terça-feira, 29 de maio de 2012

Terço - Intenção: pela paz



1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Está perto a hora fixada por Deus para a consumação do sacrifício de Cristo. Jesus está em sofrimento, sabe o que tem que fazer, sabe o que vai acontecer. Tem medo, tem dúvidas… é normal, pois também era humano, como qualquer um de nós.
Quem tem medo e dúvidas não pode ter paz, e Jesus não estava em paz naquele momento. Para alcançar a paz que tanto necessitava rezou ao Pai e deixou nas mãos de Deus os acontecimentos que estavam para vir, para que tudo se fizesse conforme a vontade de Deus.
Para estarmos em paz com os outros e com o mundo precisamos, em primeiro lugar, de estar em paz connosco mesmos.
Procuramos Deus quando precisamos de paz? Buscamos na oração a paz que nos falta no nosso dia-a-dia?

Oração:
Meu Deus, por vezes o nosso coração anda inquieto com coisas fúteis que não nos deixam ter paz. E quando não temos paz interior não conseguimos estar bem connosco nem com os outros.
Ajuda-nos a encontrar a paz interior que tantas vezes nos faz falta, para que possamos ser instrumentos do Teu amor, da Tua Palavra e da paz que nos pedes para anunciar.


2ºMisterio
Flagelação de Jesus

Meditação:
Os soldados que flagelaram Jesus foram desumanos e cruéis, pois insistiam em bater-Lhe e infligir-Lhe maus tratos, mesmo vendo que Jesus estava fraco e incapaz de se defender. Nesses soldados está presente cada um de nós…
Quantas vezes destruímos a paz de quem está à nossa volta? Quantas vezes, com uma palavra ou um simples gesto, conseguimos incomodar e entristecer alguém?
Fazemos alguma coisa para o evitar? Pensamos antes de agir ou falar?

Oração:
Senhor, por vezes, quando falamos em paz, pensamos e guerras, em tiros, em armas, em mortes… e dizemos a frase “o mundo era muito melhor se houvesse mais paz!” Mas esquecemo-nos de quem está ao nosso redor e por vezes conseguimos destruir-lhes a paz com certas atitudes que tomamos.
Não nos deixes ser como os soldados que Te flagelaram e magoaram… faz de nós instrumentos da Tua Paz.


3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
A coroa de espinhos colocada na cabeça de Jesus é como se fosse a raiz de todos os nossos pecados. Os bicos dos espinhos cravados na Sua pele provocam-Lhe dor e faz em com que sangre… aquelas gotas de sangue são o sinal de que o coração de Jesus está a chorar por ver a falta de amor e humanidade que existe entre os homens.
Jesus deixou-se coroar com espinhos para que a humanidade percebesse que morria por nós, morria por amor a todos os homens, para que percebessem que nos deixava o mandamento do amor – amarmo-nos uns aos outros como Ele nos amou.
Mas infelizmente a humanidade nada aprendeu e as nações continuam em guerra, há crianças a morrer de fome, mata-se de forma indiscriminada em certos locais do mundo.
Onde está a paz que Jesus fez questão de nos deixar???

Oração:
Jesus, várias vezes disseste “A paz esteja convosco” mas parece que ninguém Te ouviu ou deu importância às Tuas sábias e amorosas palavras.
Ao lermos a Tua palavra continuamos a encontrar o teu cumprimento “A paz esteja convosco”, mas o mundo está surdo à Tua palavra, o mundo não ouve o que tens para dizer e anunciar.
Faz com que acabem as guerras entre as nações e que o mundo possa viver em verdadeira paz e harmonia.


4º Mistério
Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário

Meditação:
O caminho trilhado até ao Calvário foi um caminho cheio de dor e sofrimento, carregado com o peso da cruz, como se carregasse o mundo aos próprios ombros.
De que valeu o esforço e a entrega de Jesus? O mundo aprendeu alguma coisa com este gesto?
É sempre fácil atirarmos as culpas às nações, aos governos, aos governantes, aos outros…
Então façamos a pergunta de outra maneira: nós aprendemos alguma coisa com o esforço de Jesus? O peso da cruz carregada sobre os Seus ombros ensinou-nos a ser pessoas de paz e de harmonia?

Oração:
Jesus, a Tua cruz foi pesada, o Teu caminho foi difícil de percorrer, mas saíste vitorioso pois entregaste-Te nas mãos de Deus e cumpriste a Sua vontade, sabendo que só assim alcançarias a paz e a vida eterna.
Tem misericórdia de nós por todas as vezes em que somos causadores de zangas, de discussões, de conflitos, de todas as vezes que provocamos discórdias entre os irmãos e por todas as vezes em que não somos capazes de sentir a Tua paz no nosso coração.

5ºMisterio
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
Jesus era o juiz de toda a humanidade, mas mesmo no momento da Sua crucificação e da Sua morte não julga os outros, não julga os ladrões que estão a Seu lado, não tece julgamentos sobre ninguém. Tem um acto de amor imenso dizendo “Perdoa-lhes Pai, que eles não sabem o que fazem”.
Jesus era realmente fantástico e acima de tudo muito inteligente, pois sabia que só perdoando é que poderia partir em paz para junto do Pai.
Temos consciência de que é o perdão ao próximo que nos traz a paz que tantas vezes nos faz falta?
Quando nos fazem alguma coisa que não gostamos, somos capazes de perdoar os nossos semelhantes? Acreditamos verdadeiramente que o perdão está intimamente ligado à paz?

Oração:
Jesus, ajuda-nos a ser como Tu, a perdoar quem nos magoa, a ter um coração enorme como o Teu, a ter a Tua inteligência e sabedoria para lidar com as situações mais difíceis, mas, acima de tudo, ajuda-nos a ser sementes de paz na Tua seara.


Oração final:
Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz;
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé;
Onde houver erros, que eu leve a verdade;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei com que eu procure mais consolar,
que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado;
Pois é dando que se recebe;
É perdoando, que se é perdoado;
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Amén