quinta-feira, 17 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos orfãos



1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Tal como nós, cristãos, também Jesus foi baptizado.
Após Jesus sair da água do rio Jordão, onde eram baptizadas as pessoas naquele tempo, desceu sobre Ele o Espírito Santo, como uma pomba, ou seja, desceu sobre Ele a Paz. O céu abriu-se e ouviu-se uma voz “Tu és o meu filho muito amado, em Ti pus todo o meu agrado”, ou seja, Deus dotou Jesus de todas as qualidades e capacidades.
Assim, passou a ser Jesus a baptizar, mas em vez de baptizar em água, como João Baptista, Ele baptizava as pessoas no Espírito Santo.

Oração:
Senhor, que todos nós, ao sermos baptizados recebamos de Ti, esta pomba, símbolo de paz, e que Tu ponhas em cada um de nós todo o Teu agrado, tal como fizeste com o Teu Filho muito amado e, na presença do Espírito Santo, concede-nos o dom para que nos abramos a todos os irmãos, optando preferencialmente pelos mais necessitados, nomeadamente os órfãos.


2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Havia uma boda em Canãa da Galileia. No terceiro dia acabou-se o vinho. A mãe de Jesus foi ter com Ele muito preocupada e deu-lhe a conhecer o tinha acontecido.
Jesus mandou encher as vasilhas com água e levar ao chefe da mesa. A água tinha sido transformada em vinho e estava maravilhoso.
Na família, tal como na comunidade, a prática permanente da compaixão, a sensibilidade solidária deve ser exercitada todos os dias. Deve-se aprender a ser compassivo estando com o companheiro de quem ninguém gosta, visitando um doente, acompanhando um idoso, partilhando brinquedos, ajudando um pobre, ou seja, olhando mais à nossa volta e estando mais atentos a quem necessita.

Oração:
Jesus, tal como transformaste uma simples água num maravilhoso vinho, ensina-nos a saber transformar os pequenos gestos do dia-a-dia em momentos de felicidade e ensina-nos a saborear o que de bom temos em nossas vidas.
Pelos órfãos, que possam ter todos os dias sinais de carinho, amor, alegria e esperança.
Senhor, confiando-nos à intercessão da Tua Mãe, pedimos que, a Seu exemplo, estejamos sempre atentos aos que se encontram em aflição.


3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Jesus anunciava que o reino de Deus estava a chegar e pedia para as pessoas se arrependerem do mal que tinham feito.
O Reino de Deus é um Reino de Paz e de Amor, mas para viver essa felicidade é preciso arrependermo-nos do mal que fizemos aos outros e a nós próprios.
Só assim, conseguiremos atingir a Paz, o Amor e consequentemente, a Felicidade.

Oração:
Jesus, para que a família de todos os órfãos do mundo lhes possam anunciar o Teu Reino de Paz e de Amor, ajuda-nos nesta difícil tarefa.
Ajuda estas crianças a entenderem que seus pais estão no Reino de Deus e que lá, junto do Pai, estarão sempre a amá-los e a protege-los e sobretudo a interceder por eles junto de Deus.


4º Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Escutar é criar disposição para atender e entender. Na azáfama quotidiana, esquecendo esta verdadeira necessidade, muitas vezes parecemos não querer ou não saber escutar.
As crianças consideram amigas as pessoas a quem podem contar os seus problemas. Os adolescentes trocam a casa pela rua, onde amigos “compreensivos”, nem sempre bons conselheiros, lhes dão a atenção que os pais não sabem dar. No casal, o diálogo e a escuta são um termómetro da harmonia conjugal.
O amor fala da necessidade de escutar, e a escuta, da necessidade de amar. Só pode escutar na perfeição quem ama na perfeição.
Peçamos pelos religiosos de vida contemplativa, para que, sendo para o mundo reflexo da glória de Deus que contemplam, ajudem os cristãos a descobrir na oração a beleza do seguimento de Jesus.

Oração:
Senhor, tal como os discípulos Pedro, Tiago e João, que nós cristãos, confiemos em Ti e que subamos o monte as vezes que forem necessárias e que nos pedires, confiando, sem fazer perguntas e aceitando o que tens para nós, certos que jamais nos pedirás algo que não sejamos capazes de concretizar.
Confiar e acreditar no teu projecto de felicidade para nós, nem sempre é fácil, há dias difíceis em que questionamos o que queres de nós….
Ensina-nos também a arte de sabermos escutar-Te no silêncio do nosso coração.
Senhor, neste mundo cheio de ruídos, ensina-nos a saber escutar aqueles que se nos procuram e precisam do nosso auxílio.


5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Queixamo-nos que já não há amigos. Talvez devamos antes queixar-nos de não sabermos ser amigos… sentindo solidão em vez da amizade tão necessária e mesmo vital.
Nos seus diversos níveis de relação, a família é a comunidade natural dos afectos mais profundos. A família ganha ainda imensamente se, pela fé, se descobrir Igreja a partir da Eucaristia celebrada na grande comunidade, esta comunidade dos afectos mais profundos cimenta a sua união pela Comunhão de todos no mesmo Senhor Jesus Cristo, que um dia disse: «Assim como Eu vos amei, vós, também, deveis amar-vos uns aos outros. Por isto saberão que sois meus discípulos»
Durante a última Ceia, Jesus quis perpetuar a sua presença nos sinais do pão e do vinho, transformados no seu Corpo e Sangue. E no final disse: «Fazei isto em memória de mim!»

Oração:
Senhor Deus, peço-Te que nunca nos falte a Eucaristia, na qual comungamos o Teu Corpo e Sangue, que nos alimenta a alma e o coração e nos dá força e esperança para enfrentar a dura batalha que é a vida.
Ajuda-nos a ser um pouco pais e mães daqueles que perderam seus pais, seus pilares de vida.
Por vezes somos tão frios e indiferentes à dor dos outros, achamos que já temos problemas suficientes na nossa casa e achamos que não temos culpa ou qualquer tipo de responsabilidades por quem perdeu seus pais….
Continuamos a nossa vidinha para evitar chatices e aborrecimentos, pois já temos os nossos e esses chegam-nos…
Ajuda-nos a ser mais presentes na dor dos nossos irmãos.


Oração final
Senhor, tal como Jesus ao ser baptizado, desceu sobre Ele o Espírito Santo, que desça sobre todos os baptizados, todos os dias, a Tua Luz e Paz.
Que com a Tua ajuda sejamos capazes de transformar as coisas menos boas da nossa vida em experiências que nos dão amadurecimento e nos fazem crescer.
Que todos os povos da Terra experimentem o Teu Reino. Que todos saboreiem o Teu Amor e a Tua Paz e que consigam perceber que queres que lutemos todos os dias pela nossa felicidade.
Ensina-me Jesus, a subir o monte todas as vezes que forem necessárias, para ver a Tua luz, só assim poderei ter calor e luz na minha vida.
Nos momentos em que a minha fé balança conto conTigo para reencontrar o caminho
Peço-Te também por todos os órfãos do mundo, sobretudo por aqueles que não têm um lar, uma família e nem sequer amor e carinho.
Obrigada JESUS por me amares.
Amén!