domingo, 27 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos governantes


1º Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Não tenhais medo; sei que procurais Jesus, o Crucificado. Não está aqui; ressuscitou como havia dito” (Mt 28, 5-6).
Acredito e, realmente, que Jesus ressuscitou ao terceiro dia conforme as escrituras? Respondo “sim”, só porque um artigo do Credo o diz? Costumo recitar o Credo com atenção? E com convicção?
Já me dei conta da importância do dogma da Ressurreição e o lugar que ocupa no centro da religião católica? Justificar-se-ia a crença em Cristo sem a Ressurreição?
Sem a Ressurreição de Cristo, a nossa fé não teria qualquer sentido e a nossa religião não teria qualquer razão de existir. S. Paulo foi bem claro numa das suas cartas aos coríntios: “E se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação e vã a nossa fé” (1 Cor 15, 14).
Quem é realmente este Cristo, que se deixou matar, mas venceu a morte, ressuscitando?

Oração:
Nosso Senhor Jesus Cristo, Vós que vencestes a morte, com a Vossa ressurreição, socorrei e auxiliai os nossos governantes para que, iluminados pela luz da Vossa presença e com as medidas adequadas a uma governação conforme, possam vencer a crise que nos afecta.

2ºMisterio
Ascensão de Jesus ao céu

Meditação:
O senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi arrebatado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.
Acredito realmente que Jesus subiu ao Céus? Digo “sim”, só porque é um artigo de fé? Abro a minha mente para as verdades contidas no Credo?
A expressão “subiu aos Céus” encerra a última manifestação corporal de Cristo sobre a terra: a Ascensão. A subida de Jesus aos céus, foi o acto de se elevar a Si mesmo pelas próprias forças. Jesus com a sua subida ao céu garantiu a entrada no céu de falanges de almas bem-aventuradas saídas dos lugares inferiores graças a Ele. Assim Jesus nos indica que, de ora em diante, está aberta a entrada do céu, para quem o merecer.
Serei eu digno dessa entrada? Que tenho feito eu realmente para merecer tal benefício?

Oração:
Nosso Senhor Jesus Cristo, que abristes as portas do Céu na hora da Vossa Ascensão, abri o coração dos nossos governantes para encontrarem as melhores resoluções para solucionarem de modo correcto as dificuldades gerais, que a todos nos afectam.


3º Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos

Meditação:
“Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios de Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem” (Act 2, 3-4).
Acredito no Espírito Santo? Digo “sim”, só porque é um artigo do Credo? Articulo bem cada frase do Credo ou pronuncio apenas as palavras para fazer coro com os outros fiéis?
O mistério da Santíssima Trindade é o maior, ou talvez o único, que a razão não sabe explicar. Deste modo excluo o Espírito Santo da minha vida?
Em vez de tentar compreender este mistério através da razão, seria mais conveniente meditar nos benefícios, que recebo das três pessoas divinas e mais esclarecido ficaria se recorresse à oração agradecendo esses mesmos benefícios.
Costumo rezar ao Espírito Santo? É através da graça que nos foi infundida por Deus, esse Deus uno e trino, que compreenderemos melhor a Santíssima Trindade. Serei eu merecedor dessa graça?
São Paulo diz que o nosso corpo é tempo do Espírito Santo. Estará o meu corpo arrumado, limpo, numa palavra, apto para ser templo do Espírito Santo?
O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, porque o Espírito Santo é a plenitude do amor. Estará o meu coração pronto e aberto para receber e para dar desse amor?

Oração:
Divino Espírito Santo, derramai os Vossos dons sobre os nossos governantes para que possam conduzir o nosso país com sabedoria e com entendimento. Fazei com que eles sejam tementes a Deus e saibam discernir com clareza e segurança, e saibam ser fortes e rectos nas medidas que tomarem, tendo sempre em conta as necessidades dos mais pobres.


4º Mistério
A assunção de Nossa Senhora ao céu

Meditação:
É dogma de fé, que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da sua vida terrena, foi assumpta em corpo e alma à glória celestial. Maria não sofreu a corrupção do túmulo, foi ressuscitada, pouco depois da sua morte, e transportada ao céu.
Acredito, mesmo, que Nossa Senhora foi elevada ao Céu em corpo e alma? Ou digo “sim”, só porque sempre me ensinaram que assim foi?
Abro o meu coração com fé, e dou credibilidade ao perfeito entendimento dos dogmas da Santa Madre Igreja?
Maria foi exaltada acima de todos os coros de anjos na sua gloriosa Assunção ao céu. E porque é que Deus a quis assim exaltar? Porque pôs os olhos na sua humilde serva? Porque é que Jesus que era Deus de Deus, Luz da Luz; da luz tão fascinante, capaz de vestir o sol, havia de deixar nas trevas do túmulo o corpo da Sua Mãe?

Oração:
Senhora, Vós que fostes agraciada com o amor de Deus e com a mesma intensidade desse amor amais os vossos filhos, rogai pelos nossos governantes.

5ºmisterio
A coroação de Nossa Senhora no céu

Meditação:
“Apareceu no Céu um sinal grandioso: uma mulher revestida de sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12, 1).  
Rezo sempre com humildade e com o coração arrependido?
É Maria rainha do Céu? A razão diz-me que sim e por isso acredito. Se Jesus é Rei do universo, Maria, como mãe de Jesus, também é Rainha. Maria foi proclamada solenemente pela Santíssima Trindade Rainha do céu e da terra e recebeu o ceptro de mando sobre todas as criaturas, ceptro que lhe competia, desde o momento em que foi a Mãe do Salvador.
Quão humilde foi Nossa Senhora! Chama-se a si mesma escrava do Senhor e Deus exaltou-a fazendo-a rainha. Maria completa assim a realização da profecia que de si mesma fizera no seu cântico sublime: “De hoje em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1, 48).
Maria é exaltada pelos homens que a honram de mil formas e a amam com um amor retributivo tão terno, tão ardente e universal.
Estou eu incluído nesse grupo?

Oração:
Rainha dos Céus intercedei por nós junto do Vosso Filho Jesus, para que ajude o nosso País, dando aos governantes a orientação de que precisam, para podermos vencer as dificuldades da vida presente.

Oração final:
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, nossa Mãe e como nós filha de Deus, suplicai ao Pai Eterno para que ‘acorde’ as consciências dos “senhores da terra”, para que de uma vez por todas tenham noção dos males que provocam neste mundo aos outros homens, seus irmãos.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima pedi por nós ao vosso amantíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, para que ilumine os dirigentes de toda a Terra em geral e de Portugal em particular, para que guiados pela luz das leis divinas cumpram os seus deveres de governantes e de cidadãos.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima intercedei junto do divino Espírito Santo por nós e pelos nossos governantes, para que eles recebam a sabedoria suficiente para poderem em boa hora reconhecer e combater a miséria que se alastra no nosso País.
 Nossa Senhora do Rosário de Fátima sede complacente para connosco e protegei-nos da soberba e do orgulho daqueles que nos conduzem e infundi-lhes o vosso imenso amor e dai-lhes a humildade necessária, para nos puderem governar.
Nossa Senhora do Rosário de Fátima, olhai para este vosso povo humilde a sofrer, e pedi ao vosso Filho que proporcione aos nossos governantes os meios capazes para vencer esta crise.
Ámen.