sexta-feira, 11 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos avós


Oração inicial:
Que Jesus Cristo ajude os avós da nossa comunidade a terem muita fé e esperança em Deus, para que assim mais facilmente possam superar as suas tristezas e dificuldades da vida.

1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Jesus, acompanhado pelos discípulos desloca-Se junto ao monte das oliveiras para orar. Ele estava triste e pediu aos discípulos: «ficai aqui e vigiai Comigo» enquanto Jesus orava; no entanto, os discípulos deixaram-se dormir e isto aconteceu por três vezes. Também nós, enquanto Jesus sofre para nos salvar, em vez de ficarmos despertos para a fé; dormimos calmamente, tal como os discípulos fizeram, esquecendo que Jesus sofreu para nos salvar.

Oração:
Jesus, ensina-nos a aceitar a vontade de Deus, tal como Tu o fizeste, e perante as maiores dificuldades ajuda-nos a ter fé, refugiando-nos na oração.

2ºMisterio
Flagelação de Jesus

Meditação:
Jesus é injustamente acusado perante o governador, pelos príncipes dos sacerdotes, de ser um rei falso, simplesmente por inveja; mas Ele humildemente nada responde. O governador sente que está perante um homem bom, tenta libertá-Lo, mas em vão, todos gritam: “crucifica-O”!
Ainda hoje, nas nossas ações diárias para com os nossos semelhantes, continuamos a dizer: “crucifica-O!” Porque não seguimos o exemplo de Jesus? É muito mais fácil dar carinho, fazer caridade, fazermos o que Ele nos pede, do que olharmos para o lado quando os outros precisam de nós.

Oração:
Meu Deus, dá-nos ânimo e coragem para que possamos, em cada dia, sermos mais humildes e termos perseverança na oração, para nos tornarmos melhores para os que nos rodeiam.

3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Jesus é conduzido ao pretório, onde Lhe é colocada uma coroa de espinhos, é escarnecido… Jesus não se lamenta, sofre em silêncio, porque sabe que é esta a vontade do Pai. Jesus aceita todo este sofrimento para nos salvar.

Oração:
Obrigado Jesus pelo Teu sacrifício, pelo Teu amor, pelo Teu exemplo.

4º Mistério
Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário

Meditação:
Jesus carrega uma pesada cruz, esta cruz somos todos nós, que com as nossas maldades, e a nossa pouca fé, continuamos todos os dias da nossa vida a não dar importância ao sacrifício que Ele fez por nós.

Oração:
Jesus ajuda-nos a levar, com amor, as nossas pequenas cruzes de cada dia.


5ºMisterio
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
Jesus é pregado na cruz, é humilhado da forma mais cruel, mas a Sua bondade, o Seu amor para connosco, leva-O a dizer sinceramente: «Perdoa-lhes Pai, porque não sabem o que fazem».
Deste modo Jesus dá-nos também, a nós, oportunidade de nos salvarmos, abre-nos as portas do Céu, se seguirmos o Seu exemplo, perdoando, amando, tendo fé e praticando no dia a dia aquilo que Ele nos continua a pedir.

Oração:
Obrigado Senhor, pelo Teu amor, pela Tua bondade. Dai-nos forças para que nunca mais Te voltemos a crucificar com os nossos pecados.


Oração final:
Meu Deus ajuda-nos a caminhar na vida com amor, confiança, esperança e fé, para que consigamos encontrar a paz.
Por toda a bondade que tiveste connosco, obrigado. Protege os avós da nossa comunidade, por quem hoje rezamos, para que possam ensinar os seus netos com a sua experiência de vida e para que sejam sempre tratados com todo o respeito que merecem.
Amém