quinta-feira, 31 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelas famílias numerosas


Oração inicial:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta devoção
Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a Terra, a todas as almas fiéis. Unimo-nos a Vós, Jesus, para louvar dignamente a vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós.
Neste terço cabe-nos rezar por todas as famílias numerosas, mesmo sabendo que hoje em dia já não há muitas as que existem merecem a nossa oração, pedido de ajuda para as que necessitam e agradecimento para as que estão bem. Aqui fica também um pedido, a Nossa Senhora mãe de Jesus e nossa mãe, como matriarca desta grande família que é a Igreja, esta que é a mais numerosa de todas as famílias, ajuda-nos a ser melhores, a ter um coração bom como o Teu Filho, nosso irmão, Jesus Cristo.
Amén



1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Jesus veio da Galileia até ao rio Jordão, para ser baptizado por João. Este opunha-se, dizendo: "Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti. E tu vens a mim?" Jesus, porém, respondeu-lhe: "Deixa por agora: convém que cumpramos assim toda a justiça". João então, permitiu-o. Uma vez baptizado, Jesus saiu da água e eis que os céus se Lhe abriram e viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre Ele.
Jesus, antes de iniciar a sua vida pública, fez-se baptizar, e assumiu sobre si as nossas fraquezas, maldades e misérias. Assim devem começar todas as obras de santidade, por uma purificação.

Oração:
Nossa Senhora hoje peço-vos que nos ajudes a ter um coração limpo e um espírito novo para cumprir aquilo a que nos propusemos no baptismo e na confirmação: sermos irmãos de Cristo, e assim sermos como Ele. Mesmo sabendo que nem sempre os irmãos são parecidos, nós queremos ser como Jesus na sua bondade e humildade.

2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Houve um casamento em Canãa da Galileia, e a mãe de Jesus estava presente. Como se viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-Lhe: "Não têm vinho". Jesus retorquiu: "Que temos nós com isso, mulher? A minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos servidores: "Fazei o que Ele vos disser". Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, e cada uma delas levava duas ou três medidas. Disse-lhes Jesus: "Enchei de água essas talhas." e encheram-nas até cima. Disse-lhes depois: "Tirai agora e levai ao chefe da mesa". Assim fizeram. O chefe da mesa, depois de provar a água transformada em vinho, como não sabia de onde viera, pois só o sabiam os servos, chamou o noivo, e disse-lhes: "Toda a gente serve primeiro o vinho bom, e, quando os convidados tiverem bebido bem, serve então o pior. Tu, porém, guardaste o vinho com até agora!
Realmente, a hora ainda não havia chegado. No entanto, uma simples insinuação da Mãe levou Jesus a antecipar o seu milagre. A Providência permitiu que assim sucedesse para nos mostrar o maravilhoso poder de intercessão que Maria tem junto do Seu Filho.

Oração:
Neste mistério, peçamos, a graça de termos uma confiança inabalável, pura e crescente em Maria mãe de Jesus e nossa mãe. Peçamos também que nas famílias a mãe continue a ser e a merecer respeito, verdade e confiança.


3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Depois de João ter sido preso, Jesus veio para a Galíleia pregar a Boa Nova de Deus, dizendo: “Completou-se o tempo e o reino de Deus está perto; arrependei-vos, e acreditai na Boa Nova”.
Vieram, então, trazer-lhe um paralítico, transportado por quatro homens. Como não podiam levá-lo à presença de Jesus, devido à multidão, descobriram no telhado o sítio em que Ele se encontrava e tendo feito uma abertura, fizeram descer o paralítico. Ao ver a fé deles, Jesus disse ao paralítico: "Meu filho, os teus pecados são perdoados”.
Jesus ensina-nos o quanto, para fazer parte do Seu Reino, já nesta terra, é necessário crer n'Ele e amá-Lo. Este perdão iniciado por Jesus prosseguirá até ao fim dos tempos, especialmente através do sacramento da Reconciliação.

Oração:
Por este mistério, peçamos, por intercessão da Santíssima Virgem, a graça de obtermos um verdadeiro espírito de penitência e oração, a fim de conseguirmos o perdão.


4º  Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão e conduziu-os em particular, a um alto monte. Transfigurou-se diante deles: o seu rosto brilhou como o sol, as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com ele. Pedro tomou então a palavra e disse-Lhe: "Senhor é bom estarmos aqui. Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias". Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: "Levantai-vos e não temais". E. Erguendo os olhos, apenas viram Jesus e mais ninguém. Ao transfigurar-se diante dos três Apóstolos, jesus fortaleceu a nossa esperança na vida eterna, ajudando-nos a suportar os sofrimentos e provações nesta terra. Ao saber da glória que nos aguarda, temos mais paciência no meio das tribulações.

Oração:
Neste mistério, peçamos, a graça de nunca perdermos a convicção da glória que está reservada aos que perseverarem, a fim de jamais desanimarmos ao longo da nossa existência.


5º-  Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Enquanto comiam, tomou Jesus o pão, benzeu-o, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu corpo". Tomou, em seguida, o cálice, deu graças e entregou-lho, dizendo: "Bebei dele todos, porque este é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que vai ser derramado por muitos para a remissão dos pecados.
Que mais nos poderia ter dado Jesus? Fez-se comida e bebida para podermos participar eternamente da sua própria vida. Desceu do mais alto dos Céus, assumindo a substância do pão e do vinho para nos elevar ao convívio de Deus.

Oração:
Por este mistério, peçamos a Nossa Senhora de Fátima a graça de crescer na devoção eucarística, e de jamais perdermos a oportunidade de comungar com toda a fé, esperança e amor.

Antes das Avé-Marias

Nós Vos oferecemos, Trindade Santíssima, estas três Avé-Marias, a Salvé-Rainha e a Consagração a Nossa Senhora, para honrar todos os Mistérios da nossa Fé e a unidade da Vossa essência. Pedimos-Vos uma fé firme e viva.
Pedimos pela intenção da nossa comunidade neste dia, as famílias numerosas, para que vivam na fé e que sigam os ensinamentos de Jesus através a leitura da bíblia, da oração, da catequese e da eucaristia.
Pedimos ainda pelas intenções do Santo Padre e pelas intenções de toda a Igreja católica.


Oração final
Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, ajudai-nos a dizer: «A minha alma glorifica ao Senhor», tal como Tu o fizeste, para que o nosso espírito exulte de alegria em Deus, nosso Salvador.
Como servos, pedimos a Deus Todo-Poderoso que infundi em nós o Amor de Vosso Filho e levai-nos ao Templo, servindo-Vos, noite dia, com jejuns e orações, para que, submissos, alcancemos a Vossa misericórdia.

Jesus, envia a Tua Luz ao nosso Baptismo;
Jesus, envia a Tua Luz ao nosso coração;
Jesus, envia a Tua Luz, perdoa-nos e faz-nos perdoar;
Jesus, envia a Tua Luz para todos os momentos da nossa vida;
Jesus, envia a Tua Luz, faz-nos humildes e presença do Teu Amor.