domingo, 13 de maio de 2012

Jo 15, 9-17 - "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos"

O Evangelho de hoje relata a forma carinhosa como Jesus fala com os discípulos e com todos os que O querem seguir, pedindo apenas uma coisa muito simples, que qualquer pessoa é capaz de fazer... Jesus apenas pede que deixem que a vida seja guiada pelo mandamento mais bonito e puro que nos deixou: o mandamento do Amor.
Como é a nossa vida hoje? Deixámo-nos guiar por este mandamento que Jesus nos deixou como herança?

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor.

Meditação
Ser discípulo de Cristo é obrigatoriamente permanecer no Seu amor, tal como Ele nos ama, tal como o Pai O amou, também nós devíamos amarmo-nos uns aos outros, também nós devíamos ser exemplo desse amor para os que nos rodeiam.
A experiência que nós temos de Deus é aquilo que nos vai comandar na relação com os outros -  se a minha experiência é um Deus de amor, então eu vou amar os outros sem medidas…
Qual é a tua experiência de Deus? Um Deus que ama e sorri? Um Deus triste e castigador? Um Deus que só gosta dos mais inteligentes e bonitos?
Muita coisa há a dizer sobre o amor, mas a primeira palavra que me vem a cabeça é “dificuldade” porque amar não é fácil, amar como Jesus amou é difícil… amar da forma que Jesus nos pede para amar é difícil. Porque amar aqueles de quem nós gostamos já nós o fazemos e é relativamente fácil, mas Deus pede-nos que nós amemos até aqueles de quem não gostamos, pede-nos que amemos os nossos inimigos, aqueles que nos fazem mal, que falam mal de nós. Será que nós conseguimos?
Foi isto que Ele fez, amou-nos incondicionalmente da mesma forma que os pais amam um filho. O Mandamento do Amor não é um conselho ou condição, é Obrigação! Foi-nos dado pelo Senhor!

Oração
Senhor, não há melhor forma de levar a vida do que pondo amor em tudo o que nós fazemos, dando amor aos outros. Peço-Te que me ajudes a deixar vivo no meu coração o Teu mandamento de amor. Um amor limpo, agradável aos olhos e ao coração de quem dá e de quem recebe.
Quero ser marca do Teu amor num mundo cheio de sede para amar.
Ama se queres ser feliz, Ama e tudo mudarás, Ama e assim descobrirás a alegria de amar”…

Acção:
Durante esta semana, vou amar. Amar na alegria e na tristeza, nos momentos bons e difíceis, amar o igual e o diferente, amar mesmo sem ser amado… Vou ser experiência de um Amor que desconhece barreiras e limites… um Amor que supera preconceitos e discriminações… um amor que não condena, uma amor que simplesmente AMA.


Terça-feira
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa.

Meditação
A nossa alegria depende sempre de quem nos rodeia. Quando um próximo está triste, nós também estamos, quando está feliz, nós também estamos. O mesmo se passa com Deus, Ele chora connosco, Ele ri connosco, nunca nos abandona, quer nos momentos de alegria quer nos momentos de tristeza.
Deus deixou-nos algo para que nós não esqueçamos o amor que Ele tem por nós: os mandamentos. É nos mandamentos que nós encontramos a mais bela alegria de todas, permanecendo assim no amor de Deus.

Oração
Senhor, dou graças por te ter sempre ao meu lado. Embora me sinta triste, sozinha, Tu nunca me abandonas. Obrigado por seres a minha protecção e o meu conforto.

Acção
Neste dia, sempre que me sentir cansado e/ou infeliz, vou lembrar-me da maior herança que Deus me deixou: AMAR.

Quarta-feira
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.

Meditação:
O nosso Deus deve ser para nós o Deus do amor maior… N’Ele encontramos o amor pleno, verdadeiro, que não nos pede nada em troca. Apenas nos convida a que, como Ele o fez, nos amemos uns aos outros, não impondo condições, nem imposições, nem restrições, mas simplesmente amando… Amar deve ser o nosso principal sinal de trânsito, ou seja, deve ser o amor que nos impõe como devemos agir, pois quando agimos de acordo com o amor não magoámos, não ferimos os outros, pois amamo-los demais e seremos capazes de tudo para que as suas vidas sejam sempre aliviadas de grande dor…

Oração:
Hoje Senhor, peço-Te que amar ocupe todo o meu dicionário, que a minha principal preocupação seja o amor que nutro pelos outros e por Ti.
Quero muito que a semente do amor germine no meu coração.        

Acção:
Hoje vou sair à rua com um sorriso no rosto, e vou demonstrá-lo aos outros… Vou sorrir-lhes para que sintam que os amo como Deus nos amou.

Quinta-feira  
Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.

Meditação
Ser amigo é ser muitas vezes família. Ser amigo é aquele que faz o que Jesus fez com os seus discípulos, deu-lhes a conhecer tudo o que ouvia de Seu Pai, deu-lhes a conhecer a fórmula da felicidade: o Amor.
Jesus é também nosso amigo, mesmo quando o atraiçoamos como Judas ou negamos como Pedro. Deus ama-nos e por isso está sempre lá. Nós só temos o dom de saber amar porque Deus nos amou primeiro mas, mesmo assim, somos tontos ao ponto de desperdiçar aquilo que de lhe melhor o Pai nos deu -  a capacidade de Amar. Um cristão a sério é aquele que se move apenas pelo amor e que não se alimenta de guerras, ódios e hipocrisias. 
O amor de Deus, o dom que nós temos de amar, deveria ser motivo de festa todos os dias, mas nós caímos no erro de banalizá-lo, de esquecê-lo e de darmos mais importância às manifestações do Diabo do que às do Senhor.
A nossa religião é a religião do amor, se não o for, não falamos em nome de Deus, porque estamos a ser outra coisa qualquer.
Esta deve ser a força que nos move: ser no mundo sinal vivo do Deus que ama!

Oração:
Senhor, Tu que nos dás um lugar tão privilegiado, considerando-nos Teus amigos, permitindo-nos ser Teus discípulos e conhecer tudo aquilo que o Pai Te diz, ajuda-me a ser maior no amor e melhor a amar, a cada dia que passa, com todos aqueles que fazem parte da minha vida.

Acção:
Amar é condição para pertencer à família de Jesus. Por isso vamos mostrar a todos, através da nossa vida, relacionamentos e testemunhos, a presença e a vida do Amor de Deus em nós!
Nesta semana, já disseste a alguma pessoa que a Amas? Então, estás à espera do quê? Hoje é um bom dia para começar…vai e ama…


Sexta-feira
Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá.

Meditação
Costumamos ouvir que a melhor publicidade é a que vai de boca em boca, mas nós dizemos com convicção que somos cristãos? Espalhamos a Boa Nova?
Cada um de nós foi escolhido para ir e mostrar a alegria de ser cristão. Se formos o espelho de Deus para os outros, então podemos, assim, expor aos outros o que é ser cristão.

Oração
Perdoa-me, Senhor, pelas vezes em que não fui uma boa imagem do cristão. Em particular, quando não fui a semente que deu o fruto que desejavas. Perdoa-me.

Acção:
No dia de hoje, vou partilhar com um colega, amigo, vizinho, a alegria que é ser cristão. Na minha paróquia vou estar mais disponível para ajudar nas actividades e acções propostas. Vou também rezar um Pai – Nosso como arrependimento pelas vezes em que falhei com o Senhor.

Sábado
O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

Meditação:
Deus podia-nos pedir tanta coisa… e no entanto apenas pede que nos amemos! Amar é a chave para a felicidade, é a chave do coração… mas nós temos dificuldade em encontrá-la, pois parece complicado olhar para os outros apenas com o sentimento de amor e de entrega total… talvez por inveja ou medo de que se torne melhor do que nós, que nos passe à frente, agimos desta forma.
Mas não é este o caminho para felicidade, nem será a rua para encontrarmos a chave do amor…

Oração:
Jesus, preciso que me ajudes a encontrar o mapa para a chave do amor, só unido a Ti conseguirei amar os outros com todo o meu coração…

Acção:
Hoje vou realmente amar alguém… Por isso vou dar um beijo a outra pessoa, para demonstrar o meu amor por ela!