quarta-feira, 30 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos abandonados




Oração inicial:
Rezemos com a nossa Mãe Celestial, a Rainha dos Céus e da terra, por todo o irmão que sofre, que tem fome e sede, que está nu, doente ou prisioneiro. Depois desta vida, acolhe-os no Teu colo de ternura.


1º Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Jesus ressuscitou! Não está onde O deixaram!
Jesus Cristo morreu e ressuscitou por todos: Ele é a Esperança verdadeira para todo o ser humano. Hoje, como fez outrora com os discípulos na Galileia antes de voltar para o Pai, Jesus ressuscitado envia-nos também por toda a terra como testemunhas da sua esperança e assegura-nos: “Eu estarei sempre convosco até ao fim do mundo”.

Oração:
Que a Morte e Ressurreição de Jesus seja motivo de esperança e de liberdade para todos aqueles que vivem sem amor, abandonados, esquecidos e rejeitados. Rezemos com Maria para que encontrem o caminho que lhes falta.


2º Mistério
Ascensão de Jesus ao Céu

Meditação:
O convite não é só para os discípulos, todos nós somos convidados a fazer o que temos visto Jesus fazer, a continuar a sua obra. Quem tem um encontro com Jesus Ressuscitado, enche-se de alegria e sente necessidade de contagiar e comunicar a sua experiência aos outros. Explicar o AMOR com que fomos amados. Ir por todo o mundo e pregar a BOA NOVA, é a tarefa que nos deixou Jesus Ressuscitado. Ele está connosco até ao fim do mundo, ajudando-nos a cumprir essa tarefa.

Oração:
Por intercessão de Maria, peçamos ao Senhor, que nos dê coragem de sermos mensageiros da BOA NOVA da Ressurreição junto dos marginalizados e excluídos da sociedade.


3º Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
Jesus enviou o Espírito Santo sobre os apóstolos, dando-lhes uma vida nova. O Espírito de Jesus transforma o medo em paz, o pessimismo em alegria. O Espírito é o grande dom da Páscoa. Jesus envia-nos o seu Espírito, o seu alento, o seu ânimo, a sua Vida para que nos contagiemos e o comuniquemos aos outros.

Oração:
Por intercessão de Maria, peçamos ao Senhor que cada um de nós, abertos ao Dom do Espírito, se deixe transformar pela Palavra, sendo anúncio e testemunha do Amor.



4º Mistério
Assunção de Maria

Meditação:
Toda a vida da Virgem Mãe está envolvida pela certeza de que Deus está com ela. Maria tinha um coração que compreendia e adorava a vontade de Deus, melhor de que qualquer de nós. Por isso ela “meditava em seu coração” os mistérios que nela e em Jesus iam acontecendo.

Oração:
Maria que foste elevada ao céu, ensinai-nos a crer, a esperar e a amar conVosco e sê para todos esperança e consolação.


5º  Mistério
Coroação de Maria no Céu

Meditação:
Maria é elevada em corpo e alma à glória do Céu e com Deus e em Deus é Rainha do Céu e da terra”. Mediante a sua intercessão com Cristo, sempre pedirá por nós, para alcançarmos a Vida Eterna.

Oração:
Por intercessão de Maria, peçamos ao Senhor pelos “sem voz” e por todos nós para que nos ajude a tomar cada dia a nossa cruz e a seguir fielmente Jesus pelo caminho da obediência, do sacrifício e do amor.



Oração final:
Senhor, Vós conheceis o sofrimento e a dor que corroem os abandonados ajuda-os a que se sintam mais humanos e que consigam absorver a essência do Teu amor.
E ajuda-nos a nós, para que estejamos sempre atentos e disponíveis para ajudar quem mais necessita.
Amén.