quinta-feira, 10 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelas famílias monoparentais


Oração inicial:
Senhor, por intercessão de Maria, Tua Mãe e nossa Mãe, exemplo de acolhimento, de amor e de respeito à vida, ensina-nos a ser solidários com todas as famílias em dificuldade, especialmente as que vivem sós e sem apoios.



1º Mistério
Baptismo de Jesus no Jordão

Meditação:
Quando Jesus desce ao Jordão revestido da nossa natureza, e, aí, escuta aquela declaração de Amor, que o Pai lhe dirige, somos todos nós que recebemos o Espírito Santo e acolhemos a Sua Voz, pois naquela água, também nós somos purificados e recriados pelo Pai.

Oração:
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, Mãe do Divino Amor, um sincero arrependimento das nossas faltas e uma fidelidade total aos compromissos baptismais


2º Mistério
Jesus revela-se em Canãa

Meditação:
Nas bodas de Canãa, Jesus fez o Seu primeiro milagre, transformando a água em vinho e todos acreditaram n’Ele. Deus mostra-nos, assim, que enviou Jesus para que Ele próprio transforme as relações dos homens com o Pai e dos homens entre si.

Oração:
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, que vele por todos nós e apresente a Jesus as nossas necessidades. Com o Seu auxílio a nossa vida vazia se transforme em alegria e esperança.


3º Mistério
Jesus anuncia o Reino de Deus

Meditação:
Esse povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte”. Com estas palavras do profeta Isaías, Jesus apresenta o significado da sua própria missão: aqueles que sofrem por uma existência sem luz, ouvem d’Ele a Boa Nova do interesse do Pai por eles e que também a sua vida é um dom zelosamente guardado nas Suas mãos.

Oração:
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, Refúgio dos Pecadores, que nos faça ouvintes atentos da mensagem da salvação e nos dê a graça de uma sincera conversão.


  Mistério
Transfiguração de Jesus

Meditação:
Aquando da transfiguração de Jesus no Monte Tabor, aquela Voz que se fez ouvir “Este é o meu Filho, o meu Eleito; escutai-O é a “Nova-Lei” a lei do Espírito que dá a Vida em Cristo; e assim sermos luz no testemunho da expressão luminosa da Sua glória divina e do momento da entrega dolorosa da Sua Paixão, sinal de Amor pleno por toda a Humanidade.

Oração:
Peçamos ao Senhor, por intercessão de Maria, Porta do Céu, que nos faça saborear, já neste mundo, as delícias do Céu. E que todos sejamos como Ele, ouvintes atentos da Palavra de Deus, guardando-a em nossos corações.


5º Mistério
Instituição da Eucaristia

Meditação:
Jesus cumpriu a promessa que tinha feito “Quem comer deste Pão viverá eternamente”. Durante a refeição Jesus abençoou o Pão e o Vinho, deu graças e entregou aos seus discípulos, mostrando, assim, o Cristo feito alimento com o Seu Corpo e o Seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, para saciar todos nós.

Oração:
Senhor, por intercessão de Maria, Mãe da Divina Graça, ajuda-nos a partilhar o pão e o vinho, como sinal de amor e de alegria da Tua presença em nós e a amar sempre, a ser humildes e a servir o próximo.


Oração final
Maria, Mãe de Jesus e Mãe de todos nós, ajuda todas as famílias monoparentais para que possam viver em paz, harmonia, condições dignas e para que possam dar a melhor educação às crianças que têm a seu encargo.
E difícil fazer uma caminhada sozinho, mas com a Tua ajuda e conTigo ao lado dessas famílias o caminho será por certo menos penoso e mais fácil de atravessar.
Amén.