segunda-feira, 21 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos jovens



1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
Quando o Anjo Gabriel visitou Maria, esta foi apanhada de surpresa. Maria ficou perturbada com o que o Anjo lhe disse, até achou estranho ter de conceber um filho, ainda por cima o filho de Deus. Mas ela aceitou este desafio.
Por vezes os jovens têm de aceitar desafios e tomar decisões difíceis, quer na escola, quer no trabalho, quer na família.
Quantas vezes nós dizemos que os jovens não têm experiência de vida? Por vezes nem sabemos as dificuldades porque passam.

Oração:
Maria, tu és o exemplo de como aceitar um desafio difícil pode trazer muita felicidade. Ajuda os jovens que têm que passar por escolhas complicadas, para que consigam imitar-te na tua confiança e fidelidade.


2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Depois de aceitar o desafio de ser mãe, Maria foi visitar a sua prima Isabel, que se encontrava grávida. Rezou em sua casa e lá permaneceu até o bebé nascer. Maria foi solidária para com ela, saindo do conforto do seu lar para ajudar a prima.
Hoje em dia há alguns jovens que fazem voluntariado ou que ajudam os mais necessitados, mas muitas vezes são gozados e discriminados por tomarem esta opção de vida.
Também estes jovens se separam da família para ajudar quem mais necessita do seu apoio. Rezemos por eles.

Oração:
Maria, apesar da inquietação e confusão que sentia, ajudou quem precisava do seu apoio.
Rezemos pelos jovens que ajudam os necessitados, para que continuem a exercer a sua missão de bondade e humildade.


3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
Por causa do recenseamento, José e Maria tiveram que ir para Belém, onde nasceu Jesus, o Messias. Como não havia lugar na hospedaria, foram para um estábulo. Jesus ficou numa manjedoura, junto aos pais. A alegria de Maria era infinita naquele momento.
Neste mistério rezemos pelos jovens casais que vão ser pais ou que já o são, para que sintam a mesma alegria que Maria e José sentiram.

Oração:
Tal como tu Maria, os jovens querem sentir a alegria de ter um filho. Rezemos pelos jovens casais, especialmente pelos das nossas paróquias, para que encontrem em Maria e em José o exemplo da família, da alegria e do amor.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
A fidelidade de Maria era uma coisa espantosa: ela leva Jesus ao templo, que é a casa de Deus, para agradecer o dom que Deus lhe deu ao ter um filho.
Muitos jovens frequentam a casa de Deus, agradecendo também os dons que têm na sua vida. Mas já pensamos que estes jovens muitas vezes são marginalizados e gozados por irem à casa de Deus e serem cristãos?
Certamente eles não se deixarão ir abaixo, porque a sua fé é uma fé de união, de partilha e de amor a Cristo.

Oração:
Neste mistério Maria revelou-se pela sua confiança e pela sua fé, como muitos dos jovens se revelam. Rezemos por esses jovens, em particular pelos jovens das nossas paróquias, para que não se deixem enfraquecer, mas que continuem a lutar pela felicidade que ganham em ser cristãos.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Maria e José ficaram preocupados quando viram que Jesus tinha desaparecido. Encontraram-no no templo, com os doutores da lei. Maria ficou muito aflita, e quando encontrou o filho, ficou aliviada.
Ter um filho dá trabalho, é preciso ter paciência e também respeito para com ele. Rezemos pelas jovens mães para que seguindo o exemplo de Maria tenham forças para ultrapassar as dificuldades com os seus filhos.

Oração:
Neste último mistério rezemos pelos jovens que passam grandes dificuldades, para que encontrem em Maria a calma e a paciência para as resolver e seguir em frente.


Oração final:
Ser jovem não é fácil: é preciso tomar muitas decisões, ultrapassar dificuldades e resolver problemas.
Rezemos a Nossa Senhora de Fátima para que ela ampare os jovens nos momentos de angústia. Rezemos também pelos jovens das nossas paróquias, para que consigam ter uma vida de amor e de confiança, tal como foi a vida de Maria.