quinta-feira, 3 de maio de 2012

Terço - Intenção: pela G.N.R.


Oração inicial:
A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados com jurisdição em todo o território nacional, e em particular no concelho onde se inserem as nossas paróquias.
Neste dia em que a GNR comemora 101 desde a sua criação, vimos a pedir a Nossa Senhora do Carmo, sua padroeira, protecção para todos os militares que prestam ou prestaram serviço nesta instituição.



1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
O baptismo de Jesus no rio Jordão dá início à sua vida pública, podendo ser entendida como a aceitação que Jesus teve da Sua missão de servo sofredor para salvar a humanidade.
Façamos o paralelismo entre esta passagem e a intenção de hoje: a G.N.R. Os jovens, ao darem entrada na Escola Prática da Guarda, para iniciarem o seu curso, têm nessa altura um novo começo de vida, enfrentando novos desafios, passando por muitas incertezas, hesitando muitas vezes se aquele é o caminho certo a seguir…
Será que já paramos para pensar nas angústias que sente um jovem que segue esta profissão?

Oração:
Jesus, Tu melhor do que ninguém sabes que há certos caminhos que não são nada fáceis de seguir, e a vida militar, nos dias de hoje, é uma profissão de risco, além de ser muito incompreendida.
Ajuda todos os militares do nosso país, para que nunca percam a alegria e motivação que os levou a integrar os quadros da G.N.R.

2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Esta revelação foi o primeiro milagre público de Jesus, ao transformar água em vinho durante as bodas de um casamento. Milagre é um acontecimento extraordinário, pelo menos é o que nos diz a definição no dicionário.
Milagres é o que fazem muitas vezes os militares da G.N.R. durante o desempenho das suas funções. Vivemos num país em que certos militares, por estarem longe das famílias, vivem dentro dos quartéis em que prestam serviços, sem condições mínimas de conforto, com baixos rendimentos e longe de quem amam. E mesmo assim não perdem a motivação e o empenho em servir a sua pátria.
Não poderá isto também ser chamado de milagre?

Oração:
Meu Deus, há muitos militares que vivem com poucas condições dentro dos quartéis que os acolhem. Ajuda-os a nunca desanimarem nem perderem o objectivo da sua missão, de modo a que possam continuar a servir o país de modo competente, como a sua profissão o exige.

3º- Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Jesus vem anunciar o Reino de Deus Pai, para que a humanidade seja mais justa, mais solidária, mais fraterna e mais iluminada pelo espírito do amor. Acima de tudo Jesus veio anunciar a paz.
É também a paz que os militares da G.N.R. muitas vezes têm que anunciar ao desempenhar as suas funções, pondo termo a zaragatas, discussões, assistindo a quem deles precisa, muitas vezes colocando a sua própria segurança em causa.
Já paramos para pensar no número de militares que ficam feridos no decorrer das suas funções?

Oração:
Senhor, hoje queremos rezar por todos os militares da G.N.R. que tantas vezes correm perigo durante as suas horas de serviço. Quantos sustos e quantas aflições estes agentes e as suas famílias passaram? Ajuda-os, Senhor, a terem noção do perigo para que possam evitá-lo sempre que possível, protegendo-os com o Teu olhar misericordioso.

4º  Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Esta é a passagem em que Jesus sobe ao monte com alguns dos seus discípulos, tendo-se transfigurado de tal forma que as Suas vestes atingiram uma brancura nunca antes vista. Transfiguração significa tomar outra aparência, significa mudança.
Mudança é uma das palavras de ordem de quem segue a vida de militar da G.N.R.: mudança de residência, mudança de costumes, mudança de horários, mudança de estatuto, mudança de vida a todos os níveis.
Serão todas estas mudanças respeitadas pela nossa sociedade? Ou ainda olhamos para a G.N.R. como aqueles que só servem para multar e chatear?

Oração:
Obrigado, Senhor, pelos homens e mulheres militares que colocaste ao nosso serviço, para nos protegerem e ajudarem.
Desculpa-nos por todas as vezes em que não demos importância serviço por eles desempenhado, em que não os respeitamos, em que não acatamos as suas ordens ou conselhos e em que não valorizamos o seu espírito de serviço à pátria.


5º-  Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Na altura da última ceia deu-se a instituição da Eucaristia, no gesto de repartir o pão como Corpo de Cristo e o vinho como Sangue de Cristo. Jesus, neste acto, ensinou a toda a humanidade o acto de partilhar: partilhar é amor e o próprio Jesus partilho connosco um bem precioso – a Sua própria vida, partilha essa que, até hoje, não somos capazes de agradecer verdadeiramente.
Os agentes da G.N.R., ao longo da sua vida e da sua carreira, também muitas vezes têm que partilhar algo de si e das suas vidas em função dos outros.
Já pensamos quantos militares não passam o Natal com as suas famílias, por estarem a trabalhar?
Quantos militares não festejam os aniversários com os seus filhos para estarem ao serviço dos outros?
Damos valor ao trabalho destes agentes? Só damos valor aos militares da G.N.R. quando precisamos deles numa aflição? Falamos mal dos militares, na sua frente ou nas costas, desrespeitando a profissão que têm?
Ou sentimos orgulho por termos estes homens e mulheres ao serviço do país, para nos protegerem e servirem?

Oração:
Jesus, sei que muitas vezes só penso em mim e no meu bem-estar. Enquanto estou em casa, no conforto do meu lar, há muitos militares que andam nas ruas, no desempenho das suas funções… de certeza que esses homens e mulheres preferiam também estar em casa com as suas famílias, mas estão a seguir o caminho que orgulhosamente escolheram.
Ajuda-os, Jesus, para que se orgulhem sempre da profissão que abraçaram e que tudo façam para honrar a instituição a que pertencem.

Oração final:
Após estes momentos de oração, rezemos a Nossa Senhora do Carmo, padroeira da G.N.R, para que proteja todos os militares do nosso país, em particular todos os que prestam serviço nas nossas paróquias, protegendo-os, bem como às suas famílias.
Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo,
olhais com especial ternura os que se revestem do vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal protecção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder. Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria. Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho dedicado, para que eu possa louvar-Vos por toda a eternidade.
Amén!