sábado, 12 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelos bombeiros


Oração inicial:
Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem reza-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta devoção.
Unimo-nos a todos os santos que estão no Céu, a todos os justos que estão sobre a terra, a todas as almas fiéis. Unimo-nos a Vós, Jesus, para louvar dignamente a Vossa Santa Mãe, e louvar-Vos a Vós.
Neste terço cabe-nos rezar pelos Bombeiros que têm por missão salvar vidas e bens. Assim, pedimos a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, ajuda para dar força, coragem e protecção a todos estes homens e mulheres que lutam diariamente para minimizar e aliviar o sofrimento das pessoas, sacrificando muitas vezes as suas próprias vidas. Pedimos que esteja ao seu lado, dando-lhes a coragem do Seu coração, a força dos Seus braços e a protecção das Suas mãos para que eles nunca falhem no cumprimento dos seus deveres de bombeiro.
Amém



1º Mistério
Anunciação a Maria

Meditação:
O Anjo do Senhor anunciou a Maria, Hás-de conceber no Teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo”. Maria questionou o Anjo perguntando-lhe Como será isso possível se eu não conheço homem?” O Anjo respondeu-lhe “o Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus”. Maria disse, Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Para Deus nada é impossível, quis nascer e viver entre nós, para deste modo perdoar e redimir a humanidade dos seus pecados. Para isso escolheu na terra uma Mãe, entre todas, a mais humilde, foi essa humildade que abriu ao próprio Deus a porta do nosso mundo.

Oração:
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, faz com que seja infundida na nossa alma o mesmo dom de humildade que Tu possuis, para que possamos abrir os nossos corações a Deus e ao próximo

2º Mistério
Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel

Meditação:
Maria, sabendo pelo Anjo, que a sua prima Isabel estava grávida, uma mulher de idade já avançada e que chamavam de estéril, resolveu, depois de falar com os seus pais e José, seu noivo, ir ajudar a sua prima nos últimos três meses de gestação. Quando Isabel viu Maria, disse “Tu és bendita, como posso merecer que a Mãe do senhor me venha visitar?” Para Maria ir ajudar a sua prima era mais importante do que ficar concentrada na sua nova situação, ser Mãe do filho de Deus, mais uma vez, a humildade de Maria está presente.

Oração:
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, que a Tua humildade e entrega a favor dos mais necessitados seja seguida por nós, ajuda-nos a sair do nosso conforto e procurar os que estão necessitados, não só de pão, mas de amor, apoio e conhecimento da palavra do Senhor.


3º Mistério
Nascimento de Jesus

Meditação:
José e Maria chegaram a Belém para cumprirem com a obrigação de se recensearem, imposta pelo poder romano. Estava na hora de Maria dar à luz, como havia muita gente em Belém não encontraram um lugar para ficar, então resolveram ficar numa gruta.
Afastado do burburinho da cidade nasceu Jesus envolto em panos, deitado numa manjedoura, tal como o Anjo dissera aos pastores “encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”
Nos dias de hoje, a tendência é afirmarmo-nos importantes, exibindo a diferença: maior riqueza, mais poder, mais beleza, entre outros predicados, Jesus nasce na humildade de uma gruta, mas não é por isso que a sua dignidade divina fica diminuída. 
Deus encarna na humildade e fragilidade de uma criança e faz-se homem, mostrando que é em tudo igual a nós, menos no pecado, e que o seu reino não é imaginário, que não é um Deus qualquer, mas um Deus que possui um rosto humano, que amou até ao fim cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto. O seu reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança.

Oração:
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, intercedei junto do Senhor para que tal como os pastores acreditaram na palavra de Deus, ditas pelo Anjo, os cristãos acolham a Palavra de Deus em seus corações e a descubram como fortaleza para conseguirem ultrapassar, com humildade, todas as suas fragilidades humanas.


4º Mistério
Apresentação do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Cumprindo os preceitos, Maria e José apresentam Jesus no Templo.
Em Jerusalém vivia um homem, chamado Simeão, a quem lhe tinha sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, Simeão dirigiu-se ao Templo, onde estava Jesus. Tomando-O nos braços disse: “ Agora, Senhor, segundo a tua palavra deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, …”
Simeão agradece ao Senhor ter visto a Salvação com que culmina a aliança que Deus celebrou com o seu povo. A gratidão é dos valores mais prezados. Agradecer a quem nos faz bem é um acto de justiça, mas por vezes não temos a capacidade e o “poder” para agradecer convenientemente, nessa altura devemos ter a humildade de pedir a Deus que gratifique o que sentimos incapazes de retribuir.


Oração:
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, intercedei junto do Senhor, para que agradeça por nós a quem pratica o bem, nomeadamente aos bombeiros, fazendo com que nunca vacilem no acto de salvar.



5º Mistério
Perda e encontro do Menino Jesus no Templo

Meditação:
Maria e José, quando Jesus tinha 12 anos, subiram a Jerusalém para a festa da Páscoa. Terminados esses dias, regressaram a casa e Jesus ficou em Jerusalém, sem que os seus pais o soubessem. Quando deram pela sua falta voltaram à sua procura e encontraram-no no Templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer perguntas. Maria disse-lhe: “Filho, porque nos fizeste isto? Olha que Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura”. Ele respondeu-lhes: Porque Me procuráveis? Não sabíeis que devia estar em casa de Meu Pai “.
Para Jesus estar no Templo, na casa do Seu Pai, era um acto perfeitamente natural, estar na casa do Pai, não era estar perdido, antes pelo contrário, era estar na Sua casa.

Oração:
Nossa Senhora, Mãe de Jesus, ensina-nos o caminho da casa do Senhor para todos unidos oferecermos a Deus a nossas preces e os nossos louvores.


Oração final:
Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, ao Vosso Coração Imaculado nos consagramos, em acto de entrega total ao Senhor.
Por Vós seremos levados a Cristo.
Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai.
Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o Enviado do Pai.
Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo. Sob a protecção do Vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo.
Seremos testemunhas da Sua ressurreição.
Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos.
Ámen.