domingo, 3 de junho de 2012

Mt 28, 16-20 - "Baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo"

Através do Evangelho de hoje, Jesus confirma-nos que Deus é uno e trino, composto por três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo.
Ainda hoje é difícil percebermos isto com a nossa razão e com a nossa inteligência, este facto tem que ser e deve ser percebido com os "olhos da fé".
Confiemos no que nos diz Jesus e acreditemos no que os nossos "olhos da fé" vêem, mesmo que os nossos "olhos físicos" não o consigam ver...

 Segunda-feira
Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direcção ao monte que Jesus lhes indicara.

Meditação:
Jesus, depois da Sua ressurreição e no Seu primeiro encontro com as mulheres que tinham ido ao sepulcro, ao despedir-se delas faz-lhes um pedido: que convidem os discípulos a encontrarem-se com Ele na Galileia e este crentes obedecem-Lhe.
Jesus convida-nos, através da Sua Palavra, a irmos ao Seu encontro para participarmos na Sua Glória.
Consigo ouvir o apelo de Jesus e ir ao Seu encontro?
Ensino e obedeço ao que Jesus me ensina?

Oração:
Jesus, quero ouvir a Tua Palavra, ir ao Teu encontro, encher a minha alma com a Tua luz e viver na Tua imensa Glória.

Acção:
Hoje vou ao encontro de Jesus para ouvir a Sua palavra.

Terça-feira
Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram.

Meditação:
Os discípulos perante a ressurreição de Jesus, adoram-n’O apesar de alguns continuarem com dúvidas.
A manifestação de Deus e a grandeza do Seu mistério provoca incertezas/certezas no coração dos discípulos.
Que dúvidas existem nos nossos corações?

Oração:
Jesus, adoro-Te! Afasta as incertezas do meu coração e enche-o de amor.

Acção:
Hoje vou rezar a Jesus e suplicar-Lhe que me livre de todas as dúvidas e incertezas.


Quarta-feira
Jesus aproximou-Se e disse-lhes: “Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra.

Jesus é o Filho de Deus, por isso, Deus. Para Jesus não há barreiras, Ele é o Senhor do céu e da terra.

Meditação:
Jesus não foge, pelo contrário, onde há duvidas Ele faz-se presente, procura ser Luz, procura que o conheçam, para que nós possamos, verdadeiramente, fazer a experiência de Deus. Muitas vezes nós fugimos, não conseguimos enfrentar as nossas responsabilidade, preferimos viver nas trevas, nas divisões...
Jesus é o todo poderoso e para Ele não há fronteiras, como vivemos nós o nosso Deus?

Oração:
Senhor, neste dia quero começar por pedir-Te perdão pelas vezes que duvido de Ti, pelas vezes em que não te coloco em primeiro lugar na minha vida. Ajuda-me a ser fiel ao Teu amor, para que sejas de facto o Senhor da minha e nossa vida.

Acção:
Hoje vou rezar esta pequena oração 7 vezes: ao acordar, às 10h, às 12h, às 15h, às 17h, às 20h e ao deitar.


Quinta-feira
Ide e ensinai a todas as nações,

Meditação:
Os discípulos reconhecem que Jesus está vivo e que é soberano sobre todas as coisas, Jesus pede-lhes que divulguem a Boa Nova e façam novos discípulos.
O encontro com Jesus deve ser um momento de conversão e intimidade, onde Jesus dá a conhecer a Sua vontade.
O verdadeiro discípulo é aquele que é capaz de fazer novos discípulos de Cristo.

Oração:
Jesus, ajuda-nos a ser Teus discípulos e darmos a conhecer a Tua Palavra, para que o amor cresça nos nossos corações.
Jesus, ilumina a nossa mente com a Tua luz, para que possamos conhecer a verdade do Teu amor.

Acção:
Hoje, depois de me converter à vontade de Jesus, vou ser o Seu instrumento e colaborar com Ele na Sua missão.


Sexta-feira
baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei.

Meditação:
Jesus partilha com os discípulos a Sua vontade fazer novos discípulos em todos os lugares - nenhum povo, nenhuma raça, ninguém deve ficar de fora… Estes novos discípulos devem ser baptizados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo e  cumprir os mandamentos.

Oração:
Senhor, quero ter tempo para Ti, tempo para me encontrar conTigo, aprender o sentido da vida plena, da verdade e do amor.
Senhor quero deixar-me transformar pela Tua vontade, viver o Teu projecto de vida verdadeira e feliz

Acção:
Ao longo deste dia procuro renovar em mim o desejo de seguir os ensinamentos de Jesus.


Sábado
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos.”

A presença de Deus está garantida, com a Sua palavra, ao contrário de nós, a palavra dada por Jesus é verdadeira e é para se cumprir. É interessante ver e perceber que Jesus utiliza a primeira pessoa do plural!

Meditação:
Percebo que Deus está presente na minha vida? Como? Consigo fazer a experiência de Deus no silêncio? Naqueles que estão ao meu lado? Nos mais pobres?
Esta presença tem de ser real e não teórica, quem não vive/experimenta Deus, é sinal de um coração fechado à acção de Deus.

Oração:
Jesus, quero pedir que nos ajudes a abrir o coração a Ti. Pois é mais fácil estar longe e voltar-Te as costas do que acolher-te. Mas hoje quero arriscar e quero que entres na minha humilde e pobre vida, por isso Te rezo hoje.

Acção:
Vou procurar fazer silêncio e parar durante o dia, para poder ver Deus. Vou tentar fazer isto 3 vezes, cada vez será de 5 minutos.