sexta-feira, 6 de maio de 2011

Terço - Intenção: pelos idosos (sobretudo pelos que vivem sózinhos)

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Jesus retira-se para o Horto com os Discípulos. Aí, sente o peso dos pecados da Humanidade, pede aos Discípulos que rezem, afasta-se deles amargamente, reza incessantemente e numa atitude de grande humildade entrega-se ao Pai, dizendo:  “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a Tua”. E nós, como fazemos perante tantas atrocidades, injustiças, etc.

Oração:
Dá-nos Senhor,força para sermos humildes e aceitar a Tua vontade, à imagem de Jesus.

2º Mistério
Jesus é flagelado

Meditação:
Apesar de inocente, Jesus deixa-se atraiçoar por um dos discípulos e abandonar pelos outros, deixa que o prendam e o chicoteiem. Qual o meu comportamento perante situações de injustiça aos mais desprotegidos da sociedade? É idêntico ao dos Discípulos que acompanhavam Jesus? Ou pelo contrário saio em seu favor?
Oração:
O vosso olhar, Pai do Céu é sempre necessário para protecção das nossas quedas. São tantas as ocasiões em que nos sentimos traídos e por vezes incompreendidos. Dai-nos Senhor força para ultrapassar e misericórdia para amar.

3º Mistério
Jesus é coroado com espinhos

Meditação:
Por amor a todos nós, Jesus deixa que os soldados gozem d’Ele, que o maltratem... Será que nós, cristãos, merecemos todo este tormento? De que forma o retribuímos?
Oração:
Quantos de nós Senhor já nos encontrámos em situação de injustiça e sentindo que alguém troça de nós? Dá-nos Senhor forças para vencer a maldade dos homens e não cair na tentação de fazer igual.


4º Mistério
Jesus a caminho do Calvário

Meditação:
O mais inocente dos Homens, é condenado à morte  e crucificado. Um grupo de mulheres chora de compaixão, mas Jesus pede-lhes que não chorem por Ele, mas por elas e seus filhos. Pede-lhes ainda que evitem os pecados.

Oração:
Senhor que as lágrimas destas mulheres sirvam de consolo a tantas outras mulheres em situação de desespero. Dá-nos Senhor um coração puro.

5º Mistério
Jesus é crucificado e morre na cruz

Meditação:
Chegados ao Calvário, depois de o despirem, pregam-lhe as mãos e os pés no madeiro. Já no alto da cruz Jesus pede ao Pai perdão para os seus inimigos. Para dar glória ao Pai e para nos salvar, foi crucificado, morto e sepultado.
Oração:
Quanto sofrimento Jesus padeceu por nós! Dá-nos Pai do Céu uma mente lúcida para evitarmos cair em tentação. Fazei-nos bons de coração para que a morte de Cristo não tenha sido em vão.