sábado, 5 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos pescadores


1º Mistério 
Anunciação a Maria

Meditação:
Maria disse SIM com toda a convicção e tornou-se a “escrava do Senhor”. Maria apesar de ter medo disse sim a Deus. E nós? Conseguimos dizer a Deus um “Sim” tão destemido? Conseguimos entregar-nos a Deus? Abrimos-Lhe as portas dos nossos corações? Nós entregamo-nos a Deus? Maria entregou-se mesmo sabendo as consequências que daí adivinham…
Neste momento de oração, meditemos sobre o papel de Maria, nossa Mãe, nas nossas vidas…

Oração:
Senhor, neste momento em que oramos a Tua mãe, pedimos-Te que nos ajudes a ser como Maria, a dizer sim a Deus.

2º Mistério 
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Mais uma vez Maria mostra-nos a sua humildade ao ir ajudar a sua prima Isabel, que ficou grávida já na sua velhice. O que fazemos nós? O que fazemos quando os outros precisam de nós? Somos humildes e ajudamos os nossos irmãos? Ajudamos a nossa família quando ela necessita?
Nossa Mãe, Maria deu-nos o melhor exemplo de todos…

Oração:
Senhor Jesus, dá-nos força para que possamos tomar conta dos nossos irmãos e da nossa família quando eles mais precisam.


3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Jesus, o nosso Salvador, nasceu! Mesmo sendo o Salvador, o Senhor, o Messias, nasceu pobre e num estábulo, sem luxos, sem nada…
Então e nós? Fazemos como Deus e vivemos humildemente, ou vivemos no luxo e para nos mostrarmos a todos? Mostramos a nossa alegria aos outros ou só mostramos as nossas amarguras?

Oração:
Senhor, ilumina-nos para sermos humildes e para mostrarmos ao mundo a alegria de sermos Cristãos.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Tal como nós no baptismo somos apresentados à nossa família Cristã e a Deus, também Jesus foi apresentado a Deus, nosso Pai. Quando baptizamos os nossos filhos fazemo-lo com a intenção de acender um luz que nos acompanhará para o resto da vida, a luz de Cristo? Ou apenas baptizamos os nossos filhos para que eles possam dizer que são Cristãos, seguidores de Cristo, sem saberem quem Ele é na realidade?
Pensemos sobre o que nos leva a seguir Jesus. É Ele ser o Messias, o Salvador, ou é apenas para dizer que temos uma religião?


Oração:
Senhor, neste momento de oração pedimos-Te que ilumines os nossos corações, para que possamos seguir o caminho certo. Que a luz que acendemos no baptismo, a Tua luz, nunca se apague, para que sigamos sempre os Teus passos.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Jesus “fugiu” para a casa do Pai, pois lá Ele sentia-se bem. Será que nós enquanto cristãos, seguidores de Cristo fazemos como Ele? Vamos para a casa do Pai para nos sentirmos bem, ou apenas para dizer aos outros que estivemos lá? Sentimo-nos felizes na casa de Deus ou quando vamos a casa de Deus só pensamos nos problemas de fora? Ouvimos a palavra que Deus nos transmite através do nosso pároco?
Reflictamos um pouco sobre isto.

Oração:
Senhor, ajuda-nos a termos um sorriso interior e exterior tal como Tu, a sermos felizes, na casa do Pai.
Senhor, ajuda-nos para que nunca entremos por caminhos errantes e para que nunca nos percamos neste caminho que é a vida.


Oração final:
Senhor, neste dia em que lembramos particularmente Nossa Senhora da Graça e os pescadores das nossas paróquias, pedimos-Te que abençoais todos os pescadores para que possam todos os dias voltar sãos e salvos para junto da sua família e com sustento para viver dignamente.
Nossa Senhora da Graça, pedimos-Te que auxilies o Senhor, Nosso Deus, nesta árdua tarefa. Ajuda a aliviar o coração destes homens e mulheres, crianças e idosos quando têm alguém no mar.
Amén.