domingo, 20 de maio de 2012

Mc 16, 15-20 - "Foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus"

Hoje somos levados a pensar no que realmente cremos.. se somos baptizados em Cristo, se nos chamamos cristãos, cremos realmente em tudo o que Cristo nos quer transmitir?
O baptismo é o renascer espiritual, é fazer parte da família de Jesus, é ser acolhidos por Ele de braços abertos. Cremos realmente no seu amor por nós?

Segunda-feira
Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura.

Meditação:
Jesus, ao pedir aos apóstolos que fossem pregar o Evangelho a toda a gente, está pedindo também a todos nós que o façamos, que de alguma maneira nos tornemos também transmissores da Sua Palavra e dando exemplo aos outros da prática do bem, do amor e da paz, assim com Ele nos ensinou.

Oração:
Jesus, peço-Te perdão pelas vezes que não fui capaz, ou não tive a coragem suficiente para satisfazer o Teu pedido, para mostrar aos outros o Teu exemplo.

Acção:
Hoje vou tentar falar da palavra de Deus com os meus vizinhos.


Terça-feira
Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado.

Meditação:
Como nos é dito na carta de S. Paulo aos Efésios, há um só Senhor, uma só fé e um só baptismo.
Naturalmente que para receber o baptismo conscientemente tem que se acreditar, esse acreditar num só Senhor chama-se fé.
Pelo baptismo tornamo-nos filhos de Deus, irmãos em Cristo e seus imitadores. Quem não o fizer está a excluir-se da família de Deus.

Oração:
Bom Deus, peço-Te com fervor que o meu baptismo, recebido ainda em criança, não se fique só pelo nome. Fazei-me instrumento do Teu amor, da Tua paz e digno de merecer o nome de cristão.

Acção:
Durante este dia vou rezar muito. Rezar é falar com Deus e isso é necessário

Quarta-feira
Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas;

Meditação:
Parece, à primeira leitura, ser isto impossível, mas se pensarmos mais atentamente naquilo que Jesus realizou, é possível cada um de nós também realizar estes feitos, ou seja: O que nos transmite a palavra de Deus? Amor… Esperança… Paz…
Não serão também estas acções, quando praticadas por cada um de nós, uma forma de nos livrar do mal, uma forma de comunicar com os outros? Também e sobretudo uma forma de comunicarmos com Deus.

Oração:
Meu Deus, perdoa-me pelas vezes em que não quis ou não soube comunicar conTigo e/ou em que não fui sincero. Obrigado pelo Teu perdão.

Acção:
Hoje vou fazer uma boa acção, mas com sinceridade, sem esperar sequer um obrigado em troca.


Quinta-feira
se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados».

Meditação:
Foram estas as palavras de Jesus aos seus discípulos. É uma mensagem de confiança em Deus, que tudo pode… A fé move montanhas e a protecção de Deus acalenta as nossas dúvidas. Tendo Deus connosco, a vida é menos difícil e nós próprios podemos dar-nos aos outros por inteiro.

Oração:
Bom Deus, eu creio em Vós, mas não me abandones nos momentos difíceis. Ajuda-me a olhar o próximo com carinho.

Acção:
Hoje vou visitar alguém que necessite de companhia.


Sexta-feira
E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus.

Meditação:
Jesus foi ao encontro do Pai depois de ter sofrido na terra para salvar a humanidade. Deixou-nos o exemplo de vida a seguir, ensinou-nos o caminho para a Salvação, mas também através dos Apóstolos, deixou-nos um pedido: o de não ficarmos calados, mas através do Seu exemplo divulgar a Sua Palavra pela comunidade.

Oração:
Jesus ajuda-me a ter coragem e humildade suficientes para conseguir seguir o Teu exemplo, mostrando aos outros através da Palavra, o caminho para a felicidade.

Acção:
Hoje vou procurar ser feliz de modo a que consiga transmitir esta felicidade aos outros.


Sábado
Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Meditação:
Iluminados pelo Espírito Santo e confortados por Jesus, seu companheiro e mestre, saíram a anunciar a palavra de Deus. Jesus  estava presente em espírito para lhes dar o apoio devido.

Oração:
Divino Espírito Santo, ilumina-nos e enche-nos de sabedoria, para sermos capazes de levar a mensagem divina mais além, e faz com que saibamos responder com clareza a quem nos interpelar para nos confundir.

Acção:
Para podermos dar temos que ter. Vou aprofundar os meus conhecimentos, para poder transmitir depois de entender.