sexta-feira, 4 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos pais



Oração inicial:
Uma palavra aos Pais:
Aos adolescentes, que ainda não têm o futuro pessoal ou profissional definido e muito menos concretizado, e são surpreendidos com uma gravidez não planeada. Nesta fase das suas vidas a maturidade é baixa e a paternidade espera por eles. É de louvar a Deus, a existência de famílias prontas a apoiar e a incentivar a chegada de uma criança, transmitindo segurança a estes jovens pais. Que a Nossa Senhora abençoe os filhos, os pais adolescentes e as suas famílias, por toda a sua coragem e optimismo.
Aos pais que se preocupam em primeiro lugar, com a aquisição de estabilidade nas suas vidas para depois se dedicarem à paternidade com determinação. Que a Nossa Senhora os proteja.
Aos casais que se sujeitam aos tratamentos de infertilidade com o desejo enorme de terem um filho biológico e simultaneamente o desejo de ouvirem uma criança lhes chamar de pais. Que a Nossa Senhora os torne felizes.
Aos casais que se disponibilizam a serem pais adoptivos, retirando das instituições, crianças vítimas de maus tratos, oferecendo-lhes uma família. Que a Nossa senhora os favoreça.
Aos pais que vivem o desgosto pela perda de um filho. Que a Nossa Senhora os abençoe.
A todos os homens e mulheres que estimam a chegada de um filho, planeado ou não, enfrentando a crise e a austeridade e que desejam acolhe-lo no amor. Que a Nossa Senhora os proteja.


1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Jesus vigiava e orava. Quem vigia, observa atentamente. Quem faz oração, fala com Deus, procura fortalecer-se. Na oração que o próprio Jesus faz, mostra-nos a sua humildade: fazer a Vontade do Pai.
Quantos pais já permaneceram sem dormir, diversas noites, junto dos seus filhos quando eles estão doentes? Encontram-se num estado de vigia, cuidando dos filhos com toda a atenção, controlando a febre, os vómitos, a diarreia, etc. Quantos pais adicionam a estes momentos de vigia por doença dos filhos, a oração? Que todos os pais confiem na misericórdia divina para os confortar e fortalecer.

Oração:
Senhor, olhai por todos os pais que se mantêm em estado de vigia pela saúde dos seus filhos, e ajuda-os a encontrar, na oração o apoio, a fé e a esperança que necessitam para ultrapassar a doença dos seus descendentes. 

2º Misterio
Flagelação de Jesus

Meditação:
As pessoas tornaram-se cúmplices da violência contra Jesus. Jesus é maltratado e condenado injusta e inocentemente à morte, sendo libertado o criminoso Barrabás.
Que todos os pais saibam dar uma verdadeira educação aos seus filhos, para que eles nunca acusem, nem maltratem os outros, para que as crianças não sigam o exemplo de Pilatos.

Oração:
Meu Deus, nos dias de hoje nos estabelecimentos de ensino do nosso País, há crianças que são vítimas de bullying (conjunto de comportamentos agressivos, intencionais e repetidos, adoptados por alguém contra pessoas física ou psicologicamente mais vulneráveis). Que o Senhor dê força e ajude a todos os pais que estão a viver este problema na educação dos seus filhos.

3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Jesus foi ridicularizado pelos soldados. Foi vítima de humilhação.
Há pais que são ridicularizados pelos comportamentos dos seus filhos relativamente à orientação sexual, pelos vícios do álcool, droga, etc.

Oração:
Nossa Senhora interceda por estes pais, para que eles confiam em Ti, nas horas de sofrimento.

4º Mistério
Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário

Meditação:
Jesus é tratado como criminoso. Mas Ele consola quem sofre.
Que o Senhor ajude todos os pais no desenvolvimento global dos seus filhos.

Oração:
Que a Nossa Senhora ensine a todos os pais a levarem a sua cruz com confiança e alegria.


5ºmisterio
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
Jesus enfrenta a morte como um acto de amor, entregando-se ao Pai, dizendo “Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito.” Jesus morreu para nos salvar, encontra-se vivo para nós na Eucaristia, através do Pão e do Vinho, que são respectivamente o Corpo e Sangue de Jesus.
Que os pais procurem alimentar a sua fé através da Eucaristia, de modo a angariarem a tranquilidade necessária para ultrapassarem com confiança os desafios do crescimento dos seus filhos.   

Oração:
Que todos pais, na hora da sua morte, em acto de fé, se saibam entregar nas mãos de Deus.


Oração final:
Senhor é preciso muito amor e paciência para fornecer aos nossos filhos a dedicação que precisam para crescer de forma segura, saudável e feliz. Ajuda-nos. Amém