sexta-feira, 18 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos estudantes


1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto 

Meditação :
Nesta passagem com quem se identificou mais? Com Jesus? Ou com os discípulos? É que a maior parte das vezes nós somos como os discípulos que ali se encontravam. Somos aqueles que dormem perante Deus e não rezamos, somos aquele que entrega Jesus, traindo-o… outras vezes, somos como Simão que não foi capaz de ficar vigilante apenas uma hora, tal como nós, que muitas vezes, não somos capazes de doar uma hora do nosso tempo a Deus faltando à Eucaristia.
Muitas vezes também somos nós os traidores, entregando Jesus, quando na escola e no trabalho omitimos que somos Cristãos, ou quando não defendo aquele que me ama, quando falam injúrias em seu nome. Quem sou eu afinal? Sou aquele que segue Cristo ou sou aquele que O entrega à morte?

Oração:
Senhor, ajuda-me a ser Teu seguidor, a não ter vergonha de dizer na escola que me sinto amado por Ti. A dizer no trabalho que vou à eucaristia. A dizer ao mundo que sou feliz porque sou filha de Cristo.

2º Mistério 
Flagelação de Jesus 

Meditação:
Quando leio este mistério, sinto vergonha, sinto tristeza e sinto compaixão.
Sinto-me na obrigação de dizer “perdoa-me Jesus, perdoa-me por ter sido eu a enviar-Te para o sofrimento”. Sinto-me triste, porque hoje em pleno século XXI, continuo a mandar-Te para a cruz, todas as vezes que Te nego. Ser cristão não é fácil, é duro!
Mas nunca ninguém disse que ser cristão era para os fracos, antes pelo contrário é para os fortes! Dizer-se cristão há muitos que o dizem ser, mas ser cristão verdadeiramente, seguir Cristo de olhos fechados, confiar Nele cegamente contra todas as correntes que me impedem, são poucos os que o fazem. E por todos os que desistem pelo caminho, peço-Te por eles perdão Senhor, por não sentirem o amor que nutres por nós em cada gota do Teu sangue que foi derramada em nosso nome.

Oração:
Hoje Senhor, quero pedir-Te por todos os jovens e estudantes do mundo, mas principalmente pelos das nossas paróquias. Para que tenham coragem para enfrentar todos os “Pilatos” que existem no mundo e para que não sejam eles o próprio “Pilatos”. É difícil ir à escola e admitir que se é cristão, é difícil colocar Deus em primeiro lugar, mas quando o fizerem, a vida ganhará outro sentido, e sentir-se-ão mais fortes, mais felizes, mais cristãos.


3º Mistério
Coroação de Espinhos 

Meditação:
Quanta maldade habitava naqueles corações. Todos os Reis tinham os seus reinos, os seus servos, os seus seguidores, a suas vestes e coroa. E Jesus, que foi proclamado Rei, era Rei do quê? Da dor? Do sofrimento? Da humilhação? Onde estão os seus súbditos? Quem são estes súbditos que deixam morrer o seu rei numa cruz como um ladrão? Parece-me que ainda hoje os súbditos andam desaparecidos ou são muito poucos. Porque hoje continuamos a matar Jesus, quando nos esquecemos Dele, quando somos os primeiros a falar mal do outro, quando não vamos à missa, quando não pedimos perdão e permanecemos orgulhosos, quando deixamos Deus para o último lugar.

Oração:
Senhor, já passaram tantos anos desde a Tua morte, mas em tantos anos ainda não conseguimos deixar de cometer os mesmos erros. Peço-Te que dês sabedoria aos estudantes de hoje, pois eles serão o futuro de amanhã, para que percebam que o problema não é falhar, mas sim não admitir as falhas.
Dá-lhes, Senhor, força para que tenham vontade de estudar a Bíblia, pois não são só nos manuais escolares que aprendem coisas importantes e úteis, pois também com Deus e com a Bíblia podemos aprender e sobretudo tornarmo-nos pessoas melhores.


4º Mistério
Jesus carregando a cruz no caminho do calvário
Meditação:
A cruz hoje é sinal de vida e vitória mas no seu tempo foi sinal de rejeição, de fraqueza e de morte. Só houve uma única pessoa que ajudou Jesus, às vezes também é apenas um a ajudar e a seguir Jesus no meio da multidão, no meio de uma sociedade que quer esquecer Jesus. Jesus, que veio ao mundo para nos libertar, nós prendemo-Lo crucificando-O; veio para anunciar a vida e nós demos-Lhe a morte; veio para nos ajudar, perdoar, compreender e nós viramos-Lhe as costas. Jesus veio exclusivamente para nós e ainda hoje O ignoramos, ou então só nos lembramos dele em horas de aflição. Deus é pai e é filho, nós todos somos filhos… só nos lembramos dos nossos pais nas horas más? Qual é a relação com os nossos pais e com o nosso Pai celeste?

Oração:
Hoje quero agradecer-Te Jesus, por tudo, porque apesar de nós Te termos dado a morte, Tu deste-nos o dom da vida. Apesar de nós Te dermos dado o sofrimento, Tu deste-nos o amor. Quero ser melhor a cada dia que passa, e melhorar a minha relação com os outros e conTigo tendo como base o amor.

5º Mistério
Crucificação e morte de Jesus 

Meditação:
Também na hora pior da sua vida, na hora do Seu sofrimento, Jesus foi bondoso e prometeu o paraíso ao ladrão que se encontrava a Seu lado. Isto dá-me cada vez mais a certeza que Deus não me julga pelo que de mal faço, mas pelas minhas boas obras. Jesus não precisou de dizer a ninguém quem realmente era, nem de chamar à atenção. É triste como nós hoje vivemos das aparências, tentamos ser aquilo que não somos e valorizamos o “Ter” em vez do “Ser”. Durante o Seu percurso Jesus nunca se queixou do Seu sofrimento nem da Sua dor, nunca se revoltou contra o Seu Pai nem com os Seus próximos, devíamos reflectir mais sobre isto e guardar no nosso coração tal exemplo e capacidade como um tesouro.

Oração:
Jesus, peço-Te pelos estudantes para que os ajudes a saber conciliar a sua vida escolar e a sua vida paroquial, pois tal como precisamos de crescer e aprender intelectualmente, precisamos também de crescer na fé, para que possamos ser adultos mais equilibrados a nível emocional, tornando-nos mais humanos uns para os outros.

Oração Final:
Meu Deus, ser estudante não é fácil, são muitas as exigências e as expectativas que se criam em nosso redor, tanto na nossa sociedade como na família, cada vez mais nos impõem a perfeição e a competição para tentarmos ser melhor que o outro. Contudo, não é este o ambiente que nos leva até à felicidade - o ambiente que nos leva a felicidade é aquele que me aceita como sou, com as minhas capacidades e debilidades, e por vezes parece que só encontro esse refugio em Ti, Senhor. Peço-Te que nos ajudes a mudar a mentalidade da nossa sociedade e sei que isso só é possível se buscar forças em Ti, pois Deus não escolhe os capacitados mas capacita os escolhidos.