terça-feira, 8 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos catequistas


1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Neste primeiro mistério podemos perceber que Jesus está em oração, em conversa com o Pai, percebeu que estava a chegar o momento da Sua morte. Sentiu medo, tristeza e angústia. Quem não sentiria numa altura destas? Quem não ficaria desolado por saber que vai morrer? O que é que faríamos antes de esse momento chegar? Falaríamos com o nosso Pai? Ou simplesmente virávamos as costas Àquele que nos ama?
Disse: “Seja feita a vossa vontade e não a minha”. Esta é a posição que cada um de nós deve de ter face ás suas dores, se for possível, que sejam afastadas do seu caminho. Porém, seja feita a vontade de Deus e não a nossa. Devemos confiar em Deus…mas nós confiamos Nele? Respeitamos e aceitamos o que Ele nos dá? Pensemos nisto. 

Oração:
Como foi difícil este momento que Jesus viveu, e alguns momentos das nossas vidas. Oremos com o pensamento em Jesus, na sua dor e angústia. Ajuda Senhor todas as catequistas a conseguirem ultrapassar todos os seus momentos de dificuldade e dor. Pedimos-Te consolo e paz e que consigamos confiar mais em Ti.

2ºMisterio
Flagelação de Jesus

Meditação:
Jesus mostra aqui ser a boa pessoa que é, aquele que ama, sem qualquer dúvida, a Deus. Foi questionado por Pilatos e disse a verdade. Mas, apesar de achar que não havia razão para O mandar matar, Pilatos, por influência dos judeus, mandou-O flagelar. Jesus podia ter mentido para se livrar daquele sofrimento que iria sentir, mas disse a verdade, fê-lo por nós. Sofreu para nos salvar e nós devemos fazer o mesmo. Dizer a verdade por mais que isso nos custe… temos que ser justos, de amar o próximo como a nós mesmos.
Mas quantos de nós mentimos para nos livrarmos da cruz que carregamos? Será que sou sempre verdadeiro para mim e para Deus? Sacrifico-me para o bem do próximo?
E agora, estarei disposto a dizer verdade e a amar o próximo? Não me deixarei ser influenciado pelo outro como Pilatos foi? Que penso sobre o Amor de Jesus por nós?

Oração:
Jesus, Tu que nos amas tanto, ajudai-nos também a amar-Te a Ti, a nós e aos outros. Precisamos de nos amar para que haja mais justiça. Olha por todas as catequistas, ajuda-as a serem justas nas suas decisões, a não se deixarem levar pelas opiniões alheias, a não esconderem a verdade, e a conseguirem ultrapassar as consequências da verdade, quando esta pode ter influência sobre alguém.

3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Aqui Jesus faz-nos ver como o ser humano consegue ser tão mau e mesquinho. Cuspiram-Lhe, tiraram-Lhe a roupa, humilharam-No, fizeram-no por maldade. Julgavam-No como se de um ladrão e assassino se tratasse, mas Ele continuou a percorrer o caminho, o caminho que lhe traria a Sua morte. Jesus vive tudo isto por nós, pelo amor nos tem.
E nós? O que é que faríamos numa situação de humilhação? Seriamos capazes de continuar o nosso caminho de cabeça erguida? Seriamos capazes de deixar para trás o que nos deixa parecer ridículos?

Oração:
Jesus, que foste humilhado e ridicularizado, ajuda-nos, a nós aqui presentes e a todas as catequistas, a podermos seguir em frente, após um acto de humilhação. Dá-nos força para superar estes momentos como Tu conseguiste. Obrigado Jesus, que nos amas e nos perdoas pelo facto de nos esquecermos do que viveste para nos salvar.

4º Mistério
Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário

Meditação:
Pesada era a cruz que Jesus tinha que carregar sobre os Seus ombros feridos. Já não bastava a dor dos ferimentos que tinha, já não bastavam as humilhações a que tinha sido sujeito, já não bastavam os escarros que lhe tinham cuspido em cima, ainda acharam por bem carregá-Lo com um pesado madeiro em forma de cruz.
Todos estes sacrifícios foram suportados por Jesus sem um queixume, com coragem e determinação, para não falhar ao projecto que Deus tinha para Ele.
Ser chamado a ser catequista também é um projecto que Deus reserva a algumas pessoas.
Se Deus Pai acende no coração a chama convoca alguns a serem catequistas, devemos fazer todos os possíveis para que essa chama não se apague.
Ser catequista não deverá ser uma cruz a carregar, ser catequista deverá ser motivo de orgulho e de alegria por servir a Deus. Rezemos por todos os catequistas do mundo inteiro.

Oração:
Meu Deus, Tu não escolhes os capacitados, mas capacitas os escolhidos. Protege todos aqueles que chamaste ao Teu serviço, para dar catequese, seja a crianças ou adultos, pois sabemos que nem sempre é fácil cumprir essa missão.
Que todos os catequistas sejam iluminados com a Tua Luz.

5ºmisterio
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
A crucificação e morte de Jesus foi o culminar de todas as medonhas atrocidades que Lhe vinham fazendo na Sua caminhada até ao Calvário. Como é que aquelas pessoas puderam ser tão cruéis, condenando à morte quem só queria espalhar o amor entre a humanidade? Como é que puderam assassinar um homem tão bom e generoso, que tinha um coração enorme e a todos sabia perdoar?
Não seremos nós assim muitas vezes perante as pessoas que contribuem para a comunidade, nomeadamente os catequistas?
Não os “crucificamos” também, vendo aspectos negativos em tudo o que fazem e não valorizando o tempo que colocam ao serviço de Deus e os ensinamentos que dão aos catequizandos que têm ao seu encargo?
Que o Senhor ajude todas as nossas comunidades, para que acolham, percebam e ajudem os catequistas das nossas paróquias.

Oração:
Senhor, obrigado pelos bons catequistas que temos nas nossas paróquias e que ensinam a Tua palavra e os Teus ensinamentos às crianças e jovens das nossas comunidades.
Sabemos que a sua missão nem sempre é fácil, nem sempre é compreendida e que nem sempre conseguem atingir todos os objectivos a que se propõem.
Mas com a Tua ajuda, Senhor, e com a colaboração de todos nós, poderemos fazer com que os catequistas e a catequese sejam motivo de orgulho e sabedoria das nossas paróquias.
Que a Tua sabedoria invada os corações dos catequistas de toda a nossa diocese, e em particular os das nossas paróquias, para que o seu trabalho dê frutos de amor e paz.

Oração final:
Ser catequista é como ser Jesus na vida dos outros, é levar a Sua Palavra a quem a quer escutar, é transmitir os Seus ensinamentos a quem os quer aprender.
Enche de fé e de esperança os corações dos nossos catequistas e não permitas que as dúvidas ou incertezas se apoderem das suas mentes.
Fortalece-lhes a fé, para que a possam transmitir aos outros com firmeza e alegria.
Abençoa-os a todos, ampara-os nas suas quedas, dá-lhes forças quando a fraqueza teimar em chegar e guia-os quando se sentirem perdidos.
Amén