terça-feira, 22 de maio de 2012

Terço - Intenção: pelo pároco


1º Mistério
Agonia de Jesus no Horto

Meditação:
Mesmo nos momentos difíceis da sua vida, Jesus Cristo, nunca deixou de orar a Seu Pai. A oração dá-nos força para enfrentarmos qualquer coisa, tanto para o bem como para o mal, e é através dela que falamos com o nosso Deus e O escutamos no mais íntimo do nosso coração. Nas nossas vidas pomos muitas vezes a oração de parte, deixamos para quando formos dormir, 5 minutos chega, mas depois acabamos por nos deixar dormir, dominados pelo cansaço, e não rezamos, não partilhamos o nosso dia como o nosso Deus de Amor. Pensemos bem no sofrimento de Jesus Cristo e reconheçamos que ele nos ensinou como sobreviver às nossas maiores dificuldades: orar a Deus.

Oração:
Senhor, peço perdão pelas vezes em que não Te dou a merecida atenção, pelas vezes em que não retribuo a atenção e a paciência que Tu me dás todos os dias. Peço perdão também pelas vezes em que não oro pelo meu pároco e não lhe dou o merecido valor. Peço-Te, por aqueles que se encontram em dificuldades, para os ajudares a encontrar o caminho para a felicidade através da oração.

2ºMisterio
Flagelação de Jesus

Meditação:
Quantas vezes não agimos como Pilatos nos nossos dias? Quando condenamos e julgamos um inocente? Jesus Cristo, inocente, foi julgado e morto por nós, assumiu a nossa injustiça e criminalidade. E nós que fazemos? Temos isso em consideração, ou de vez em quando lá cometemos umas injustiças ali, outras acolá e ao fim, sem nos apercebermos disso, já não respeitamos nada nem ninguém? Tomemos, mais uma vez, Jesus Cristo como exemplo nos momentos injustos da nossa vida.

Oração:
Nesta oração, peço-Te por aqueles que são condenados injustamente e pelos inocentes que não se conseguem defender nesta sociedade corrupta e injusta. Que a justiça e a bondade estejam presentes em todos os corações.

3º Mistério
Coroação de espinhos

Meditação:
Nos dias de hoje, muitas serão as dúvidas quando pensamos em nos entregar por outra pessoa. Certamente, na nossa família, os nossos pais dariam a vida por nós, mas nós daríamos a vida por qualquer pessoa? Jesus Cristo foi condenado, humilhado e crucificado por nós, não há maior prova de generosidade e dádiva que esta. A verdade é simples, Jesus Cristo entregou-se por nós! Nos nossos dias será que nos empenhamos em dar um pouco mais de nós aos outros? No trabalho, na escola, à minha família, ao meu pároco?

Oração:
Peço perdão, Senhor, por não me dar tanto aos outros. Sei que a Teu lado nada é impossível, por isso vou tentar, cada vez mais, entregar-me a quem está ao meu lado e a participar mais activamente nas actividades da minha paróquia, bem como na minha relação com o meu pároco.

4º Mistério
Jesus carregando a cruz a caminho do Calvário

Meditação:
Mesmo estando a sofrer, Jesus pede às mulheres para não terem pena dele, mas sim delas mesmas e de seus filhos. Nos nossos dias, somos assim tão solidários e humildes para com quem nos rodeia? Ser solidário, em altura de crise, para certos corações é difícil, mas porquê? Jesus Cristo, sabendo que estava a caminhar para morrer pelos nossos pecados, não deixou de o ser e nós, porque é que somos tão rudes? Não é difícil fazer nada, mas primeiro tem que se querer realmente fazer alguma coisa para mudar. O caminho mais fácil nem sempre é o que está à vista.

Oração:
Meu Deus, apela ao coração dos que mais podem para que sejam um pouco mais solidários com os que necessitam e se encontram à sua volta. Nos dias de hoje é difícil dar aos outros aquilo que me faz falta, mas é mesmo assim que deve ser. Ajuda-me a conseguir cumprir esta missão com todo o Teu amor.


5ºmisterio
Crucificação e morte de Jesus

Meditação:
Perdoar é das coisas mais difíceis que nos é pedido para fazer. Não é à toa que se diz que “amo-te” e “desculpa” são as palavras mais difíceis de se dizer. Dizer da boca para fora é bastante fácil, mas sentidas e reflectidas não é bem assim. As passagens bíblicas estão constantemente a mostrar-nos que perdoar é o caminho certo para a felicidade e dão-nos sempre como exemplo Jesus, homem que nos mostra que todos nós erramos e que é perdoando que somos pessoas melhores.

Oração:
Senhor, dou graças por ter pessoas maravilhosas ao meu lado que me ajudam nas minhas dificuldades diárias. Peço-Te perdão pelas vezes em que o orgulho se apropriou de mim e que não soube perdoar quem me magoou. Peço-Te, também, pelas vezes em que juntar-me a criticar o meu pároco foi muito mais fácil do que elogiá-lo e defendê-lo.

Oração final:
Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do  Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vosso sacerdote Joel Teixeira, fazei com que as suas palavras sejam somente as Vossas, que os seus gestos sejam os Vossos, que a sua vida seja o fiel reflexo da Vossa. 
Que ele seja o homem que fale a Deus dos homens e fale aos homens de Deus. 
Que não tenha medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida. 
Que seja fiel aos seus compromissos, zeloso da sua vocação e da sua entrega, e que viva com alegria o dom recebido. 
Tudo isso Vos peço, pela intercessão de Vossa Mãe Santíssima: Ela, que esteve presente em Vossa vida, esteja sempre presente na vida do nosso pároco Joel Pires Teixeira.
Amém