quarta-feira, 9 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos desempregados


Oração inicial:
O terço de hoje tem como intenção uma classe que cresce a cada dia em todo o mundo e particularmente no nosso país: os desempregados.
Jesus ensinou-nos que o trabalho dignifica o homem, por isso peçamos a Maria que todos os desempregados, particularmente os pertencem às nossas paróquias, encontrem em breve um trabalho que os dignifique.

1º Mistério
Ressurreição de Jesus

Meditação:
Jesus ao ressuscitar faz renascer à Sua volta o amor, a esperança, o poder da oração. Transmite alegria, liberta do pecado, traz a Luz da Palavra, ressuscita em todos o amor e a fé.
Quem não tem emprego e passa por dificuldades de sobrevivência, tem por certo dificuldade em entender esta maravilha que é a Ressurreição de Jesus, pois deve pensar que Jesus os abandonou por permitir que ficassem desempregados.
Jesus nunca abandona quem ama! Jesus ama a todos por igual!

Oração:
Jesus, certamente quem está desempregado passa momentos de grande angústia e nem consegue perceber o que significa a Tua ressurreição. Ajuda-os, Jesus, a encontrarem em Ti o consolo que precisam para as suas mágoas.


2º Mistério
Ascensão de Jesus ao Céu

Meditação:
Jesus, antes de ascender ao Céu, esteve com os apóstolos, para lhes mostrar que não os tinha abandonado. Após a ascensão ao Céu, torna-se presente para todos nós através da Eucaristia. Todos os que procuram Jesus conseguem encontrá-Lo na eucaristia, ao tomar a Sagrada Comunhão. Quando buscamos algo e encontramos a alegria é plena. Quando buscamos algo de que necessitamos e não o conseguimos encontrar a tristeza é infinita.
Deve ser a tristeza que sentem todos os desempregados que vivem uma busca contínua por um posto de trabalho, que lhes dê o rendimento para viver e para sustentar as suas famílias. Já pensamos quantos desempregados estarão a passar necessidades nas nossas paróquias?

Oração:
Maria, dá ânimo a todos os que buscam trabalho neste momento. Dá-lhes a força necessária para que nunca desistam de lutar por uma vida melhor, que não baixem os braços perante as adversidades e que encontrem em Ti a fé que precisam para continuar a sua caminhada.

3º Mistério
Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos

Meditação:
A vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos é das imagens mais belas da história da vida de Jesus. O Espírito Santo concedeu aos apóstolos, e concede-nos a nós, os dons que fazem um bom cristão, os dons que fazem de todos nós apóstolos de Cristo.
O Espírito Santo veio para todos, para ricos e pobres, para novos e velhos, para homens e mulheres… no mundo de hoje, em que o desemprego é muitas vezes condicionado à idade ou sexo das pessoas, peçamos que o Espírito Santo ilumine toda a humanidade, para que acabem as discriminações a nível do trabalho.

Oração:
Jesus, muitas pessoas estão desempregadas porque, aos olhos dos patrões, já são demasiados velhas para trabalharem, ou porque são mulheres, ou porque têm estudos a mais ou a menos, ou por tantos outros motivos fúteis que são apenas desculpas para engrossar o desemprego.
Se para Ti, Jesus, todos somos iguais, faz com que o Espírito Santo ilumine a mente e o coração das entidades empregadoras, para que vejam que todos têm valor, independentemente da sua idade ou sexo.


4º  Mistério
Assunção de Maria

Meditação:
Maria ascendeu ao Céu para olhar por todos nós, tal como o Seu Filho Jesus lhe pediu. Jesus olha por toda a humanidade, Maria olha pelos seus filhos, que somos todos nós.
Olhar pelo próximo é uma obrigação do cristão, olhar pelo próximo não é meter-se na vida dos outros, coscuvilhar ou tentar saber o que o outro tem ou não tem.
Olhar pelo próximo é estar atento, ver quando o outro precisa de ajuda, saber quando dar a mão, saber acolher, saber amar…
Estaremos nós atentos aos desempregados das nossas paróquias? Olhamos por eles e damos-lhes a mão sempre que é necessário? Ou para não ajudar, preferimos ignorar esta situação?

Oração:
Maria, conheces as nossas virtudes e os nossos defeitos e sabes que nem sempre somos os filhos perfeitos que Tu desejarias. Ajuda-nos sermos pessoas melhores para que tentemos lutar contra o desemprego nas nossas paróquias. Ao darmos a mão a um desempregado, ajudando-o em algo que precise, é a Ti que estamos a dar a mão.

5º Mistério
Coroação de Maria no Céu

Meditação:
Maria, que na terra foi a Mulher perfeita, tinha mesmo que ser coroada no Céu, para culminar essa perfeição e dedicação a Deus. Só uma mulher crente e dedicada a Deus poderia ser escolhida para mãe do Salvador. Maria é Rainha, é ela quem nos dá força e esperança, é o nosso farol que nos guia nos momentos de escuridão.
O desemprego é também um momento de escuridão na vida de muitas pessoas. Sentem-se perdidas, sem saber o que fazer, sem saber que caminhos seguir, sem saber em que acreditar.
Que Nossa Senhora os ajude a nunca perderem a fé, pois sem fé a vida é um vazio. É certo que a fé não fará um emprego cair do céu. Mas certamente que, com fé em Maria, a situação de desemprego será vivida de outra forma.

Oração:
Maria, neste último mistério queremos agradecer-Te tudo o que fazes por nós. Obrigado por tudo o que nos ensinas, pelo exemplo de humildade e confiança que nos deste, pelo amor com que nos confortas. É por tudo isto e muito mais que a nossa fé em Ti é cada vez mais forte.
Faz com que os desempregados do nosso país renovem em Ti a sua fé, para que sintam que Tu és o seu porto seguro. Protege-os a todos para que, no desespero do desemprego, não pratiquem actos que mais tarde se venham a arrepender. Acolhe-os no Teu regaço de Mãe e dá-lhes toda a força que precisam.
 

Oração final:
Maria, no final destes momentos de oração queremos pedir-Te que olhes para todos os que não têm trabalho. Ajuda-os, para que junto das suas famílias e das suas comunidades, encontrem forças para vencer as adversidades do desemprego que tanto os desespera.
Com o Teu olhar de Mãe protectora vigia-os e protege-os.
Amén.