segunda-feira, 7 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos doentes



Oração inicial:
Vamos dedicar este terço a Nossa Senhora, mãe dos enfermos. Peçamos à mãe do Céu que interceda por todos os doentes do Mundo. Que lhes dê ânimo, paciência, calma e aceitação.
Ajuda-os, Divina Mãe, a encarar a doença com fé em melhores dias.
Ajuda também todos os familiares e amigos e dá-lhes um coração cheio de amor, pois é nas horas de angústia e sofrimento que esse amor é mais agradecido.

1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré e entrando pela casa onde estava Maria, diz: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita sois vós entre as mulheres”. Maria fica muito perturbada, mas acaba por aceitar tamanha honra. Ela ia ser a Mãe do Salvador, Ele que salvará o povo dos pecados.

Oração:
“Alegra-te”, foi a saudação feita pelo anjo. A obra salvadora de Cristo depende de todos, do nosso “Sim”, dos nossos esforços e da nossa entrega.
Ensina-nos Bom Deus a dizer SIM aos teus apelos.


2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Depois que soube que sua prima Isabel, apesar da sua avançada idade, estava para dar à luz, Maria corre para sua casa e fica até ao nascimento de João Batista, para auxiliar nos trabalhos. Isabel, reconhecida e feliz, louva a Mãe de Deus: “Bendita sois Vós entre as mulheres e Bendito é o fruto de vosso ventre”.

Oração:
Intercede por nós, Maria, para que como Tu, também nós, apesar da nossa realidade e circunstância, vivamos a vontade de Deus mais do que a nossa.


3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Jesus nasce numa gruta em Belém, numa noite gelada, envolto em faixas, deitado numa manjedoura e numa pobreza extrema. Valorizemos os sentimentos de amor, de ternura, de felicidade que Maria experimentou ao ter o Menino, o seu Menino, nos braços.

Oração:
Olha, Senhor, por todos os carentes de sentimentos, por todos os pobres, pelos mais desprotegidos e por todos os que sofrem privações.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Passados 40 dias depois do nascimento, Maria e José levam o Menino ao Templo para ser apresentado a Deus, como obrigava a Lei. Maria e José não estavam obrigados a cumprir as Leis, mas Eles quiserem cumpri-la para dar o exemplo e também por humildade. Como é bom saber que Maria está do nosso lado!

Oração:
Dá-nos, Senhora, Virgem Mãe Santíssima, um coração puro, cheio de justiça, amor e ensina-nos a ser humildes.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Quando aos 12 anos, Jesus acompanhou seus Pais a Jerusalém para a solenidade da Páscoa, Jesus ficou na cidade. José e Maria puseram-se a caminho e não se aperceberam da falta do Menino. Ao dar pela sua falta, procuram-no por toda a cidade e vão encontrá-Lo no Templo, junto aos Doutores, escutando-os e interrogando-os. José e Maria ficam maravilhados ao ouvi-Lo, mas Maria amorosamente diz-lhe: “Filho, porque agiste assim connosco”? E com muito carinho Jesus responde-lhes:” Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai”?

Oração:
Ensina-nos, Senhor a amar a Deus e a respeitar as suas Leis.


Oração final:
Rezemos e peçamos a Deus pelos doentes das nossas paróquias para que aceitem com coragem a doença e não desesperem.
Que Nossa Senhora de Fátima escute as nossas preces e encoraje os familiares a tratar os seus doentes com um carinho especial.
Amén.