dar os frutos que esperávamos, porque quando temos Jesus no coração queremos que os outros também o tenham como nós …mas quem somos nós para dizer se os outros não sentem Jesus como nós?
É que, de forma ainda um pouco imatura, ninguém nasce adulto, cada um tem o seu tempo de conhecer Cristo e a sua maneira de anunciá-Lo, nem melhor nem pior, só diferente - o que conta é o amor e dedicação com que anunciamos a Palavra de Deus.
Com toda a certeza Ele estará sempre connosco no nosso coração.

Oração:
Obrigada meu Deus por Te fazeres presente em todos os momentos em que não Te compreendi, mostrando com sinais claros que é na oração que sinto a Tua força e as respostas que muitas vezes só Tu sabes dar.
Desculpa as vezes em que chamei por Ti e como estava distraído(a) não ouvi a Tua resposta.

Acção:
Hoje vou rezar por todos os missionários espalhados pelo mundo, que levam a palavra de Deus onde ela ainda é desconhecida.